Zaha Hadid vence concurso na Arábia Saudita

Por a 12 de Dezembro de 2016

 

Foto: Zaha Hadid Architects

Foto: Zaha Hadid Architects

O gabinete Zaha Hadid Architects venceu mais um concurso, desta vez para o Centro de Administração do Museu do Património Urbano, em Diriyah, na Arábia Saudita. O Centro servirá como sede do Museu – uma instituição criada para preservar os locais históricos do património mundial da UNESCO.

Segundo o gabinete de arquitectura, o edifício tem um total de 8.780 metros quadrados que irão receber uma galeria de exposições permanentes, uma biblioteca, uma sala de conferências e espaços educativos para estudantes, servindo também como sede de uma nova instituição científica destinada a realizar pesquisas de campo e documentação sobre os sítios arqueológicos em Diriyah.

O projecto inspirou-se no facto de Diriyah ser “como um oásis natural no árido vale do Wadi Hanifah e no grande planalto central de Najd”. Um context que Segundo o gabinete, é traduzido arquitectonicamente organizando as instalações em torno de um átrio central que tem o elemento água como destaque e que contempla ainda quatro “oásis verdes escavados” num volume aparentemente sólido.


À luz da mesma inspiração, o gabinete projectou a fachada com a mesma espessura que as construções de terra batida dos edifícios históricos de Diriyah, criando ainda na mesma uma pele perfurada que protege o edifício do sol e uma pele de vidro interna para preservar as vistas para o ambiente natural.

De acordo com os arquitectos, “a verdadeira autenticidade está no equilíbrio entre tradição e inovação”, daí que a opção tenha sido reinterpretar a arquitectura vernacular da região de uma forma contemporânea.

 


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *