Douro’s Inland Waterway recebe aprovação do Estado
Com o projecto Douro’s Inland Waterway, orçado em 74 milhões de euros, a APDL pretende transformar a Via Navegável do Douro “numa via segura, com boas rotas de navegação comercial, ao nível das melhores auto-estradas fluviais da Europa”
Pedro Cristino
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A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (ADPL) anunciou que a proposta do projecto Douro’s Inland Waterway recebeu aval do Governo para avançar.
Em comunicado de imprensa, a APDL explica que apresentou na passada terça-feira, em Bruxelas, os resultados da primeira fase deste projecto, para além do ponto de situação das duas candidaturas já aprovadas. A ocasião serviu ainda para anunciar a terceira e última fase do projecto, “que contempla o aprofundamento e alargamento do canal, bem como a reabilitação das eclusas”.
Com um investimento estimado em cerca de 74 milhões de euros, este projecto prevê mais de 220 quilómetros de via navegável, disponíveis para o transporte de mercadorias e passageiros até 2020. Está também compreendida a correcção de dois troços para que mais embarcações possam navegar de forma segura, para além dos melhoramentos a efectuar em cinco eclusas do rio.
Um dos investimentos passará ainda pela instalação de um sistema RIS (River Information System) criado especificamente para o Douro, “que permitirá dotar os barcos de meios electrónicos de navegação com GPS, criando um sistema de controlo de tráfego,melhorar o controlo meteorológico, realizar a gestão intermodal e portuária e permitir a ligação online às autoridades locais”.
A primeira fase de estudos do projecto, já aprovada e com a duração de dois anos, envolve um investimento de 4,7 milhões de euros.
De acordo com a nota, a candidatura à terceira fase está a ser ultimada, estando prevista a sua apresentação ao envelope de coesão CEF-T 2016 no próximo dia 7 de Fevereiro, havendo já validação do Estado.
Com o projecto Douro’s Inland Waterway, a APDL pretende transformar a Via Navegável do Douro (VND) “numa via segura, com boas rotas de navegação comercial, ao nível das melhores auto-estradas fluviais da Europa”. Neste sentido, Brogueira Dias, presidente da APDL, realçou a importância deste projecto para a região, frisando “a grande mais-valia que representa para a economia local e nacional”.
Por sua vez, a administradora da APDL para a VND considera que foi dado “um passo decisivo no sentido de inscrever o Douro na lista das mais importantes rotas fluviais da Europa”. “Esta terceira fase permite a execução das obras mais importantes do projecto, aquelas que poderão, de facto, incrementar e dar impulso à navegação flucial, nomeadamente como meio de transporte de mercadorias e de ligação a Leixões”, explicou Raquel Maia.
A nota cita ainda a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, responsável pela tutela da VND, que realçou que esta é a única via portuguesa incluída na Rede Transeuropeia de Transportes, residindo o seu valor estratégico no seu papel de “alimentador do Corredor Atlântico” bem como das regiões interior norte e centro do país. A governante frisou ainda a potencial ligação à região de Castela e Leão, em Espanha, e a promoção do desenvolvimento turístico sustentável.