MVRDV vai transformar secção de estrada de Seoul em jardim aéreo
Os holandeses MVRDV foram escolhidos pelo governo metropolitano de Seoul, capital da República da Coreia para recriar uma secção de auto-estrada abandonada num jardim aéreo de 9661 metros quadrados. O futuro parque público de Seoul vai acolher mais de 254 espécies de árvores, flores e arbustos que atravessam a cidade e que organizado segundo… Continue reading MVRDV vai transformar secção de estrada de Seoul em jardim aéreo

Marina Bertolami
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Os holandeses MVRDV foram escolhidos pelo governo metropolitano de Seoul, capital da República da Coreia para recriar uma secção de auto-estrada abandonada num jardim aéreo de 9661 metros quadrados.
O futuro parque público de Seoul vai acolher mais de 254 espécies de árvores, flores e arbustos que atravessam a cidade e que organizado segundo o alfabeto coreano constituirá uma livraria em formato de jardim botânico. O facto do jardim ser uma passagem pedestre vem ajudar a reduzir o caminho de 25 minutos pelas redondezas da estação de caminhos de ferro para 11. Em simultâneo prevê-se que gere 1,83 vezes o custo da recuperação e manutenção do segmento de estrada em receitas. Construída em 1970 a via rápida permitia estabelecer a ligação ao mercado de Namdaemun, o maior centro de comércio tradicional da região.
Em 2006, as inspecções feitas à estrutura de 17 metros concluíram que esta não respondia a critérios de segurança e que deveria ser demolida, no entanto e após a consulta de especialistas e residentes a possibilidade de regeneração para um espaço público de circulação pedestre foi posta em cima da mesa.
“A passagem aérea de Seoul vai mudar o quotidiano de muitas pessoas da cidade para melhor”, defende Winy Mass, co-fundador da MVRDV, a firma de arquitectura e planeamento urbano com sede em Roterdão. Outra vertente da ideia do projecto consiste em fazer do jardim aéreo uma creche de plantas que possam ser transladadas para outros parques da cidade e fazer de Seoul uma cidade verde e sustentável.
Elevadores e escadas rolantes vão ser algumas estruturas adicionais à secção de estrada que farão o acesso do solo para o jardim, paralelamente novos jardins satélite serão ramificados em pilares à estrutura. A extensão destes últimos viabiliza a ligação de partes da cidade, o desenvolvimento do espaço público e das próprias plantas ao longo do tempo.
Winy Mass explica que serão “ agradáveis atalhos através de um oásis verde no seio de todo o transito e cimento. É uma volta pelo parque e um dicionário vivo da herança natural da Coreia, que conecta os moradores da cidade com a natureza”.