Open House Lisboa chega às 18 mil visitas
A Igreja de São Roque, no Palácio Nacional da Ajuda e a Igreja de São Domingos, registaram a maior afluência

Ana Rita Sevilha
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
No passado fim-de-semana – 2 e 3 de Julho -, a 5ª edição do Open House fez a sua estreia em pleno Verão, numa edição que superou o número de visitas em comparação com o ano passado e que se pautou pela descida significativa dos tempos de espera nos locais mais concorridos, muito devido aos horários alargados praticados nesta edição.
A Igreja de São Roque, no Palácio Nacional da Ajuda e a Igreja de São Domingos, registaram a maior afluência, mas a organização destaca também as novidades que se revelaram apostas bem sucedidas, como as visitas nocturnas ao Arco Rua Augusta, ao Cemitério dos Prazeres, ao Escópio ou ao Lisboa Story Center. De salienar há ainda a visita ao interior do Farol do Bugio com um percurso em semirrígidos no rio Tejo em parceria com a Oeiras Viva; o desafio de fazer escalada no Vertigo ou ainda a resposta ao conjunto de actividades para crianças que reforçaram o carácter didáctico e inclusivo do evento.
De acordo com a organização do Open House, “a subida substancial de especialistas envolvidos em visitas guiadas confirmou-se também uma tendência a seguir, não só pelo interessante diálogo entre o arquitecto e o público, mas também porque permitiu a autores menos conhecidos ganharem maior visibilidade traçando assim caminho para um maior reconhecimento”.
Recorde-se que o Open House Lisboa contou com a co-produção da EGEAC e contabilizou ainda 80 especialistas e 240 voluntários, números que, sublinha a mesma fonte, “se traduzem num apoio incondicional que continua a permitir elevar a fasquia de qualidade e conforto deste evento aberto a todos e que é já indissociável da cidade de Lisboa”. O Open House Lisboa regressa em 2017.