
CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A Sofalca esteve presente pela quarta vez consecutiva na feira internacional Maison&Objet, em Paris, levando desta vez a Gencork, que conta com direcção criativa do atelier DigitaLab e que apresentou a sua primeira colecção de painéis generativos, tendo mesmo sido distinguida com o prémio “LES DÉCOUVERTES”, entregue desde 2010 às empresas que se destacam por ditarem tendências na área do design.
O stand da Sofalca, onde a Gencork expôs a sua colecção, foi totalmente construído com os blocos de cortiça da empresa de Abrantes, “mostrando que com excelentes materiais, know how e respirando um conceito 100% ecológico, é possível criar espaços que marcam pelo seu design, usabilidade e durabilidade”, sublinha a empresa em nota de imprensa.
No mesmo document a Sofalca refere também que o stand teve localização Premium, cedida pela organização da própria Maison&Objet, pelo facto da Gencork ter um ADN altamente inovador e diferenciador. “Termos sido destacados pela própria organização de uma das maiores feiras a nível mundial na área do design deixa-nos extremamente orgulhosos”, afirmaram Paulo Estrada, CEO da Sofalca, e Brimet Silva, o director criativo da DigitaLab.
“No entanto, sabemos que é fruto de um longo trabalho da Sofalca na sua aposta na área do design e do poder realmente diferenciador com que a DigitaLab transforma a nossa cortiça. E o facto da Gencork arrecadar mais um prémio internacional, desta feita “LES DÉCOUVERTES”, de um evento que é um dos mais importantes no panorama do design mundial deixa-nos particularmente orgulhosos”, adiantou Paulo Estrada.
“Do termo Generative Design nasceu o nome Gencork que assenta todo o seu processo criativo no conceito dinâmico e progressivo dos seus padrões. A morfologia dos nossos produtos evolui de acordo com o espaço, e adapta-se às superfícies com ou sem repetição, tirando o máximo partido das particularidades térmicas, acústicas e estéticas da cortiça” ,afirma Brimet Silva.
Tanto os profissionais que visitaram a Feira Internacional de Paris como os elementos que compõem o júri para entrega do prémio “LES DÉCOUVERTES”, “puderam apreciar uma solução de revestimento acústico e térmico que permite a arquitectos e designers cobrir espaços interiores e/ou exteriores com aglomerado de cortiça expandida, mas com o delicado detalhe de padrões únicos, aliando a funcionalidade à componente estética”, adiantou ainda a Sofalca.
Recorde-se que a Gencork foi a estrela do stand da Sofalca na Feira Tektónica 2016 que, com direção artística do atelier Digitalab, apresentou dois padrões com nove metros quadrados cada (6m x 1,5m), que aliou o desenho generativo computacional ao aglomerado da Sofalca.
“A continuidade dos padrões ao longo dos seis metros de comprimento, sem nunca os replicar, demonstrou uma possibilidade única de revestimento contemporâneo com um material também ele único que se destaca para além das já referidas características térmicas e acústicas, mas especialmente pelas sensoriais, finalizando com um desenho tão novo, apelativo e apaixonante, tendo sido inúmeros os pedidos de orçamento e promessas de aquisição”, garantiu a mesma fonte.