BA Glass desafia jovens designers e lança parceria estratégica com a Corticeira Amorim
Nesta edição de 2015, surge a introdução da cortiça, um material natural e renovável, com inúmeras afinidades com o vidro e que “têm uma ligação secular e são actualmente também reconhecidos pelas suas potencialidades na área do design

Ana Rita Sevilha
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A BA Glass – empresa europeia do sector das embalagens de vidro, lançou a 4ª edição dos Glassberries Design Awards. Mantendo o âmbito internacional do concurso, a empresa convidou mais universidades em Espanha e na Polónia a juntarem-se às de Portugal neste desafio de criatividade e inovação para criar uma nova gama de frascos para a indústria alimentar.
Contudo, as novidades não ficam por aqui. Nesta edição de 2015, surge a introdução da cortiça, um material natural e renovável, com inúmeras afinidades com o vidro e que, garante a mesma fonte, “têm uma ligação secular e são actualmente também reconhecidos pelas suas potencialidades na área do design, respondendo a exigências como versatilidade, performance técnica e sustentabilidade”. A iniciativa é possibilitada pela parceria com a Corticeira Amorim.
Para esta edição dos Glassberries Design Awards, a BA Glass convidou a Universidade Lusíada de Lisboa, a Universidade da Beira Interior, a ESAD de Matosinhos, a EINA – Centre Universitari de Disseny i Art (Espanha), o IED Madrid (Espanha), a Academia de Belas Artes de Varsóvia (Polónia), a Academia de Belas Artes de Poznan (Polónia) e a Academia de Belas Artes de Cracóvia (Polónia). Os jovens estudantes de design destas instituições vão receber o Briefing da equipa de Marketing e Inovação da BA Glass, apoiada pela equipa da Corticeira Amorim, para perceber como se desenham e produzem as embalagens de vidro e as potencialidades da cortiça como material, bem como receber um acompanhamento técnico personalizado durante o processo de concepção da proposta.
As propostas devem ser entregues até 18 de Maio de 2015, sendo avaliadas por um júri internacional composto por responsáveis da BA e da Corticeira Amorim, por clientes representativos do sector alimentar em Portugal, Espanha e Polónia, e por um painel de convidados ligados ao design e inovação onde se encontra António Lacerda, presidente da AND – Associação Nacional de Designers entre outros. Os vencedores serão conhecidos em Junho deste ano numa cerimónia pública à semelhança das edições anteriores.
Recorde-se que, através do concurso Glassberries Design Awards a BA Glass pretende promover a participação de estudantes nacionais e internacionais da área de design de produto e desafiá-los a apresentarem trabalhos originais que respeitem os princípios de identidade sólida, criatividade/inovação e desenvolvimento sustentável.
Segundo a BA Glass, este desafio é uma forma de promover uma relação de proximidade entre a empresa e as universidades, cada vez mais importante numa época em que a consciência da necessidade de transferência e partilha de conhecimentos se adensa. E é também uma oportunidade para aproximar a BA Vidro dos seus parceiros.