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A thyssenkrupp anunciou que antevê a introdução em Portugal das mais avançadas tecnologias do mundo, na digitalização dos serviços de manutenção de elevador. De acordo com a empresa, seis novos mercados, onde se incluí Portugal são a próxima etapa na expansão desta inovação, que tem como objectivo, aumentar significativamente as horas de disponibilidade dos seus equipamentos. O anúncio foi feito durante a conferência sobre transformação digital, Wake Up Talks, organizada pela Bliss Applications e que, além da thyssenkrupp, contou ainda com a participação da Microsoft, IBM, Zomato, Media Capital e Impresa, entre outros.
Desta forma, a thyssenkrupp, assumiu a responsabilidade de transformar a indústria mundial da elevação, e sublinhou que, em parceria com a Microsoft, já conectou à cloud mais de 70.000 unidades. MAX é o primeiro sistema de manutenção preditiva do mundo da indústria da mobilidade em edifícios, que através da Internet das Coisas, IoT, consegue antecipar e resolver potenciais problemas antes que a avaria ocorra, evitando a imobilização do elevador.
Desenvolvida em parceria com a Microsoft, a tecnologia MAX da thyssenkrupp recolhe em tempo real dados de sensores instalados nos elevadores, envia-os para a could e, através de algoritmos de machine learning, consegue estimar o tempo de vida útil de cada componente. É este cálculo que permite passar da intervenção reactiva à previsão, reduzindo em até 50% o tempo que os elevadores estão fora de serviço. Athyssenkrupp refere ainda que, “esta solução permite maximizar a eficiência, a disponibilidade do elevador, a vida útil dos equipamentos e a segurança”.
Além de aumentar a disponibilidade dos equipamentos, a thyssenkrupp pretende reduzir drasticamente os tempos das intervenções realizadas pelos seus técnicos de serviço. Nesse sentido, “através da utilização da tecnologia de realidade mista HoloLens da Microsoft, os técnicos vão conseguir visualizar os problemas identificados nos elevadores antes de chegarem ao local de intervenção e, quando no local, podem ainda ser assistidos remotamente por técnicos especialistas dos principais centros de tecnologia da thyssenkrupp, localizados em qualquer parte do mundo”, explica em comunicado de imprensa.
“As mãos livres permitem que realizem os seus trabalhos enquanto são orientados pelos especialistas em determinado tipo de equipamento. Testes no terreno comprovam que é possível reduzir até 4x o tempo da intervenção”, garante a empresa.
No mesmo documento, a thyssenkrupp enumera ainda factos da indústria mundial dos elevadores, independentemente do fabricante, que são os seguintes: “um elevador pára em média 5 vezes por ano. Um aumento da disponibilidade é fundamental”; “Hoje os serviços de manutenção são reactivos, pelo que é necessário evoluir para a prevenção e predição, tal como fizeram outras indústrias, como a indústria da aeronáutica”; “A thyssenkrupp pretende instalar 180.000 equipamentos até ao final de 2017”.
Concluindo, a thyssenkrupp recorda que, “numa indústria com mais de 12 milhões de elevadores em funcionamento, que transportam mais de mil milhões de passageiros por dia, e num mundo em que a população urbana aumenta significativamente, o aumento da eficiência é fundamental. Hoje 50% da população mundial já vive em cidades percentagem que se estima ser de 70% em 2050, quando mais de 9 mil milhões de pessoas viverem em centros urbanos”.