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“Work in Progress” premeia inovação e criatividade dos arquitectos

José Cadilhe, Ricardo Nelson do Vale Afonso, Manuel Afonso Sá e João Branco são os vencedores da segunda edição do Prémio “Work in Progress”

Pedro Cristino
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“Work in Progress” premeia inovação e criatividade dos arquitectos

José Cadilhe, Ricardo Nelson do Vale Afonso, Manuel Afonso Sá e João Branco são os vencedores da segunda edição do Prémio “Work in Progress”

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Em comunicado de imprensa, a OASRN explica que esta iniciativa “consistiu num desafio à criatividade e à inovação na utilização de materiais disponibilizados por quatro empresas nacionais – Electrum Trofa, Madeivouga, Revigrés e Valadares – na projecção e construção de módulos de exposição para utilização em certames nacionais e internacionais”.

Os projectos vencedores e os respectivos módulos construídos estarão em exposição, pela primeira vez, no evento “This is Concreta”, a Feira de Construção, Reabilitação, Arquitectura e Design, que terá lugar na Exponor, em Matosinhos, de 19 a 22 de Novembro.

A Electrum Trofa optou pelo projecto de José Cadilhe que, de acordo com o próprio, “apresentou uma alternativa para potenciar e exaltar as iluminárias pela sua aparência, pela luz que emitem e pela forma como definem e potenciam as qualidades de um espaço ou superfície”. “O tom escuro dos painéis é acompanhado por uma pequena constelação de focos”, destaca o arquitecto, explicando que a composição das diferentes iluminárias “enfatiza a diversidade, flexibilidade e riqueza das soluções – a marca e os produtos passam a estar imediatamente associados”.

Por sua vez, o projecto Fava, apresentado por Ricardo Nelson do Vale Afonso, em colaboração com Telmo Eduardo Vale Afonso, nasce a partir de um sub-módulo padronizado geometricamente para a Madeivouga. “A partir de um estudo modular, o projecto ganha uma componente diferente, desmistificando o padrão regular na utilização do deck, mostrando o seu comportamento e dinâmica”, refere o autor do projecto, acrescentando que, “por outro lado, a estrutura principal é construída em barreotes de madeira”.

Com o “Cubo Cromático: Explore a sua mente”, Manuel Afonso Sá foi seleccionado pela empresa Revigrés. Segundo o arquitecto, “partindo da existência do cubo de Rubik, conhecido como o cubo mágico, aliado aos tradicionais azulejos portugueses, e conjugando a colecção Cromática (da Revigrés), criou-se uma imagem base, alusiva á geometrização dos tradicionais azulejos portugueses, homenageando a empresa Revigrés e a cultura portuguesa”.

Empilhar uma série de peças sanitárias da Valadares, formando uma torre, foi outra proposta vencedora, apresentada por João Branco, em co-autoria com Paula del Río. O objectivo consiste em mostrar “a beleza das peças da empresa através da repetição”. “A sua perfeição formal admite tratá-las de forma quase escultórica, deixando de ver os padrões que se criam entre a pureza das sua curvas”, explica o arquitecto, acrescentando que, assim, coloca-se “em evidência duas das qualidades fundamentais das peças da marca: precisão e resistência”.

Com o Prémio “Work in Progress”, a organização pretende criar uma ligação e uma dinâmica atractiva entre os arquitectos e as empresas ligadas ao sector da construção. “Por outro lado, visou estimular a criatividade e a utilização de diferentes materiais em projectos inovadores, com o intuito de promover a capacidade criativa do arquitecto e, simultaneamente, a divulgação dos próprios materiais de construção das empresas portuguesas”. A ideia foi demonstrar “a potencialidade e versatilidade dos materiais seleccionados, abrindo novos horizontes para o mercado da construção”.

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Technal lança o seu configurador de caixilharia de alumínio

A ferramenta de personalização permite que qualquer pessoa dê vida ao seu próprio projecto de renovação ou de construção. A solução está acessível gratuitamente no site da marca

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A Technal lançou o seu configurador de caixilharia de alumínio, uma ferramenta de personalização que permite a qualquer pessoa dar vida ao seu próprio projecto de renovação ou de construção e está acessível gratuitamente no site da marca.

Particularmente intuitivo, o configurador foi concebido para uma simulação simples e rápida a partir de uma fotografia de sua casa. A solução permite visualizar a escolha do design, cores, muletas e acessórios através de uma experiência de navegação imersiva. A gama de possibilidades é infinita e permite que qualquer pessoa crie o projecto em apenas alguns cliques.

Para tirar o máximo partido das muitas características do configurador, os utilizadores só precisam de seguir estes três simples passos: “Configurador”, “Resumo do meu projecto′′ e finalmente ′′Documentação e Orçamento′′ para conseguir personalizar detalhadamente qualquer projecto, obter as informações técnicas necessárias e solicitar orçamento a um membro da rede de fabricantes e instaladores homologados Aluminier TECHNAL.

A Technal é uma marca da empresa norueguesa Hydro, uma empresa global de alumínio integrada com actividades de produção, venda e comercialização em toda a cadeia de valor, desde bauxite, alumina, criação de energia até à produção de alumínio, produtos laminados, extrudidos e reciclagem.

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Belas Clube de Campo lança solução para captar investimento estrangeiro

Fim dos vistos gold faz disparar a compra de imóveis em Lisboa até ao final do ano. Acompanhando a tendência, o Belas Clube de Campo lançou a solução “Golden Visa Ready”

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As alterações à atribuição dos Vistos Gold em Portugal, e que irão entrar em vigor no início de 2022, têm originado uma elevada procura para compra de imóveis, por parte de investidores internacionais. Acompanhando esta tendência, o Belas Clube de Campo lançou um conjunto de soluções Golden Visa Ready – apartamentos e lotes para construção de moradias, com possibilidade de escritura imediata. Com valores a partir dos 325.000€, esta iniciativa destaca algumas soluções adaptadas a este perfil destes compradores como apartamentos T1 com jardim e piscina privativa, com valores a partir dos 500.000€, apartamentos T2 com varandas e vistas a partir dos 570.000€ e, os lotes de terreno para construção de moradia, a partir dos 520.000€.

Dos cerca de seis mil milhões de euros investidos para obter uma autorização de residência, 90,4% foram para a compra de imóveis. No Belas Clube de Campo, 60% das vendas no Lisbon Green Valley são feitas junto do mercado estrangeiro, dos quais 30% com recurso ao Golden Visa. As nacionalidades que mais têm procurado esta modalidade são o Brasil e o Reino Unido, contando já com mais de 30 nacionalidades residentes.

“Após o anúncio do fim dos Vistos Gold nas grandes cidades, a partir de 2022, sentimos uma aceleração no processo de compra por parte de algumas nacionalidades, em especial brasileiros, que procuram investir através dos Vistos Gold. Queremos continuar a contribuir para a captação de investimento internacional em Portugal e, para isso, desenvolvemos esta estratégia, que visa assegurar as melhores condições aos compradores que queiram investir em imobiliário até ao final deste ano”, justificou Gilberto Jordan, Presidente Conselho de Administração da Planbelas.

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Prata Riverside Village recebe exposição “Brilha Rio” [c/galeria de imagens]

A partir de 4 de Dezembro o Prata Riverside Village, em Marvila, vai estar iluminado por letreiros comerciais do século XX, com a exposição Brilha Rio, composta por cerca de 70 peças da colecção do Projecto Letreiro Galeria

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A partir de 4 de Dezembro, o parque de estacionamento do Prata Riverside Village, em Marvila, espaço adjacente ao Mercado P’LA ARTE, vai estar iluminado por letreiros comerciais do século XX, com a exposição Brilha Rio, composta por cerca de 70 peças da colecção do Projecto Letreiro Galeria.

Inspirado no nome de um dos letreiros deste projecto, a exposição Brilha Rio é uma parte da história da cidade, contada através de nomes comerciais que, durante décadas, decoraram as fachadas urbanas e acompanharam a vida de muitos transeuntes. São tabuletas de vidro ou de plástico, néons, portas corta-vento, caixas de luz e letras em metal, que foram retirados das fachadas após o encerramento do estabelecimento ou quando tomam a decisão de substituir o letreiro antigo por impressões digitais, ou letras com sistema de LED. A grande maioria destes objectos teriam sido destruídos, se não tivessem sido resgatados por este projecto.

O percurso da exposição Brilha Rio foi organizado por áreas comerciais: cabeleireiros, sapatarias, vestuário, restauração, automóveis, oculistas e hotelaria, das zonas de Lisboa, Porto, Almada, Carcavelos, Moscavide, Silves e Vila Franca de Xira.

Juntos no mesmo espaço, estão letreiros icónicos como o da “Casa Frazão”, na Rua Augusta, Sapataria “Cerimónia”, na Rua Alexandre Herculano, a “Pastelaria Suíça”, na Praça do Rossio, vestígios da casa Pereira, na Rua Garrett, o Hotel “Ritz” na Rua Rodrigo da Fonseca, o “Alfaiate Joaquim Barbosa” na Av. Infante Santo, entre muitos outros letreiros, que fazem parte de uma memória colectiva, visual e emocional.

Recentemente, salvaguardado e preservado na colecção, o Letreiro Galeria encontrou uma das “pérolas de Lisboa”, da autoria de Fernando Bento, ilustrador e autor de banda desenhada, o painel de desenhos publicitários dos combustíveis BP que, durante 60 anos, esteve numa garagem da Rodrigues Sampaio.

Segundo Rita Múrias e Paulo Barata, fundadores do Projecto Letreiro Galeria, “Brilha Rio é o resultado de uma proposta feita pela parceria entre a Plataforma P’la Arte e o Prata Riverside Village, que nos vai proporcionar mais uma oportunidade em partilharmos a colecção de letreiros, que temos vindo a salvaguardar desde 2014. Desde o início do projecto, temos vindo a lutar pela preservação deste património e para arranjar um espaço permanente para fazer um museu ou armazém expositivo. Esperamos que esta exposição consiga transmitir, mais uma vez, a importância que este projecto tem para a cidade de Lisboa”.

Até dia 5 de Março de 2022 e de entrada livre, a exposição Brilha Rio poderá ser visita de 6ª feira a domingo, entre as 15h00 e as 20h00.

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Grupo Ramada cresce impulsionado pelo aço

Nos primeiros nove meses de 2021 o Grupo Ramada viu as suas receitas ascenderem a 102,6 milhões de euros, o que representa um crescimento de 37,1% face às receitas geradas em igual período do ano passado

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Nos primeiros nove meses de 2021 o Grupo Ramada viu as suas receitas ascenderem a 102,6 milhões de euros, o que representa um crescimento de 37,1% face às receitas geradas em igual período do ano passado.

De acordo com as informações apresentadas à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, no mesmo período os custos totais ascenderam a 86 milhões de euros, mais 30,6% que em 2020, e o EBITDA atingiu o montante de 15,7 milhões de euros, superior em 89,1% face ao registado no período homólogo de 2020. O resultado líquido consolidado do grupo no período foi superior a 10 milhões de euros.

A Ramada Investimentos é a sociedade-mãe de um conjunto de empresas que, no seu conjunto, exploram dois segmentos de negócio distintos: Indústria, que inclui a actividade dos aços especiais e trefilaria, e o imobiliário, vocacionado para a gestão de activos imobiliários. Grande parte do crescimento registado nos primeiros nove meses do ano está centrado no primeiro, período no qual “a actividade de aços registou um crescimento significativo comparativamente ao igual período de 2020, sendo relevante o contributo do sector da metalomecânica, que continua a destacar-se com índices de crescimento acentuados desde o início do ano”, reporta o grupo.

“A procura de aço mantém-se em alta, assim como se continuam a verificar constantes subidas de preços e escassez de materiais por parte de alguns fornecedores. A subida significativa da sucata e do minério de ferro que ocorreram a meio do primeiro semestre, o fecho das quotas de importação de países terceiros da União Europeia e as dificuldades, provocaram uma acentuada subida de preços de aço”, analisa a Ramada. A manterem-se estes factores “prevê-se que os preços de mantenham elevados e que persista a escassez de material nos próximos meses do ano”, vaticina o grupo.

Nos primeiros nove meses de 2021 as vendas de aço para o mercado externo representaram 9,2% do volume de negócios, registando um crescimento de 42% face a 2020. O crescimento das exportações tem sido gradual, sendo de salientar neste período a consolidação da presença do grupo no mercado espanhol.

O crescimento estendeu-se ainda à actividade de Trefilaria, em resultado de aumentos significativos de preços e do volume de produção. Maioritariamente vocacionada para o mercado externo, a operação de trefilaria representou 65,85 do volume de negócios, com as exportações deste sector a registarem um crescimento de 82%, face ao período homólogo. Espanha, Estados Unidos e França são os principais destinos.

Para o início de 2022 o grupo anuncia o arranque da produção do projecto Ramada Solar, justificado pelo impacto “significativo” que o aumento do preço da energia eléctrica e do gás natural terá na actividade do grupo. Mas já este ano, o grupo avançou com a instalação de uma central fotovoltaica de autoconsumo na Socitrel. A central iniciou a exploração no final do primeiro semestre. Contando com uma produção anual prevista de cerca de 1,2 GWh irá reduzir a factura energética da Socitrel em cerca de 7,2%.

Já no segmento imobiliário, o grupo registou um resultado líquido nos primeiros nove meses de 3,06 milhões de euros, registando um crescimento de 2%, relativamente ao período homólogo de 2020.

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Do sucesso comercial ao lançamento de novos projectos Kronos Homes reforça em Portugal

Os projectos imobiliários da Kronos Homes Portugal avançam a bom ritmo. A promotora anuncia um novo projecto residencial, no Paço do Lumiar, em Lisboa, e a aposta no built to rent, com a entrada no país da marca Stay by Kronos

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A primeira fase de vendas dos Signature Apartments do resort Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, um dos projectos da Kronos Homes em Portugal, vai terminar o ano 2021 com 100% das unidades, num total de 37, vendidas. Os apartamentos, desenhados pelos arquitectos catalães RCR Arquitectes e actualmente em construção, estarão finalizados na Primavera de 2022. De acordo com a informação disponibilizada pela promotora, entre os principais compradores estão as nacionalidades portuguesa (22%) e norte-americana (25%).

A segunda fase de vendas, que prevê a comercialização de 44 apartamentos, já arrancou com a venda das primeiras unidades. A etapa inicial do masterplan do resort, que visa um investimento global de 200 milhões de euros, continua a decorrer conforme previsto, com a inauguração do recém-premiado Clubhouse, em 2020, e o restaurante de fine dining AL SUD em Junho de 2021, com cozinha assinada pelo galardoado Chef com estrela Michelin Louis Anjos.

“É com uma enorme satisfação que vemos que muitos dos nossos clientes são portugueses, um dos objectivos assumidos no momento em que a Kronos Homes entrou no país. Cumprir este desejo não só é uma referência da máxima importância para o nosso negócio, como é sinal de que os portugueses confiam nos nossos projectos, reconhecendo a sua qualidade”, explica Rui Meneses Ferreira, sócio da Kronos Homes em Portugal. “A localização excepcional, com uma beleza natural ímpar junto ao mar, onde a baixa densidade de construção impera, e os apartamentos e outras infraestruturas do resort assinados pelos premiados RCR Arquitectes, fazem deste resort um lugar único e muito apetecível para os compradores”, justifica.

Em Palmares Ocean Living & Golf também estão em venda as Signature Villas, os projectos chave-na-mão da RCR Arquitectes, sendo que a primeira de oito foi concluída recentemente. Registou-se ainda um aumento da procura por lotes para construção de moradias à medida, estando estes mais de 50% vendidos – de um total de 103 – e denotando uma busca por um novo tipo de luxo, mais associado à natureza e à baixa densidade de construção. Para além da vista mar, os lotes têm áreas bastante generosas, o que se torna cada vez mais escasso em zonas premium.
O masterplan do resort prevê o desenvolvimento de 460 unidades, das quais 103 lotes para moradias exclusivas e 357 apartamentos. O resort inclui ainda um Boutique Hotel, o BEACH HOUSE HOTEL, com 20 quartos, e terá em breve um novo hotel de cinco estrelas, de uma marca internacional, que se encontra em fase de desenvolvimento, com um total de 172 quartos.

Quatro projectos em Portugal e de olhos no futuro

A operar em Portugal desde 2017, a Kronos Homes conta com mais três projectos em Portugal – o Amendoeira Golf Resort, no Algarve, e o DISTRIKT e o The One, os projectos residenciais em Lisboa.

No Amendoeira Golf Resort, onde a proximidade de escolas internacionais, a qualidade de vida e serviços do resort e a baixa densidade são factores muito valorizados, as famílias são os principais compradores. As vendas têm sido um sucesso, registando-se um aumento da procura por parte de famílias e clientes que procuram residir em Portugal ou ter uma segunda primeira casa no país.

Já no empreendimento residencial DISTRIKT, no Parque das Nações, já foram assinados contratos para a venda de 50 dos primeiros 81 apartamentos disponíveis. No que diz respeito às áreas comerciais, 80% já estão reservadas. Recentemente, foi também lançada uma nova fase de vendas com mais 41 apartamentos e 25% já se encontram vendidos.
Já em Lisboa, no The One, um projecto com assinatura do arquitecto Souto de Moura, anunciado em Maio deste ano e que irá localizar-se na Avenida João XXI, assegurou já 30% das vendas destes 65 apartamentos muito exclusivos.
No início do próximo ano, a Kronos Homes irá lançar um novo projecto residencial, no Paço do Lumiar, em Lisboa. No curto prazo, a promotora pretende ainda apostar no built to rent em Portugal, trazendo para o país a marca Stay by Kronos, que já opera em Espanha.

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CARI, dstgroup e IPCA lançam formação profissional para dar resposta ao mercado

Esta formação está vocacionada para actualização de conhecimentos de técnicos da indústria de construção civil e para o reforço de competências na utilização de ferramentas digitais

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A construtora CARI e a Escola Técnica Superior Profissional do IPCA lançaram a 1ª edição do Curso Técnico Superior Profissional em Preparação e Gestão de Obras, uma formação avançada direccionada para o contexto de trabalho que se destina a fazer face à escassez de profissionais e a promover a formação de técnicos altamente especializados. A iniciativa traduz a importância de fomentar a interacção entre instituições do ensino superior e o tecido empresarial.

O curso, distribuído por quatro semestres em horário pós-laboral, será realizado sob orientação do corpo docente do IPCA e de elementos dos quadros superiores da CARI e de empresas suas parceiras do dstgroup, como a bysteel, a dst e a BIM+, e também da zet gallery, garantindo assim a transferência de conhecimento e as melhores práticas designadamente no sector da construção civil.

Desenhado para proporcionar conteúdos alinhados com a necessidade do mercado de trabalho, esta formação está vocacionada para actualização de conhecimentos de técnicos da indústria de construção civil e para o reforço de competências na utilização de ferramentas digitais promovendo a digitalização do sector da construção.
No final do curso os formandos terão desenvolvido competências técnicas especificas na área da construção, capazes de os habilitar a desempenharem com sucesso funções de preparação de obra, de acordo com as melhores práticas aplicáveis à profissão, devidamente adaptadas ao contexto actual, nomeadamente ao nível do enquadramento tecnológico das ferramentas de trabalho disponíveis e em observância das exigências do mercado, em estreito alinhamento com a procura das empresas do sector da construção.

A par das componentes científicas e técnicas, o curso apresenta um curriculum diversificado, no qual se inclui módulos dedicados às áreas das Humanidades e da Cultura, que será ministrado nos três primeiros semestres. O quarto e último semestre decorre em contexto empresarial para aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais, relevantes para a qualificação profissional a adquirir. O último semestre é realizado em contexto de trabalho, com um estágio curricular.

A primeira edição do Curso Técnico Superior Profissional Preparação e Gestão de Obras já está a decorrer, tendo sido preenchidas as 26 vagas disponíveis, com alunos com idades entre os 18 e os 53 anos. Fazem parte deste grupo de alunos alguns trabalhadores das empresas que participam no projecto, numa perspectiva de reforço de competências.

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Edifícios Mais Sustentáveis reforçado em 15M€ e prolongado até Março

Para além do valor e da extensão do prazo, a alteração ao regulamento do Programa Edifícios Mais Sustentáveis, publicada a semana passada, inclui ainda uma nova categoria de isolamentos com recurso a materiais convencionais

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O Governo aumentou em 15 milhões de euros e alargou o prazo para a apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais sustentáveis, para 31 de Março. A decisão é justificada pela “extraordinária adesão” ao Programa que é financiado através do Fundo Ambiental, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência. Com este aumento, o total de verbas canalizadas para o programa ascende agora a 45 milhões de euros.

Para além do valor e da extensão do prazo, a alteração ao regulamento publicada a semana passada inclui ainda uma nova categoria de isolamentos “com recurso a materiais convencionais e o aumento dos limiares de apoio dos isolamentos, quer para coberturas como para paredes, face à importância da melhoria do isolamento térmico enquanto medida de eficiência energética”, refere nota do Governo. Foi igualmente introduzida a possibilidade de serem solicitados esclarecimentos adicionais aos candidatos durante a avaliação das candidaturas e antes de ser tomada a decisão de elegibilidade.

As mudanças visam potenciar os benefícios do Programa, apostando na melhoria da eficiência energética e ambiental das habitações e contribuindo para o alcance de múltiplos objectivos. Destinam-se também a optimizar o processo de avaliação das candidaturas, tendo em vista aumentar o número de elegíveis.

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Até ao momento, “o programa conta com mais de 47.000 candidaturas e vai permitir apoiar perto de 10.500 projectos de melhoria do desempenho ambiental e energético dos edifícios de habitação, conferindo às famílias a possibilidade de aumentar o conforto térmico e reduzir a factura energética das suas habitações. Além disso, contribuiu para dinamizar a economia com 15,8 milhões de euros já pagos pelo Fundo Ambiental a cerca de 9.500 candidaturas, em linha com os objectivos de recuperação económica do PRR”.

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Pur Oporto Boutique Hotel: Portas da Vicaima “enriquecem estilo colonial e retro-chic” da unidade hoteleira

Neste projecto foram integrados nas entradas dos quartos diversas unidades de Portaro EI30 Ac42dB, no lado interior das portas o revestimento Naturdor Carvalho e no lado exterior um padrão customizado ao projecto

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O Pur Oporto Boutique Hotel, a nova aposta da cadeia Actahotels, localizada na icónica Rua de Santa Catarina, junto ao centro histórico da cidade do Porto, escolheu as soluções da Vicaima, de forma a “enriquecer o estilo colonial e retro-chic da unidade hoteleira, mas principalmente para disponibilizar soluções diferenciadoras que aliam a componente estética à alta performance”.

Neste projecto foram integrados nas entradas dos quartos diversas unidades de Portaro EI30 Ac42dB, conjunto composto por porta, aro e acessórios numa peça única. Esta solução aplicada no Pur Oporto Boutique Hotel, é certificada por entidades internacionais acreditadas, garantindo uma protecção de resistência ao fogo até 30 minutos e isolamento acústico até 42dB, cumprindo com os requisitos de protecção corta-fogo, e simultaneamente, conferindo aos espaços níveis acústicos ideais para uma estadia sem perturbações.

Os revestimentos escolhidos “reflectem a contemporaneidade e escolha de decoração de interiores do Pur Oporto Boutique Hotel”. Foram aplicados no lado interior das portas o revestimento Naturdor Carvalho e no lado exterior um padrão customizado ao projecto, “que revela o carácter exclusivo e diferenciador do design e acrescenta uma forte personalidade às entradas dos quartos do hotel”.

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Roca apresenta nova colecção num evento global

O lançamento terá lugar no dia 30 de Novembro, em Barcelona, e vai ser emitido em directo, em streaming, oferecendo um primeiro olhar sobre a nova colecção da marca para o espaço de banho

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Na próxima terça feira, dia 30 de Novembro, a Roca vai apresentar a nova colecção completa para espaços de banho. O encontro Roca decorrerá na Fundação Joan Miró, em Barcelona, e vai ser transmitido em streaming, podendo ser visto no mundo inteiro.

A apresentação, terá a duração de, aproximadamente, 40 minutos, oferecendo um primeiro olhar sobre a nova colecção da Roca, que reúne todos os elementos necessários ao espaço de banho: lavatórios, móveis, torneiras, banheiras, acessórios, santitas, bidés e muito mais.

O evento da Roca vai contar ainda com uma análise e explicação do processo de projecção da colecção e as suas principais características. O evento irá contar com a presença de Marc Viardot, corporate Marketing e Design Director do Grupo Roca, Carolina Velasquez, chief designer no NOA Intelligent Design, Gae Benedito, senior product designer no Benedito Design, Gabriel Esteve, fundador do Cobalto Studio, estúdio de design de interiores e Daniel Ayuso, director criativo da agência de branding Clase Bcn. Especialistas em diversas áreas fundamentais na concepção da nova linha.

Durante o evento, serão estabelecidas ligações em directo com as fábricas da Roca, responsáveis pela produção das principais peças da nova colecção. O evento contará ainda com a apresentação do conceito criativo por trás da campanha global de lançamento do produto.

Para assistir ao lançamento da nova coleção em primeira mão, basta inscrever-se aqui

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Quinta de Santo António recebe prémio internacional no WAF [c/ galeria de imagens]

O projecto de hotel e adega Quinta de Santo António, do ateliê Sérgio Rebelo, venceu o primeiro prémio, na categoria Future Projects, Leisure Led Development, no World Architecture Festival

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O projecto de hotel e adega Quinta de Santo António, do ateliê Sérgio Rebelo, venceu o primeiro prémio, na categoria Future Projects, Leisure Led Development, no World Architecture Festival, cuja edição de 2021 arranca dia 1 de Dezembro, em versão online. Ao entrar na lista das cerca de três dezenas premiados desta edição, este projecto, o único português em competição, concorre agora a “edifício do ano”.

A Quinta de Santo António Hotel and Winery, está localizado em Adorigo, concelho de Tabuaço, em plena paisagem natural do Douro. “O projecto Quinta de Santo António é uma rara oportunidade de escrever uma página sobre a extraordinária história centenária do rio Douro em Portugal. Tanto a paisagem monumental, que faz parte do Património Mundial da UNESCO, como a ancestral produção do Vinho do Porto exigem soluções arquitectónicas elegantes, responsáveis e subtis”, avança o ateliê.

Dessa forma, o Hotel e Adega, fundem-se então de forma harmoniosa com as características naturais da paisagem e os materiais “materiais homenageiam o artesanato tradicional, ao mesmo tempo que são aplicados em soluções e contextos inovadores”, a proposta de arquitectura “proporciona espaços de imersão e contemplação, mas também convida ao movimento à descoberta e à proximidade”.

O design do hotel e da adega é o resultado “de uma leitura atenta de todos os elementos naturais e construídos” que caracterizam esta paisagem, o que se torna evidente “na escala da intervenção e na paleta de cores e materiais. O resultado é “um edifício contemporâneo e harmonioso, capaz de fazer justiça ao seu património ambiental, cultural e humano”.

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