Iniciativa da Câmara de Lisboa para requalificação do espaço público chega a Sete Rios
De acordo com informação da Câmara de Lisboa, a que o CONSTRUIR teve acesso, a proposta para a requalificação urbana de Sete Rios irá ter a praça Marechal Humberto Delgado como ponto central a partir do qual será desenvolvido o programa
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Será apresentado publicamente esta quinta-feira, pelas 19 horas no auditório do Jardim Zoológico de Lisboa o ambicioso plano da Câmara de Lisboa para reestruturação total da área de Sete Rios com espaços de lazer, estacionamento subterrâneo, deslocalização do terminal da rodoviária da Praça de Espanha para debaixo do eixo norte-sul e alteração dos acessos viários.
A iniciativa não está ainda fechada ao nível do orçamento, mas a intervenção deverá arrancar ainda durante o primeiro trimestre do próximo ano.
De acordo com informação da Câmara de Lisboa, a que o CONSTRUIR teve acesso, a proposta para a requalificação urbana de Sete Rios irá ter a praça Marechal Humberto Delgado como ponto central a partir do qual serão desenvolvidas as restantes iniciativas, nomeadamente a criação de zonas de lazer, “modificando definitivamente o espaço público envolvente, melhorando as acessibilidades e a mobilidade, quer pedonal quer viária”.
O projecto trata o viaduto como um edifício, valorizando as suas potencialidades e densificando os usos dos espaços cobertos que o tabuleiro promove. O programa diversificado sob o tabuleiro inclui o terminal rodoviário coberto, ampliável, estacionamento de automóveis, bicicletas e motociclos e atravessamentos pedonais protegidos. Para a qualificação do terminal rodoviário, prevêem-se sistemas de protecção da chuva, do vento e do sol que complementem a cobertura que o viaduto proporciona. Promove-se a integração dos sistemas de iluminação e o redesenho dos colectores de águas pluviais. A iniciativa promove igualmente o alargamento generalizado dos passeios e a requalificação dos atravessamentos pedonais. Outro dos aspectos fundamentais passa pela redução dos percursos entre circulação pedonal e paragens de transportes públicos. Assim , o acesso ao Parque Público subterrâneo, os Autocarros de circuitos turísticos e de visitantes do Zoo, bem como os Táxis, vão utilizar a faixa que constitui o limite Sul da nova Praça. A ciclovia é deslocada para a Praça e autonomiza-se da circulação rodoviária. Ao concentrar toda a estrutura rodoviária local sob e de ambos os lados do viaduto, a Proposta liberta o espaço público em frente ao Jardim Zoológico e cria as condições para a construção de uma Praça Urbana. O percurso a pé ou de bicicleta, o encontro e o desencontro, a dança, a festa, a manifestação, a feira, a exposição, a performance passam a poder acontecer no espaço onde os automóveis não têm lugar permitindo a fruição de um espaço público coerente e atractivo.