Zaha Hadid vence projecto nos Emirados Árabes Unidos

Por a 18 de Dezembro de 2014

O atelier Zaha Hadid Architects foi seleccionado para projectar a nova sede da Bee’ah, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

A nova sede da empresa de gestão de resíduos faz parte de um conjunto corrente de investimentos para “transformar atitudes e comportamentes em indivíduos, comunidades, negócios e cidades ao proporcionar a infra-estrutura, as ferramentas e o apoio para alcançarem os seus objectivos”.

No seu comunicado de imprensa, o atelier da arquitecta anglo-iraquiana explica que, enquanto organização, a Bee’ah “está a converter resíduos, que são o resultado de uma sociedade de consumo, em algo que pode ser fulcral para o futuro da sociedade”.

A mesma fonte sublinha que a nova sede “incorpora estes princípios, ao proporcionar à empresa um centro administrativo de construção sustentável com certificação LEED Platinum e consumo ultra-baixo de água e carbono na operação”


O cenário do deserto é a inspiração para a forma do edifício. “Uma série de dunas orientadas para optimizar os ventos de Shamal e dar aos seus interiores luz e vistas natural de alta qualidade”, descreve o comunicado do atelier.

Segundo a mesma fonte, duas dunas centrais do edifício cruzam-se e ligam-se através de um páteo – um “óasis dentro do edifício que aumenta a ventilação natural e potencia a luz natural indirecta para os espaços interiores”.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *