Bolseiro do LNEC vence prémio internacional da fib
João Pedro Prudente Santos vai ser distinguido com o prémio internacional “fib Achievement Award for Young Engineers” de 2015, na categoria de Investigação

Pedro Cristino
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
João Pedro Prudente Santos vai ser distinguido com o prémio internacional “fib Achievement Award for Young Engineers” de 2015, na categoria de Investigação.
O bolseiro de pós-doutoramento do Departamento de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) vai receber este prémio, que distingue “dissertações de doutoramento com contribuições originais para a área do betão estrutural”, em Copenhaga, Dinamarca, no próximo dia 18 de Maio, durante o simpósio da Fédération Internationale du Béton (fib – federação internacional do betão).
A dissertação galardoada foi desenvolvida no LNEC, co-financiada pela Fudanção para a Ciência e Tecnologia (FCT), e aprovada em provas públicas no Instituto Superior Técnico, com o título “Smart Strucutural Health Monitoring Techniques for Novelty Identification in Civil Engineering Structures” (Técnicas inteligentes de monitorização da integridade estrutural para identificação de alterações em estruturas de engenharia civil).
Em comunicado de imprensa, o LNEC explica que este trabalho apresenta um conjunto de metodologias originais de identificação automática de dano em estruturas de engenharia civil, baseada na instalação de sensores e na aplicação de métodos de inteligência artificial.
“A sua aplicação mostrou ser possível identificar alterações estruturais ténues em tempo real e antes que estas evoluam para dano estrutural, permitindo, assim, manter um nível de segurança adequado e constante, quer em estruturas envelhecidas, quer em situações de pós-acidente (sismo ou outros)”, explica o comunicado.
Segundo a mesma fonte, o LNEC está já a aplicar as metodologias desenvolvidas no âmbito desta tese nas principais estruturas de engenharia civil, a nível nacional, cujo controlo de segurança está a seu cargo.