BA Glass desafia jovens designers e lança parceria estratégica com a Corticeira Amorim
Nesta edição de 2015, surge a introdução da cortiça, um material natural e renovável, com inúmeras afinidades com o vidro e que “têm uma ligação secular e são actualmente também reconhecidos pelas suas potencialidades na área do design
Ana Rita Sevilha
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
Convenção APEMIP | IMOCIONATE 2024 já tem data marcada
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
A BA Glass – empresa europeia do sector das embalagens de vidro, lançou a 4ª edição dos Glassberries Design Awards. Mantendo o âmbito internacional do concurso, a empresa convidou mais universidades em Espanha e na Polónia a juntarem-se às de Portugal neste desafio de criatividade e inovação para criar uma nova gama de frascos para a indústria alimentar.
Contudo, as novidades não ficam por aqui. Nesta edição de 2015, surge a introdução da cortiça, um material natural e renovável, com inúmeras afinidades com o vidro e que, garante a mesma fonte, “têm uma ligação secular e são actualmente também reconhecidos pelas suas potencialidades na área do design, respondendo a exigências como versatilidade, performance técnica e sustentabilidade”. A iniciativa é possibilitada pela parceria com a Corticeira Amorim.
Para esta edição dos Glassberries Design Awards, a BA Glass convidou a Universidade Lusíada de Lisboa, a Universidade da Beira Interior, a ESAD de Matosinhos, a EINA – Centre Universitari de Disseny i Art (Espanha), o IED Madrid (Espanha), a Academia de Belas Artes de Varsóvia (Polónia), a Academia de Belas Artes de Poznan (Polónia) e a Academia de Belas Artes de Cracóvia (Polónia). Os jovens estudantes de design destas instituições vão receber o Briefing da equipa de Marketing e Inovação da BA Glass, apoiada pela equipa da Corticeira Amorim, para perceber como se desenham e produzem as embalagens de vidro e as potencialidades da cortiça como material, bem como receber um acompanhamento técnico personalizado durante o processo de concepção da proposta.
As propostas devem ser entregues até 18 de Maio de 2015, sendo avaliadas por um júri internacional composto por responsáveis da BA e da Corticeira Amorim, por clientes representativos do sector alimentar em Portugal, Espanha e Polónia, e por um painel de convidados ligados ao design e inovação onde se encontra António Lacerda, presidente da AND – Associação Nacional de Designers entre outros. Os vencedores serão conhecidos em Junho deste ano numa cerimónia pública à semelhança das edições anteriores.
Recorde-se que, através do concurso Glassberries Design Awards a BA Glass pretende promover a participação de estudantes nacionais e internacionais da área de design de produto e desafiá-los a apresentarem trabalhos originais que respeitem os princípios de identidade sólida, criatividade/inovação e desenvolvimento sustentável.
Segundo a BA Glass, este desafio é uma forma de promover uma relação de proximidade entre a empresa e as universidades, cada vez mais importante numa época em que a consciência da necessidade de transferência e partilha de conhecimentos se adensa. E é também uma oportunidade para aproximar a BA Vidro dos seus parceiros.