Exposição retrospectiva de Rafael Moneo na Garagem Sul até 23 de Novembro
A mostra, apresentada entre 2013 e 2014 na sede desta Fundação, na Corunha, inicia agora a sua itinerância internacional e constitui-se como a primeira grande retrospectiva do arquitecto espanhol

Ana Rita Sevilha
Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%
Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato
Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha
Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025
BdP adquire nova sede por 191,99 M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
A Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), tem patente até ao próximo dia 23 de Novembro, uma exposição que aborda toda a carreira de Rafael Moneo – “Uma reflexão teórica a partir da profissão. Materiais de arquivo (1961-2013).
A mostra, apresentada entre 2013 e 2014 na sede desta Fundação, na Corunha, inicia agora a sua itinerância internacional e constitui-se como a primeira grande retrospectiva do arquitecto espanhol, Prémio Pritzker em 1996 e Prémio Príncipe de Asturias de las Artes em 2012. A exposição conta com curadoria de Francisco Gonzalez de Canales da Architectural Association de Londres.
Organizada em cinco secções biográficas que abordam toda a carreira de Rafael Moneo, a mostra apresenta 46 projectos, 18 maquetas, 142 fotografias e 98 desenhos originais, entre os quais o do Museu Nacional de Arte Romana, de Mérida, uma das suas obras mais emblemáticas.
De acordo com o portal da Garagem Sul – CCB, a selecção dos materias que compõem a exposição “ enfatiza a importância do desenho como meio fundamental para o arquitecto desenvolver o seu trabalho e definir o seu pensamento, sendo a primeira vez que um conjunto tão significativo de desenhos originais vem a público mostrar a prática e o pensamento de Rafael Moneo”.