Souto Moura assina projecto do Museu da Diáspora de Matosinhos
Guilherme Pinto revela que o equipamento cultural vai assentar numa antiga fábrica que será recuperada, a da conserveira Vasco da Gama

Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
O arquitecto Eduardo Souto de Moura vai ser responsável pelo projecto de arquitectura do Museu da Diáspora e da Língua Portuguesa, um investimento que ronda os 2,5 milhões de euros e que deverá estar concluído até 2017.
O espaço pretende realçar que “Matosinhos é o cais de onde partiram muitos portugueses para a diáspora e de onde partiram muitos falantes da língua portuguesa”, segundo adiantou em Dezembro último o presidente da câmara nortenha.
Guilherme Pinto revela que o equipamento cultural vai assentar numa antiga fábrica que será recuperada, a da conserveira Vasco da Gama, esperando-se que resulte numa “obra marcante” e de dimensão nacional porque o museu “vai celebrar a língua portuguesa e a aventura da portugalidade pelo mundo fora”.
A escolha de Souto Moura, segundo Guilherme Pinto, acaba por ser uma escolha natural atendendo às boas relações entre o arquitecto e o concelho que, ainda assim e exceptuando a intervenção na marginal de Matosinhos, não tinha ainda qualquer obra assinada pelo Pritzker de 2011. O autarca acrescenta que a assinatura de Souto Moura poderá conferir um atractivo adicional ao Museu.
“As conquistas dos portugueses, a influência dos portugueses na língua ou as histórias de sucesso dos que saíram estarão expostas no museu”, adiantou.