Sonae Indústria concretiza parceria estratégica para a Europa e África do Sul

Por a 31 de Maio de 2016

A Sonae Indústria e a Arauco concluíram esta terça-feira a formalização de uma parceria estratégica designada Sonae Arauco para atuar nos mercados Europeu e na África do Sul, no negócio dos painéis derivados de madeira, químicos e impregnação de papel. A empresa Sonae Arauco (anteriormente designada por Tafisa) é detida em partes iguais pela Sonae Indústria e pela Arauco, passando a ter uma capacidade competitiva e de criação de valor ainda mais forte.
A Sonae Arauco integra as actividades relacionadas com painéis derivados de madeira das unidades industriais na Europa e África do Sul, nomeadamente todas as unidades de produção de painéis derivados de madeira, químicos e impregnação de papel. A concretização da parceria que dá lugar à Sonae Arauco realizou-se, tal como estava previsto, através da realização de um aumento de capital de 137,5 milhões de euros, subscrito na totalidade pela Arauco e que reforçará a estrutura de capitais desta empresa.
A Sonae Arauco, combina duas sólidas e conceituadas empresas, resultando na criação de uma organização mais forte e mais competitiva nos mercados Europeu e Sul-Africano. Esta parceria é o culminar de uma reorganização levada a cabo com sucesso nos últimos anos pela Sonae Indústria, e assume-se como um passo estratégico decisivo no sentido da criação de valor para todos os stake – holders da Sonae Indústria e da Arauco. A operação contribui ainda para uma redução substancial do endividamento líquido do Grupo Sonae Indústria, permitindo à empresa estar mais focada na criação de valor para clientes e accionistas.
Como resultado desta operação, a Sonae Indústria reduziu a sua dívida consolidada para um montante estimado inferior a 240 milhões de euros. Para além do refinanciamento da dívida local da operação do Canadá, a Sonae Indústria renegociou com diversas instituições financeiras cerca de 180 milhões de euros de dívida, com maturidade final de cinco anos.
Também nesta ocasião e como parte integrante da transacção, a Sonae Arauco subscreveu um novo empréstimo sindicado a cinco anos com cinco bancos internacionais, no montante de 205 milhões de euros, em condições significativamente mais favoráveis.
Esta parceria estratégica, tal como havia sido comunicado, exclui as actividades da Sonae Indústria na América do Norte, bem como o segmento de laminados e componentes, que continuarão a ser detidos na totalidade pela Sonae Indústria.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *