CBRE divulga relatório “How Global is the Business of Retail?”
O mais recente relatório da imobiliário CBRE “How Global is the Business of Retail?” acerca dos destinos preferidos de compras no mundo, concluiu que Tóquio é actualmente a cidade mais atractiva no que respeita à expansão dos retalhistas. A capital do Japão atraiu 63 novas marcas do sector de retalho. Singapura é a cidade a… Continue reading CBRE divulga relatório “How Global is the Business of Retail?”
Marina Bertolami
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O mais recente relatório da imobiliário CBRE “How Global is the Business of Retail?” acerca dos destinos preferidos de compras no mundo, concluiu que Tóquio é actualmente a cidade mais atractiva no que respeita à expansão dos retalhistas. A capital do Japão atraiu 63 novas marcas do sector de retalho.
Singapura é a cidade a assumir a segunda posição com 50 novas marcas e em Abu Dabi verificou-se a chegada de 55 novas marcas de retalho, colocando a cidade árabe no terceiro lugar do ranking de mercados com maior número de entradas de novas marcas.
Londres mantém a sua posição privilegiada enquanto destino internacional para compras com 57,9% dos retalhistas globais presentes na capital inglesa. Londres foi seguida de perto pelo Dubai, com 55,7% de presenças de retalhistas internacionais e Xangai, com 53,4% .
O director de retail research dos países EMEA, Andrew Phipps comentou que “o desejo contínuo de expansão para novas cidades mantém-se e continuamos a ver um elevado índice de expansão para a Ásia, em particular para Tóquio, Singapura e Taipé. Além disso não verificamos qualquer abrandamentos no ritmo de expansão para o Médio Oriente. No entanto, os mercados mais estabelecidos, como o londrino continuam a atrair as marcas internacionais, já que contam com um número extraordinário de visitantes internacionais e clientes de todos os locais, tornando esta cidade inglesa num verdadeiro destino global para compras. Continua a ser uma localização chave para marcas internacionais, fundamentalmente devido à sua dimensão, transparência e posição no palco global do retalho”.
A globalização dos retalhistas continuou em 2014, ano em que as marcas de retalho se concentraram num conjunto mais alargado de locais espalhados por todo o mundo. Em cerca de metade das 164 cidades sobre as quais incidiu o estudo, pelo menos cinco retalhistas abriram lojas.
A Ásia é o continente, cuja presença relativamente à lista de cidades apresenta o maior número de entradas de novas marcas, em seis cidades, num total de 15.
Relativamente a Portugal, a directora do departamento de Research e Consultoria da CBRE, Cristina Arouca defendeu que “a recuperação da economia, o crescimento significativo do número de turistas e a disponibilização de novas lojas no centro de Lisboa e Porto, fruto da reabilitação de novos edifícios e da dinamização do mercado de arrendamento, têm contribuído para uma maior atractividade do nosso país e a procura de lojas por parte de novas marcas. Em 2014 estabeleceram-se em Portugal um número significativo de 19 novas marcas, mais quatro do que no ano anterior. Contudo, em 2014 verificou-se um maior peso de marcas de Gama Média (40%).”
Acrescentou ainda que os novos retalhistas são predominantemente de origem europeia (75%), nomeadamente Itália, Espanha, França e Inglaterra.