Ecoprogresso reduz emissão de gases do Inspira Santa Marta Hotel
A Ecoprogresso, empresa do Grupo Quadrante criada em 2002, tem como objectivo, prestar serviços de consultoria em Alterações Climáticas, Gestão de Carbono e Gestão de Energia
CONSTRUIR
Bosch lança novas pregadoras e agrafadores de 18V
‘Rossio Pombalino’ reabre com marca do Grupo Inditex
24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia
Porta da Frente Christie’s comercializa em exclusivo ‘The Park Cascais Residences’
Investimento em Construção e VAB do sector com abrandamento no 2ºT de 2024
AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé
Exposição que representou Espanha na Bienal de Veneza passa por Lisboa
Site da RE/MAX Portugal regista mais 3 milhões de visitas em Agosto
Conversa com arquitecto David Adjaye encerra exposição sobre Paulo Mendes da Rocha
Greenvolt fecha acordo para venda de portfólio em Itália por 18,7 M€
A Ecoprogresso, empresa do Grupo Quadrante criada em 2002 com o objectivo de prestar serviços de consultoria em Alterações Climáticas, Gestão de Carbono e Gestão de Energia, calculou e realizou, pelo quarto ano consecutivo, o Inventário de Gases com Efeito de Estufa (GEE) da actividade do Inspira Santa Marta Hotel.
Como explica em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, através deste serviço, a Ecoprogresso acompanha a evolução dos gases emitidos pelo Hotel e avalia e sugere novas oportunidades de melhoria na sua operação. Em resultado da análise do ano de 2016, para 2017, o inventário contemplará três novas fontes de emissão de GEE.
Segundo a mesma fonte, as emissões de GEE foram calculadas pela Ecoprogresso, seguindo as orientações do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa do WRI/WBCSD, abrangendo actividades que resultam em emissões directas da organização.
De acordo com a Ecoprogresso, “como exemplo de actividades que possam resultar em emissões directas podemos apontar para a queima de combustíveis nas caldeiras, ou gasóleo nos geradores de emergência, ou na frota de veículos e, ainda, fuga de gases refrigerantes em equipamentos de climatização. Por outro lado existem também emissões indirectas, como é o exemplo da produção de electricidade adquirida, tratamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos, deslocações casa-trabalho-casa dos colaboradores e deslocações em serviço de avião e comboio”.
O Inspira Santa Marta Hotel compensa as suas emissões de GEE através do Carbonfree, uma marca registada da Ecoprogresso, estando neste momento a finalizar o processo de compensação das emissões de 2016.
Para Margarida Gonçalves, responsável pela área de Sustentabilidade do Inspira Santa Marta Hotel “a necessidade de realização deste estudo está associada ao compromisso que o Hotel assumiu no combate às alterações Climáticas, através do investimento no conhecimento, melhoria e compensação das emissões como forma de garantir a sua contribuição para um futuro sustentável.”