Zaha Hadid e SANAA no PROJECTAR em Alenquer

Por a 5 de Dezembro de 2016

projectar48

“A singular espacialidade das obras de Zaha Hadid” e da dupla japonesa do gabinete SANAA, Kazuyo Sejima e Ryûe Nishizawa, em Lausanne, são a proposta da quadragésima oitava sessão da actividade PROJECTAR, que no próximo dia 15 de Dezembro se realiza na Sala Teófilo Carvalho dos Santos, nos Paços do Concelho de Alenquer.

Ambos da série Architectures, o primeiro documentário, realizado por Richard Copans em 2006, leva-nos a conhecer o Centro de Ciências Phaeno, projectado pela arquitecta Zaha Hadid.

O edifício criado por Hadid no final dos anos 1990, o edifício triangular pousado sobre cones onde se alojam as funções secundárias (recepção, restaurante, loja) foi denominado de Phaeno (como fenómeno) e acolhe duzentos e cinquenta locais de experimentação científica, lúdicos e pedagógicos.


No segundo documentário, realizado em 2012 por Juliette Garcias, é sobre o Centro de Aprendizagem Rolex, projectado pela dupla japonesa do gabinete SANAA, Kazuyo Sejima e Ryûe Nishizawa.

O edifício, pousado nas margens do lago Léman, configure-se como “uma onda de betão e de vidro, que inspira, desde a sua construção em 2010, inúmeras metáforas”, explica a organização do ciclo.

“Alguns vêem nele uma fatia de Emmental, um tecido molecular, outros ainda um tapete voador carcomido. É verdade que o edifício não se parece com nada conhecido e a sua forma não permite realmente adivinhar o que abriga”.

Mais uma vez, as sessões pretendem divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica.

As sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação da sala.

 

 

 


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *