Internacionalização da arquitectura ibérica em debate na Roca Gallery

Por a 30 de Julho de 2014

A Roca Lisboa Gallery promoveu, em parceria com a LaMIPA, um debate entre vários arquitectos portugueses no âmbito da exposição “Arquitectura para um novo cenário”.

Esta exposição, em formato audiovisual, apresenta um conjunto de 12 projectos arquitectónicos, da autoria de 12 ateliers de arquitectura em Portugal e Espanha.

No seu comunicado de imprensa, a Roca revela que o debate contou com um painel de “ilustres arquitectos do panorama arquitectónico nacional”, destacando João Santa Rita (Santa-Rita Arquitectos), José Martinez (Atelier Central) e Nuno Montenegro (Montenegro Arquitectos).

O debate centrou-se na internacionalização da arquitectura ibérica, bem como nas dificuldades com que se deparam os arquitectos portugueses quando tentam levar o seu trabalho para o exterior.


A arquitecta Sofia Machada, co-fundadora do LaMIPA – Plataforma de Arquitectura Portuguesa e Espanhola – , explicou a missão desta plataforma, que consiste em alertar “para a problemática do desafio e as dificuldades sentidas pelos arquitectos que deixam o país à procura de melhores projectos e novos desafios para os seus ateliers”.

“Sendo este um projecto de origem cultural, o principal objectivo passa por criar documentação de qualidade, que possa penetrar no mercado internacional, abrindo assim alternativas de mercado aos arquitectos”, explicou Sofia Machado.

A arquitecta referiu ainda que o mercado europeu e, “sobretudo, o português, atravessam uma crise brutal, que tem ainda um enorme problema de escala, o que nos obriga a encontrar parceiros para aumentar a dimensão da nossa oferta”.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *