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    “Procuramos criar uma rede colaborativa”

    Em 2014, António Ruivo de Meireles, materializou a sua experiência nas áreas da inovação e da tecnologia ao serviço do sector da construção, prevendo o rumo que tomaria o processo de desenvolvimento tecnológico deste mercado. Desta aposta, nasceu a ndBIM Virtual Building, empresa que presta consultoria especializada em Building Information Modeling (BIM), a metodologia que… Continue reading “Procuramos criar uma rede colaborativa”

    Pedro Cristino
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    “Procuramos criar uma rede colaborativa”

    Em 2014, António Ruivo de Meireles, materializou a sua experiência nas áreas da inovação e da tecnologia ao serviço do sector da construção, prevendo o rumo que tomaria o processo de desenvolvimento tecnológico deste mercado. Desta aposta, nasceu a ndBIM Virtual Building, empresa que presta consultoria especializada em Building Information Modeling (BIM), a metodologia que… Continue reading “Procuramos criar uma rede colaborativa”

    Pedro Cristino
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    Em 2014, António Ruivo de Meireles, materializou a sua experiência nas áreas da inovação e da tecnologia ao serviço do sector da construção, prevendo o rumo que tomaria o processo de desenvolvimento tecnológico deste mercado. Desta aposta, nasceu a ndBIM Virtual Building, empresa que presta consultoria especializada em Building Information Modeling (BIM), a metodologia que está a alavancar o salto tecnológico da construção e que levou já governos de vários países a elaborarem planos para a sua implementação a nível de contratação pública.

    Em entrevista ao CONSTRUIR, António Ruivo Meireles explica o impacto da metodologia BIM em toda a fileira da construção e aborda a sua experiência de mais de uma década no campo da inovação e desenvolvimento dentro do sector.

    Como se inicia o percurso da ndBIM?

    Empresa nasceu no início de 2014. Começámos como uma empresa de consultorias e serviços, mas, inicialmente, muito focada na área da consultoria, isto é, criar competências em empresas de construção, em promotores imobiliários, também projectistas que quisessem começar a adoptar o BIM nas suas empresas. Eu diria que a maior parte dos nossos clientes estava em São Paulo, no Brasil. Mais do que em Portugal. São Paulo está muito avançado na adopção do BIM em comparação com Portugal e, portanto, houve uma procura muito grande, na altura, em várias cidades do Brasil, mas principalmente em São Paulo. Passado um ano, fruto da crise que se instalou no Brasil, houve uma diminuição da procura e isso gerou uma oportunidade boa, porque, aí, comecei a ter tempo para falar com algumas empresas em Portugal. Começámos então a trabalhar também em Portugal, sempre numa lógica de trabalhar principalmente construtores e promotores imobiliários. A opção de não trabalhar com projectistas não foi uma decisão tomada de uma forma explícita, mas acabou por acontecer.

    Porquê?

    Porque adoptar o BIM num atelier de arquitectura ou num gabinete de engenharia civil é menos complexo. Basta uma formação e vontade da equipa em mudar, uma vez que estamos a trocar somente um software 2D por um 3D com mais valências. Complexo é quando se pretende começar a trabalhar com BIM, misturando vários “stakeholders”, várias partes. Isso acontece quando se trabalha com um promotor imobiliário que contrata um gabinete de engenharia, um atelier de arquitectura e um construtor. Então, o processo para colocar essas várias partes a comunicarem entre si é que se torna complexo. Uma construtora compreende os subempreiteiros, a área de projeto, de orçamentação, de planeamento, a obra, o financeiro e, portanto, acabamos por ter várias áreas a trabalhar em conjunto sobre uma mesma base de dados.

    E já conhecia bem esse cenário, pela sua experiência na Mota-Engil…

    Trabalhei sete anos na Mota-Engil, é uma realidade que conhecia muito bem. Era o coordenador da área de Inovação da empresa e também o BIM manager, o coordenador da área BIM na empresa. Eu sempre gostei muito de pessoas, quer na componente de inovação, quer na de BIM, tinha, de alguma forma, que trabalhar com pessoas para que mudassem o actual processo de trabalho delas para um processo novo. E esses sete anos em que trabalhei nessa área, na Mota-Engil, fez com que eu ganhasse maturidade, enquanto profissional de engenharia, para saber implementar novos processos de trabalho. Aproveitei essa experiência para, quando comecei a criar a ndBIM, apoiar outras empresas, outras construtoras que não a Mota-Engil, a mudarem de um processo tradicional para um processo mais moderno, mais colaborativo, suportado em BIM.

    E como se desenvolveu o resto do percurso?

    Com a crise que se viveu no Brasil, começámos a trabalhar mais em Portugal, que também estava em crise, e começámos a explorar mais a área de serviço, ou seja, as empresas não demonstraram tanto querer criar a competência interna, porque isso exigia um investimento…

    Mas é um investimento assim tão avultado?

    O software não é muito mais caro que o AutoCAD. O problema é que, além do software, tem de se investir em formação e há uma curva de aprendizagem. Além de terem formação, as pessoas têm de saber que, no primeiro ano, vão perder produtividade, porque estão a aprender uma forma nova de trabalhar. E essa necessidade de investimento nas pessoas cria um paradigma: as empresas estão a despedir porque não têm trabalho ou porque o trabalho se reduziu mas, por outro lado, as pessoas que ficam, têm provavelmente de substituir-se às pessoas que saíram. A conjugação desses factores faz com que algumas empresas prefiram subcontratar e, deste modo, evitar o risco, em vez de fazerem tudo internamente. A ndBIM passou então de uma empresa que, inicialmente, tinha um perfil muito grande em termos de serviço de consultoria, para prestar, na mesma, consultoria e capacitar internamente as empresas – a empresas como a Teixeira Duarte ou a Elevo em Portugal e a CCDI, a Odebrecht, a Método Engenharia, a Edalco Construtora, a Caparaó entre outras no Brasil, – mas ao mesmo tempo se tornar um parceiro de confiança que funciona como um backoffice de serviços das empresas parceiras, como é o caso da Gafisa, da Brookfield entre outros. Desta forma, as empresas garantem que têm uma empresa dimensionada para um determinado nível de serviço, e quando têm picos de trabalho, têm um bom parceiro em quem confiam, que somos nós. Uma das parcerias que melhores resultados tem obtido é com promotores imobiliários que, no seu corpo técnico, têm normalmente economistas, financeiros, advogados (técnicos altamente qualificados responsáveis pela gestão do processo) e que muitas vezes não têm profissionais alocados às questões mais técnicas, de pormenor e operacionais de análise dos projetos. Estas empresas têm confiado em nós, na nossa capacidade, para os auxiliar quando tiverem de lançar um projeto de um empreendimento imobiliário ou um concurso a construtores garantindo-lhes um menor risco ao nivel de falta de coordenação ou erros e omissões no processo de concurso. Desde então, estamos em 2017, e vai ser um ano muito bom, em que criámos parcerias – vemos os clientes como parceiros – onde existe um nível de confiança muito elevado, através do qual ajudamos a que o empreendimento final seja um sucesso, sem derrapagens orçamentais, sem exceder prazos, etc. Eles têm a certeza absoluta de que aquilo que planearam é realmente o que vai acontecer, e que o retorno expectável é aquele que terão no final quando fizerem a venda do empreendimento. Para nós, tem sido uma evolução e uma surpresa os resultados que temos obtido já que os mesmos superam todas as nossas expectativas iniciais. Inicialmente, o nosso target de cliente era o construtor e temos caminhado para o início da cadeia, para opromotor imobiliário. Desta forma temos um impacto desde o início do processo e não somente na fase de construção. Vamos à génese do empreendimento e procuramos agregar valor logo nessa fase – no projecto, na concepção, no concurso. No final, o que acho que tem sido uma mais-valia e até enriquecedor é que todas as empresas com quem temos estado envolvidos vêem valor no processo. Não nos substituímos a ninguém, simplesmente agregamos valor ao que as empresas fazem. Isso cria um clima de colaboração muito bom, que traz transparência ao processo, algo que, de acordo com a minha experiência passada, não acontecia, todos se tentavam proteger de todos. Um arquitecto tinha um processo e rapidamente o queria entregar para ter a certeza de que recebia os seus honorários e que cumpria as suas estimativas de horas alocadas ao projeto (o risco que ele tem no processo tradicional é muito elevado devido às constantes alterações de projeto seja devido às interações com as outras especialidades seja porque o cliente somente tem uma percepção do projeto numa fase muito avançada do seu desenvolvimento). Com o BIM e com o tipo de serviços que prestamos, o que procuramos criar, em conjunto com os nossos parceiros, é uma rede colaborativa, em que todos trabalham para um objectivo último, que é ter um produto, um edifício, um projecto imobiliário que, no final, corresponde àquilo que o cliente – o promotor imobiliário – tinha como expectativa.

    A empresa tem crescido desde então…

    Sim. Inicialmente era só eu. Passados uns meses, contratei quatro pessoas e, entretanto, tínhamos cada vez mais serviços e actualmente somos oito pessoas. Agora vamos contratar mais duas pessoas e, à partida, devemos fechar o ano com 10 pessoas no escritório. A ideia é continuar a crescer. Acho que ainda não tivemos um cliente que, no final, não tenha visto o valor agregado que proporcionamos. Estamos sempre a viajar. Fora de Portugal, o Brasil é o nosso maior mercado – principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

    Portanto, no Brasil, mesmo com crise, continua a haver trabalho?

    Muito trabalho. Neste momento, diria que 50% da nossa facturação é no Brasil, sendo o restante volume de facturação em Portugal e de forma mais residual noutros países.Temos uma dor de crescimento que se traduz em falta de tempo para explorar outros mercados. Acabamos por estar constantemente focados nos clientes actuais.

    Isso também mostra que têm cada vez mais procura.

    Sim. Existe uma filosofia segundo a qual, os clientes adquiridos são os mais importantes. Mesmo que seja um cliente novo, que potencialmente possa ser um belíssimo cliente, o cliente adquirido, aquele com quem já trabalhamos há um ano, continua a ser o mais importante. Portanto, procuramos fidelizar os clientes. O nosso objectivo último é o resultado do nosso cliente ser um sucesso, mesmo que isso ultrapasse um pouco aquilo que é o contrato inicial, porque isso fideliza o cliente. Sabemos que, se o serviço correr bem, o cliente vai lembrar-se de nós.

    A ndBIM pode ser uma empresa útil na prestação de serviços num contexto de concursos públicos?

    Para se utilizar o BIM num concurso público tem de se ir um pouco a montante e preparar legislação que institua o seu uso. Ou seja, um gestor de uma Parque Escolar, por exemplo, não tem, muitas vezes, a liberdade de contratar um serviço que não seja o standard dos serviços normalmente necessários para uma obra de uma escola, pois tem de obedecer a um conjunto de regras definidas e, a menos que haja uma nova portaria que institua que há uma especialidade – que é a especialidade BIM – que ele deve obrigatoriamente contratar, ele, mesmo que tenha essa visão, está limitado. Portanto, a nossa actuação principal tem sido no mercado privado porque, aí, o promotor, o gestor, toma as decisões que bem entender, desde que considere que isso traz maior valor para o seu projecto. Na área pública é um pouco diferente.

    E no sentido de apoiarem as empresas do sector privado a apresentarem os seus projectos a concurso?

    Isso sim. Por exemplo, agora estivemos envolvidos com uma construtora, que está a concorrer a um edifício público num país europeu. Basicamente, é um edifício com uma dimensão grande, maior do que é comum no país e, portanto, contrataram-nos para os ajudarmos a avaliar o risco de concorrerem a este projeto. Fazemos o modelo, avaliamos todas as quantidades e os trabalhos envolvidos e apoiamos a elaboração de erros e omissões para esta empresa. Depois, são eles próprios a avaliar se se justifica ou não concorrerem a esse projeto. É uma obra pública, somos contratados por uma empresa privada, como consultores, para os auxiliarmos a perceberem se aquela obra é ou não vantajosa para eles,até onde podem ir nos “apertos” dos preços e a partir de que ponto, potencialmente, irão perder dinheiro se ganharem a obra. De uma forma indirecta – sermos contratados por empresas privadas que estão a concorrer a concursos público ou a gerir obras públicas – é totalmente viável. Por outro lado, a ndBIM tem apoiado entidades públicas no sentido de desenvolver normas que mais tarde possam dar origem a portarias para um gestor de uma Parque Escolar ou de um hospital público poder contratar projectos ou consultoria BIM. É nesse sentido que temos um protocolo com o LNEC e coordenados um subgrupo de trabalho da Comissão Técnica 197 responsável pela produção da normalização BIM em Portugal.  Em resumo, neste momento, essa contratação directa da ndBIM é muito difícil, porque os gestores públicos ainda não têm essa liberdade mas, através das entidades privadas tradicionais que eles contratam, é viável. Podem contratar um arquitecto e o arquitecto contratar a ndBIM para o apoiar na coordenação de projecto. De outra forma ainda é um pouco difícil. Claro que, mesmo um gestor público, se quiser contratar a ndBIM diretamente, pode fazê-lo como empresa de coordenação de projecto. Obviamente que essa coordenação será feita por nós recorrendo à metodologia BIM com todos os beneficios que daí advém. Agora, a contratação do BIM por um órgão público de forma assumida, directa e explícita, vai exigir uma mudança a nível da legislação e das regras internas dos órgãos públicos. Mas, de uma forma indirecta, é possível.

    Com oito pessoas neste momento, conseguem dar resposta às solicitações?

    Conseguimos. Temos uma coisa de que nos orgulhamos muito: somos altamente eficientesPorquê? Porque tudo aquilo que qualquer um de nós descubra, implemente e se comprove mais eficiente, nós escrevemos e generalizamos a toda a equipa. Temos uma metodologia interna de gestão de conhecimento muito boa. São vários anos de experiência acumulada que é partilhada por toda a equipa. Sendo que, o facto da nossa equipa ser multidisciplinar permite uma flexibilidade na atribuição das tarefas. Qualquer pessoa nova que entre para a empresa tem um período de adaptação de um mês, para o qual temos um projecto-tipo. Essa pessoa lê os nossos processos internos todos, implementa-os durante um mês num processo real, em ambiente simulado e, no final, diria que estará com 80% dos conhecimentos que os seus colegas já têm. É uma formação intensiva que faz com que a nossa equipa possa crescer rapidamente. Temos um cliente muito bom em São Paulo, um verdadeiro parceiro, que, de vez em quando, me pergunta se temos capacidade para um determinado projecto. Respondo sempre que, se me avisarem com um mês e meio de antecedência, sabem que me podem enviar o que quiserem. É um mês e meio para integrar e formar as pessoas.

    Ao longo dos últimos três anos, têm crescido em termos volume de negócio e carteira de clientes?

    Sim. Temos crescido de uma forma que, por mais planeamento que eu fizesse, não imaginava que seria tão rica. Crescemos em mercados geográficos, o que é bom, por causa das crises, crescemos no perfil do cliente, uma vez que inicialmente o nosso cliente era construtor e agora, além dos construtores, já são projectistas e promotores imobiliários, e já temos até um cliente na área de gestão e manutenção.

    O sector de “facility management” também beneficia com o BIM?

    Sim, quer na componente de gestão de ativos quer na manutenção do edificio. Por exemplo, se alguém quiser fazer a reforma de um edifício, saberá quais as quantidades de materiais necessários para os compartimentos a reformar. Ou se quiser alterar o layout do edificio ou alterar a alocação das equipas aos espaços, saber as áreas de cada espaço simulando a sua alocação. Ou ainda facilitar e otimizar a gestão dos vários equipamentos do edificio (motores, elevadores, etc) referenciando a sua localização no edificio e automatizando os alertas de intervenções. Os cenários de utilização são imensos, mas o mais importante é que a informação está centralizada. Está tudo no modelo. Portanto, também estamos nessa área. Isso faz com que, em termos de carteira de clientes, tenhamos os promotores imobiliários, que são quem arranca com os processos, projectistas, construtores e equipas que fazem a gestão e manutenção. Temos facilidade em dar apoio a empresas portuguesas, que estão a trabalhar em Portugal ou lá fora, e empresas internacionais e isso dá-nos uma agilidade muito grande. Outra mais-valia para os nossos clientes é o facto de não sermos uma empresa regional, e sermos uma empresa internacional, que trabalha em vários mercados. Eu vou para o Brasil e trabalho com grandes empresas imobiliárias e, se vejo algo que é interessante, é uma lição aprendida que trago comigo para o meu gabinete. E vou aprendendo com todos eles. Se eu, a seguir, for contratado por outra empresa, vou levar-lhe o meu conhecimento e o melhor conhecimento que encontrei um pouco por todo o mundo e desta forma apoiar a empresa não só na implementação do BIM mas na optimização de todo o seu processo. Nesta área do BIM, uma coisa que é boa é que todos gostam de partilhar as boas práticas e nós, na ndBIM, promovemos, através de uma iniciativa que chamamos BIM Management Institute, conferências internacionais. Eu viajo muito e sempre que conheço alguém interessante nesta área, eu convido, para no ano seguinte, essa pessoa vir a Portugal apresentar o seu caso. Essa partilha de conhecimento acaba por ser interessante e quem colabora connosco acaba por, de uma forma indirecta, ir beber esse conhecimento internacional do melhor que se faz no mundo.

    Acabaram por criar uma rede global de conhecimento?

    Sim, e essa rede é essencial quando se trabalha numa área inovadora numa industria tradicionalmente pouco tecnologica. Permite-nos não reinventar a roda e exponenciar os resultados dos investimentos dos nossos clientes. Mas há outra coisa: na área de projecto de arquitectura ou de engenharia, já temos profissionais em Portugal que começaram a trabalhar com estas ferramentas BIM há bastantes anos e têm um conhecimento tão bom ou, em alguns pontos, talvez até melhor que o meu. Mas, na componente de promoção imobiliária ou gestão de obra já não é o caso. Eu já trabalho nisto há 12 anos e cooperei, inclusive, de forma intensiva no desenvolvimento dos softwares BIM lideres hoje no mercado. Apesar de haver outras empresas de consultoria e formação BIM em Portugal, a maior parte delas falta-lhes a experiência prática e o conhecimento de gestão de pessoas e da mudança. A componente mais fácil de uma implementação é a aquisição do software (Revit,o Archicad, Tekla ou outro), e ligar a um formador destes softwares e pedir-lhe uma formação. Mas o mais difícil é colocar as pessoas a trabalhar nesta metodologia e é essa competência de compreender como gerir a mudança organizacional que tenho mais orgulho e que mais distingue a ndBIM das restantes. Eu trabalho com pessoas há 12 anos e sei quais são os seus receios. Eu sei que, se abordar alguém sénior e com resistência a tecnologias e começar a apresentar o BIM como facilitador do processo, me vão dizer que desconfiam dos resultados da tecnologia ou que já trabalham há várias dezenas de anos de uma determinada forma e que o seu processo funciona. Toda a sua experiência e vivência têm bastante valor e o BIM não vem substituir isso, vem sim suportar e exponenciar essa experiência e intuição. Vem, então, proporcionar ferramentas que irão suportar a sua tomada de decisão. É muito importante que as pessoas compreendam que o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo de anos, em engenharia, em arquitectura, são essenciais para o BIM, porque o BIM só me vai dar mais tempo para eu pensar sobre isso. A modelação da estrutura em ambiente BIM permite simular com mais rigor a solução estrutural e como a otimizar, permitindo o desenvolvimento de um maior número de cenários em menor tempo. Saber o custo? Desde que tenha uma base de dados de preços organizada e codificada e integrada com o software de modelação BIM, num reduzido espaço de tempo temos o orçamento produzido.. Acho que existem vários patamares nas carreiras das pessoas. Existe um patamar, quando uma pessoa começa, que consiste em ser bom tecnicamente, que é o que aprende na faculdade: fazer cálculo, saber compreender as questões funcionais, legislação, regulamentação, etc. À medida que evoluímos, ganhamos conhecimento técnico e experiência profissional, percebemos que, apesar de, na teoria, este dimensionamento, por exemplo, ser feito desta forma, nesta envolvente, potencialmente, consigo otimizar a solução e desta forma reduzir o custo com determinado material. Em resumo, na industria da construção temos de compreender que é importante acompanhar a evolução tecnológica e que temos de estar constantemente a evoluir e a aprender. Costuma-se dizer, noutras profissões, como é caso a medicina, que os médicos têm de estar constantemente a estudar e temos de perceber que, também na indústria da construção, temos de estar constantemente a vigiar o que de novo vai surgindo seja em termos de processos construtivos seja em termos de metodologias e tecnologias..

    Têm concorrência?

    Costumo dizer que depende da definição de concorrência. Há outras empresas que dão formação em BIM, mas que não considero concorrência porque lhes falta a experiência adquirida de 12 anos a trabalhar com esta metodologia. Não na área de projecto, onde já existem outros profissionais que trabalham nisso mas, na componente de promoção imobiliária, de viabilidade económica, de estudo de erros e omissões, orçamentação, planeamento de obras, não considero que tenha concorrência no mercado com a nossa experiência e resultados. Tenho concorrência, sim, em gabinetes parecidos com o nosso, que fazem implementações em ambiente de projecto. Agora, entre empresas que dão apoio a promotores imobiliários e a construtores, acho que não. Cá em Portugal, e mesmo no mundo, existem poucos. Nós temos apoiado numa perspetiva colaborativa e de parceria – e felizmente vive-se um ambiente muito saudável neste meio – outras empresas de consultoria BIM internacionais. Por exemplo, tenho estado a falar com uns colegas na Suécia e Hong Kong, que estão um pouco atrapalhados porque sabem trabalhar muito bem com softwares de modelação 3D, mas têm agora pedidos de construtores e promotores e não fazem a menor ideia do que é um orçamento ou um planeamento, etc. Eles sabem construir o edifício em 3D, mas não sabem como é que, em 3D, o edifício tem de ser construído para, mais tarde, fazerem um orçamento e um planeamento. Então, tenho estado a apoiá-los nesse âmbito.

    Porque não sabem?

    Uma das minhas referências quando me fazem essa pergunta é a história da Torre de Babel: um conjunto de habitantes de uma terra chamada Sinear queria construir uma torre para chegar até Deus e nunca conseguiram construir essa torre porque os deuses ao acharem esse objetivo prepotentes, puseram todos a falar línguas diferentes. Como não conseguiam comunicar entre si, não conseguiram construir a torre. Isso é o que se passa na indústria da construção: este sector funciona por silos. Temos um silo que são os promotores imobiliários, depois temos os arquitectos, depois temos os engenheiros, depois temos os construtores, depois temos os profissionais de gestão e manutenção. Se perguntar a todos eles quais os seus objectivos, cada grupo tem o seu objectivo. De uma forma simplificada, a perspetiva do promotor imobiliário é saber se o projeto que lhe apresentam terá custos reduzidos de construção, se originará boas vendas e se vai lucrar; o arquitecto não está tão preocupado com o custo. O Arquiteto quer um bom projecto, que todos reconheçam como muito bonito e funcional. O engenheiro, consoante a engenharia em causa, preocupa-se, por exemplo,com o cálculo estrutural e a segurança do mesmo. Depois, o construtor não quer saber se a estrutura do edificio está sobredimensionada ou não.. Ele parte do presssuposto que o projeto esta bem concebido e quer construir com o menor custo possível para ter uma maior margem. Então o foco dele é orçamentação e controle economico. Os profissionais da gestão e manutenção querem saber o que existe e o que terá de gerir e manter. O facto de todos não terem objectivos comuns, faz como que todos sejam, entre aspas, “egoístas”, ao longo do processo. Isto é o que se passa na indústria: esta falta de partilha de risco ao longo do processo. Existe uma metodologia que se chama “Integrated Project Delivery”, IPD, que está a ter muito sucesso a nível internacional e começa a ser bastante utilizada nos Estados Unidos em conjunto com a metodologia do “Value engineering”. Como funciona? Um promotor imobiliário faz um único contrato com os projectistas, com o construtor e com quem vai fazer a gestão e manutenção. E estes vários “stakeholders” recebem um “fee” no final do projecto, ou seja, têm os seus honorários mas, no fim, podem receber mais um prémio se conseguirem reduzir os custos previstos. A que leva isto? Imaginemos que eu vou pagar 1 milhão de euros de honorários ao arquitecto para fazer um projecto cuja estimativa de investimento inicial era de 50 milhões de euros. Se ele conseguir optimizar o projecto sem lhe retirar as suas funções e objetivos para a obra custar 48 milhões, e se isto, no final, efetivamente ocorrer, ele vai receber uma percentagem destes 2 milhões de otimização na proporção do valor dos seus honorarios. Assim, o arquitecto tem um aliciante para ter uma maior preocupação em procurar soluções eficientes que permitam a redução do custo da obra. A estrutura a mesma coisa, o projecto de ar condicionado idem, e etc. No final, o empreendimento, pelo qual eu estava disposto a pagar 50 milhões – em Portugal normalmente custaria 53, porque derraparia – passa a custar 48 milhões, porque todos os intervenientes conseguiram reduzir os custos e trabalharam em conjunto para o mesmo objetivo.

    Nesse campo, o BIM pode ter um papel importante?

    Pode ter um papel fundamental, porque apoia na coordenação e simulação de todas as especialidades. E qual é o nosso trabalho aqui? Por exemplo, o arquitecto propõe uma solução e os engenheiros das várias especialidades propõe as suas. A minha equipa inicia o processo de construção virtual das várias especialidades e propõe otimizações às mesmas alertando os projetistas para a omissão de informação e incompatibilidade entre especialidades. Assim, neste processo, todos trabalhamos para o mesmo objectivo. O objectivo é conseguirmos garantir a coordenação e definição do projeto no mais curto espaço de tempo. Ganham todos os intervenientes. O promotor pode iniciar a comercialização mais rapidamente e tem a garantia que o produto definido em fase de concepção (incluindo custo e prazo) é aquele que no final será construído. Os projectistas dedicam menos tempo a realizarem revisões de projeto e coordenação e têm uma maior garantia que o seu projeto está todo definido (reduzem o seu risco). E por fim, o construtor tem a certeza que em fase de obra terá toda a ifnormação necessária para construir o edificio sem percalços ou omissão de informação. Enquanto empresa, a postura da ndBIM consiste em apoiar os clientes nesse sentido, ou seja, ultrapassar as expectativas que eles tinham no início e, ao mesmo tempo, ter um trabalho de “evangelização” com as várias entidades envolvidas no processo, tentando explicar-lhes que, por exemplo, se os projectistas colaborarem connosco, apesar de não serem nossos clientes – o nosso cliente é o promotor – no final, também vão ganhar, porque terão poupanças nos respectivos processos internos e isso acaba por beneficiá-los. O BIM ajuda todos os intervenientes, é transparente e reduz o risco.

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    Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila

    Desenvolvido pela Finangeste, o edifício, em plenas Avenidas Novas, em Lisboa, conserva a fachada original. Além da venda, a mediadora acompanhou e apoiou o arquitecto no desenho e concepção do projecto

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    A consultora imobiliária especializada no segmento luxo, Quintela e Penalva, acaba de anunciar o fecho de vendas do projecto residencial D’Avila. Desenvolvido pela Finangeste, investidor institucional que actua no mercado português há mais de 40 anos, o D’Avila foi um “enorme sucesso comercial”.

    O envolvimento do departamento de empreendimentos da mediadora foi significativo, tendo iniciado com o apoio ao arquitecto no desenho e concepção do projecto, desde o ajuste de plantas à introdução de amenities adaptadas em função das necessidades do mercado e à coordenação da criação integral do branding e infopack do projecto.

    Segundo Jorge Costa, COO da Quintela & Penalva, “o D’Ávila é um excelente exemplo de como o nosso departamento de empreendimentos, e o trabalho de desenvolvimento em estreita colaboração com os promotores, contribui para o sucesso comercial dos projectos e para a satisfação dos clientes”.

    Recuperado a partir de um edifício antigo, em plenas Avenidas Novas, em Lisboa, o edifício conserva a fachada original que, conjugada com a “leveza e simplicidade” da arquitectura contemporânea, apresenta um “cariz muito especial”.

    Os interiores foram projectados para oferecer o “máximo conforto”, enquanto as áreas comuns são onde os residentes podem aproveitar para desfrutar do spa e do ginásio.

    O D’Avila dispõe de 22 apartamentos, de tipologias T1 a T3, dos quais fazem parte duas penthouses duplex. Todas as unidades são “espaçosas e funcionais”, com vãos envidraçados, do chão ao tecto, e quartos todos em suite.

    O sucesso do D’Avila mostra, segundo Francisco Quintela, CEO da Quintela e Penalva, parceiro em Portugal da Knight Frank, “que Lisboa continua a estar no radar dos investidores e que os produtos de qualidade têm procura garantida”.

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    Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’

    Com um investimento de quase 1,3 M€, a obra contempla a construção de seis núcleos necessários para instalação de 10 novos elevadores no bairro Padre Cruz e todas as intervenções necessárias associadas

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    O programa de reabilitação dos bairros municipais de Lisboa ‘Morar Melhor’ apresentou esta sexta-feira, dia 26 de Abril, uma nova empreitada, no Bairro Padre Cruz. Com um investimento de quase 1,3 milhões de euros, acrescido de IVA, o projecto prevê a instalação de 10 elevadores em edifícios localizados na Rua Rio Sado e na Rua Rio Guadiana que vai beneficiar 201 fracções e aproximadamente 500 moradores.

    Está considerada na empreitada a construção de seis núcleos necessários para instalação de 10 novos elevadores e todas as intervenções necessárias para cumprimento da legislação de segurança, segurança contra incêndios, acessibilidades, iluminação, electricidade e ventilação. Serão, ainda, construídas duas rampas para assegurar o acesso necessário em dois dos lotes.

    “Tendo em conta o número de pessoas idosas que aqui habitam, esta intervenção responde a uma necessidade que há muito tinha sido identificada e à qual conseguimos agora responder. Esta instalação é totalmente nova, o que eleva ainda mais a importância deste investimento e o impacto na qualidade de vida dos moradores”, refere Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis.

    Esta empreitada faz parte de um conjunto de 58 que compõem o Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis e que teve início em 2023. Até ao final de 2024 estarão concluídas as primeiras obras de reabilitação dos bairros 2 de Maio, Açucenas, Alfinetes, Boavista, Bom Pastor, Condado, Flamenga, João Nascimento Costa, Padre Cruz, Rego e Telheiras Sul.

    Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o ‘Morar Melhor’ inclui intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8614 frações, e reabilitação directa de 1545 fogos habitacionais.

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    Os dados obtidos no último inquérito realizado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, AICCOPN, junto dos empresários do sector que actuam no segmento da Reabilitação Urbana revelam abrandamento do crescimento do nível de actividade

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    De acordo com os dados obtidos no inquérito realizado pela AICCOPN, observa-se um abrandamento da tendência de crescimento do índice Nível de Actividade, que registou em Março, um crescimento de 1,4%, em termos homólogos, Já o índice qualitativo referente à evolução da Carteira de Encomendas observou um decréscimo de 3,3%, face ao apurado no mesmo mês de 2023.

    Relativamente à Produção Contratada, ou seja, quanto ao tempo previsto de laboração a um ritmo normal, no mês de Março, fixou-se em 10,3 meses, o que corresponde a um aumento em relação aos 8,5 meses registados em Março de 2023.

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    EDIH DIGITAL Built com apresentação pública

    O consórcio do EDIH DIGITALbuilt vai realizar o primeiro evento de apresentação pública, no próximo dia 30 de Abril na sede da Ordem dos Engenheiros. O projecto tem como objectivo contribuir para aumentar a competitividade, sustentabilidade e eficiência do sector AEC e aumentar a eficiência da administração pública na temática do ambiente construído

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    Financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência, DIGITALbuilt é um European Digital Innovation Hub (EDIH) que unifica três clusters na temática do ambiente construído: arquitectura, engenharia e construção, recursos minerais e ferrovia. Conta com a parceria do BUILT CoLAB, de Centros de Interface Tecnológica (ITECONS, StoneCITI, Centro de Competências Ferroviárias e INESC TEC) e com outras entidades de suporte (FI GROUP e FNWAY).

    Este EDIH, irá disponibiliza às PME e à administração pública, quando aplicável, serviços de transformação digital, capacitação, inclusão digital, apoio à procura de financiamento e de intermediação, serviços de incubação de PME e diagnósticos de maturidade digital. Tem como objectivo contribuir para aumentar a competitividade, sustentabilidade e eficiência destes sectores e aumentar a eficiência da administração pública na temática do ambiente construído.

    No painel de Oradores, encontra-se confirmada a participação do deputy head da unit “Digital Transformation of Industrial Ecosystems” na DG CONNECT da Comissão Europeia, Gaspard Demur e da vogal do conselho de administração da ANI, Sílvia Garcia.

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    @Miguel Nogueira e Filipa Pinto

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    Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€

    Através da GO Porto, a Câmara do Porto, investiu nos últimos seis anos no alargamento e renovação de uma dezena de infraestruturas polidesportivas da cidade

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    tagsPorto

    A aposta do município do Porto na saúde e desporto acessível para todos foi reforçada com mais de 10 obras dedicadas à prática de exercício físico. Entre empreitadas já inauguradas, em curso ou ainda em projecto, o investimento supera os 17 milhões de euros, em zonas distintas da cidade, como Ramalde, Lordelo do Ouro, Paranhos ou ainda Campanhã.

    Entre as principais infraestruturas novas da cidade, é de realçar a empreitada do Campo Municipal do Outeiro, em Paranhos, num investimento municipal na ordem dos 5,5 milhões de euros, divididos por aquisição de terrenos, custos de projecto, empreitada e fiscalização.

    Com a construção das instalações desportivas, bancada com 510 lugares, edifício de apoio e respectivos acessos de circulação, a cidade deixou de ter campos pelados para a prática do futebol e devolveu ao histórico Sporting Clube da Cruz, assim como a outros clubes do Porto, um espaço de jogo digno.

    De forma a abranger mais modalidades e mais adeptos de um estilo de vida saudável, o Parque Desportivo de Ramalde/ INATEL, que está sob gestão da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, oferece, desde 2017, uma pista de atletismo com seis corredores e um campo de relva homologado para a prática de futebol de 11 e de râguebi.

    Em 2019, foi inaugurado o Skate Park de Ramalde, dentro do complexo desportivo, onde crianças, jovens e adultos têm pela primeira vez um espaço onde podem aventurar-se nesta modalidade. Dois anos depois, a GO Porto avançou com a ampliação do espaço e a construção de um bowl.

    Neste momento, está a decorrer a segunda fase da empreitada neste Parque Desportivo, que engloba um novo campo de jogos de futebol e râguebi, com um edifício de apoio com bancada coberta, um recinto para as práticas de atletismo e de zonas de tiro ao arco. Esta última empreitada está orçada em perto dos 4,9 milhões de euros.

    A Piscina Municipal Engenheiro Armando Pimentel, da responsabilidade da empresa municipal Ágora, voltou a abrir portas, totalmente equipada e requalificada. Num investimento municipal a rondar os 2 milhões de euros, esta intervenção permitiu colmatar um conjunto de deficiências de carácter estrutural no interior e exterior do edifício.

    De forma a fomentar a prática de exercício físico na aprendizagem das crianças da cidade do Porto, o Município investiu, ainda, cerca de 400 mil euros na requalificação de 10 infraestruturas exteriores de seis Escolas Básicas: EB 2/3 António Nobre, EB 2/3 Areosa, EB 2/3 Manoel de Oliveira, EB 2/3 Pêro Vaz de Caminha e EB 2/3 Leonardo Coimbra.

    Entre as várias intervenções, contam-se novos pisos e equipamentos para diferentes modalidades desportivas: futebol, basquetebol e andebol, contribuindo assim para a integração social destas comunidades.

    Durante o primeiro trimestre de 2024, arrancaram também as obras na bancada do Campo do Viso, e nas infraestruturas elétricas do Estádio da Praia. Esta primeira empreitada, estimada em 215 mil euros, pretende requalificar a bancada existente, com vista à melhoria das condições de conforto, segurança e circulação.

    Já o Estádio da Praia, a maior infraestrutura desportiva sazonal gerida pela Ágora e que funciona há 15 anos com diversas competições e atividades, está a ser reabilitado ao nível do equipamento eléctrico e torres de iluminação, com um valor de empreitada de 79 mil euros.

    Com arranque previsto para o segundo semestre de 2024, o Campo Municipal de Campanhã, um novo equipamento desportivo com implantação em terreno entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais, ainda carece do visto do Tribunal de Contas.

    Com uma área que ascende aos 17 mil metros quadrados, o espaço abrange um campo de jogos com bancada coberta, além de um edifício de apoio e novo arruamento com lugares de estacionamento. Este novo complexo desportivo tem um valor de empreitada na ordem dos 4,6 milhões de euros.

    Ainda em contratação de projeto encontra-se a Zona Desportiva Oriental, em Campanhã. Designada por Espaço Radical Zona Oriental, trata-se da construção de um parque de desporto com a instalação de um skate park, pump track, estações de street workout, basquetebol e escalada.

    Também em fase de contratação de projecto, a GO Porto tem ainda em mãos a construção de um novo complexo desportivo no Campo Municipal da Ervilha, que serve o Futebol Clube da Foz, com três campos de futebol com relvado sintético, bancada, balneários, ginásio, edifícios de apoio para áreas administrativas e arranjos exteriores.

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    Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica

    A Mapei irá marcar presença de 2 a 5 de Maio no evento anual dedicado ao sector da construção, com a apresentação de uma nova linha de produtos dedicada ao segmento da reabilitação

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    O fabricante mundial de produtos químicos para a indústria da construção marcará, uma vez mais, presença na Tektónica, uma feira que considera estratégica para divulgar soluções, estabelecer contactos estratégicos e acompanhar as mais recentes tendências do mercado.

    Em destaque nesta edição estará a sua nova linha Mape-Antique, uma gama completa de argamassas compostas por cal e eco-pozolana uma gama de produtos, completamente isentos de cimento, dedicadas à consolidação e reabilitação da alvenaria de edifícios de valor histórico e arquitectónico, realizados em tijolo, pedra, tufo ou alvenaria mista.

    Os produtos da gama Mape-Antique têm características físico-mecânicas muito semelhantes às das argamassas para alvenaria e rebocos utilizadas no passado, razão pela qual resultam mais compatíveis com qualquer tipo de estrutura original.

    Ao mesmo tempo, têm elevada resistência físico-química às acções agressivas, ambientais (chuva ácida, gelo-degelo e gases poluentes) e internas à alvenaria (sais solúveis e humidade). A maioria dos produtos Mape-Antique possui elevados valores de transpirabilidade e, no caso dos rebocos desumidificantes, de porosidade. Graças à sua estrutura macroporosa, são capazes de favorecer a evaporação da água presente na alvenaria muito mais do que as tradicionais argamassas para reboco de base cimentícia ou de cal-cimento. Este processo permite que as estruturas húmidas sequem, ou evitem a ascensão capilar de humidade, o que proporciona um maior conforto habitacional. Além disso, se estiverem presentes na alvenaria sais solúveis, estes cristalizam dentro dos macroporos, sem produzir tensões no reboco que o possam degradar.

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    Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica

    A Passivhaus Portugal marca mais uma vez presença na Tektónica. Juntando num espaço próprio vários dos seus parceiros e criando várias dinâmicas de workshops e conversas em contínuo. Uma oportunidade para conhecer melhor este padrão que é também uma certificação

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    Em conjunto com os parceiros em exposição, a Passivhaus Portugal construiu um programa de workshops práticos contínuos, com apresentação de soluções, formas de aplicação, resolução de problemas, e muito mais. Entre workshops poderá também assistir à apresentação de projectos Passivhaus e algumas conversas entre stakeholders da área.
    De notar que o sector da eficiência energética é o que mais vai crescer nesta edição da Tektónica. Não será por acaso. A procura de soluções de habitação, residencial e de escritório, que geram poupança ao mesmo tempo que garantem conforto, saúde para os seus habitantes, e protecção para o meio ambiente, está a crescer.

    “Porque é que em Portugal, um país com um clima ameno, temos de viver com maior desconforto dentro de nossa casa ou do escritório onde trabalhamos, do que alguém que vive num clima frio? Não faz sentido. E isso é algo que entre a classe profissional é já óbvio e começa a tornar-se também para o público em geral. O padrão Passive House dá resposta a todas as questões de conforto, saúde e eficiência e, em Portugal, de forma até mais simples do que, por exemplo, na Alemanha, uma vez que falamos do único padrão no mundo que é quantitativo e rigoroso. E esta é uma das mensagens que levamos para a Tektóncia”, afirma João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal.

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    OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”

    No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos recordou o estabelecimento e a acção do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) na conferência “As Brigadas de Abril”

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    O aprofundamento das pesquisas sobre o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), corpo de especialistas criado em 1974 para desenhar e pôr em marcha soluções habitacionais para a imensa população dos bairros de lata, barracas e casas degradadas de Portugal, em coordenação com associações de moradores e os seus recursos eventualmente disponíveis, levou o arquitecto e investigador da CEAU-FAUP Ricardo Santos a afirmar-se espantado pela dimensão, heterogeneidade e desenvolvimentos do “processo”.

    Presente na sessão organizada pela Secção de Lisboa e Vale do Tejo “As Brigadas de Abril”, que decorreu no dia 23 de abril, na sede da Ordem dos Arquitectos, o arquitecto contextualizou o SAAL como um “processo”.

    “As pessoas não falam em projecto, começava antes da intervenção e continuava depois do projecto, com alta participação popular, a ideia de democracia directa, o controlo pelo povo, ao serviço do qual estavam os técnicos”, destacou.

    O SAAL registou 170 operações iniciadas, a construção de 76 bairros e o envolvimento de 42 mil famílias entre 1974 e 76, ano em que passou para a alçada das autarquias. “Só em Lisboa houve intenção de construir 17 bairros, sete chegaram à construção, dois foram terminados”.

    A arquiteta Lia Antunes, a preparar uma tese sobre a intervenção das mulheres no SAAL (no Darq-UC e Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP), destacou o papel das moradoras dos bairros de lata, a sua tomada da palavra como a primeira ideia de cidadania, a sua organização e o conhecimento sobre os fogos existentes, sobre as casas que seriam necessárias e sobre a composição das famílias. “As mulheres preparavam as palavras de ordem para as manifestações”, sinal da consciência da sua condição e da vontade reivindicativa.

    Quanto às técnicas, o seu papel é significativo, como foi o caso da arquiteta Ana Salta e de Manuela Madruga (da Brigada Técnica, nome das equipas técnicas do SAAL, maioritariamente com jovens arquitetos e estudantes, que viriam a elaborar planos e projetos e a diagnosticar as situações habitacionais) no Bairro Esperança de Beja; com Nuno Portas, a arquiteta Margarida de Souza Lobo tinha esboçado um modelo de intervenção multidisciplinar e de habitação evolutiva para o bairro de lata da Quinta do Pombal; a socióloga Isabel Guerra, que trabalhou nos bairros sociais de Setúbal, “em janeiro de 74 já tinha apresentado uma proposta para o Bairro da Liberdade que antecipava o SAAL”; “as assistentes sociais foram a cola do processo”, com presença diária nos bairros mediando conflitos, respondendo aos inquéritos sobre as condições físicas dos bairros, e sobre necessidades e desejos das populações. Houve também “uma dimensão internacional” com participação de técnicas de outros países e muitos outros exemplos de compromisso, de “urgência, intensidade, generosidade” podiam ser dados.

    Justamente sobre a “intensidade” dos trabalhos e da vivência que os caracterizou falou Adelaide Cordovil, assistente social e elemento da equipa do SAAL no Fonsecas-Calçada. “Já lá vão 50 anos, era tudo muito intenso. Estava a destapar-se uma panela de pressão?”. Adelaide Cordovil explicou que as pessoas acreditavam no que podiam transformar, tinham essas vontade e energia, aprendiam umas com as outras e tinham ideias claras e fundadas do que precisavam para as suas casas.

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    2024 será um ano de expansão para a Hipoges

    A Hipoges atingiu 49 mil milhões de euros em activos sob gestão a nível global até ao final do de 2023, mantendo uma taxa de crescimento contínuo em todos os países onde opera e avançando no seu plano de crescimento estratégico

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    O anúncio foi feito pelos líderes da Hipoges, Hugo Velez e Claudio Panunzio, durante o Town Hall 2024 realizado a nível global, que reuniu os quase 2.000 colaboradores que a Hipoges tem espalhados pelos seus 11 escritórios em Espanha, Portugal, Itália e Grécia.

    “Somos uma marca cada vez mais importante”, sublinha Hugo Velez. “O ano passado foi desafiante e 2024 também o é, mas continuamos a crescer, e fazemo-lo de forma sustentada e nos quatro países onde estamos presentes”.

    Claudio Panunzio refere que a Hipoges tem o desafio de “continuar a desenvolver as melhores práticas na gestão de activos”.”Ǫueremos concentrar-nos na nossa expansão internacional e tirar partido da nossa posição para continuar a crescer organicamente e também através de novas aquisições. Estamos actualmente a avaliar quatro ou cinco oportunidades de aquisição em Espanha, Portugal e Itália”.

    Durante o evento, a Chief Financial Officer da Hipoges, Marta Márquez, destacou a “clara tendência de crescimento” da empresa durante o ano de 2023, apesar do contexto de incerteza em que opera, o que lhe permite desfrutar de uma “sólida posição de mercado”.

    Já o Global Chief Operations da Hipoges, Juan Ramón Prieto, fez um balanço do desempenho da empresa em 2023, um ano em que “tivemos de superar grandes desafios devido à evolução da actividade jurídica e imobiliária em Espanha e Portugal”. Apesar dos atrasos nos prazos legais, da redução da quantidade de stock para venda e da queda das hipotecas, a Hipoges “conseguiu aumentar o volume de negócios e comercializar activos mais rapidamente do que o esperado, tanto em Espanha como em Portugal”.

    Durante o ano de 2023, a Hipoges reforçou as suas linhas de negócio e serviços, bem como a sua quota de mercado, através da criação de duas novas empresas e da aquisição de uma participação maioritária numa terceira: a KPI Hotel Management Solutions, especializada na gestão de hotéis e resorts, com presença em Portugal e Grécia; a Finanwin, uma plataforma de mediação hipotecária que opera em Espanha e Portugal; e a F&G, focada na gestão de documentação de activos financeiros.

    Durante a sua intervenção, Margarida Maia, Chief Services Officer, explicou que a equipa da Hipoges cresceu 15,8% em relação ao ano anterior, para 1.820 colaboradores no final de Dezembro de 2023 a nível global, e a empresa espera ultrapassar a marca dos 2.000 este ano. Foram abertos novos escritórios em Espanha, em Sevilha e na Corunha, e em Portugal, em Lisboa, existiu uma mudança para um novo escritório com uma capacidade mais adequada às necessidades da empresa.

    Durante o seu Town Hall 2024, a Hipoges avançou ainda as quatro grandes linhas do plano estratégico em que a empresa pretende alicerçar o seu crescimento: diversificação dos mercados geográficos e das linhas de actividade; aposta na inovação tecnológica; melhoria da eficiência e das margens de rentabilidade; e aposta na captação e fidelização de clientes.

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    Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa

    Esta iniciativa representará uma redução de mais de 50 000 toneladas de CO2 equivalente por ano nas emissões provenientes do consumo de electricidade do Grupo

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    O Roca Group, líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para a casa de banho, anunciou um contrato de compra de energia renovável a longo prazo (PPA – power purcha-se agreement), que terá vigência de dez anos, de 2025 a 2035, ligado às novas instalações solares Trévago I & II, situadas na província de Sória, em Espanha.

    A entrada em funcionamento das instalações de produção solar Trévago I e II está prevista para Julho de 2025. Estas instalações contam com uma capacidade de 86,84 MWp. Do total da capacidade, 80% destina-se ao Roca Group e prevê-se a produção de 120 GWh de energia limpa anualmente, o que corresponde ao volume necessário para abranger o consumo eléctrico de todas as operações do Grupo em território europeu.

    Os projectos estão a ser desenvolvidos pela Bruc Energy, uma empresa de produção de energia renovável, e contou-se com a consultoria jurídica da Baker McKenzie, por parte do Roca Group, e da Allen & Overy, por parte da Bruc, assim como com o apoio estratégico da Schneider Electric, através dos respectivos serviços de consultoria em PPA, no que respeita à coordenação de todo o processo.

    Este processo representará uma redução de mais de 50 000 toneladas anuais de CO2 equivalente, o que corresponde ao consumo de energia do Grupo na Europa. Trata-se de mais um objectivo atingido no plano de descarbonização do Roca Group que se vem juntar à recente entrada em funcionamento da primeira fábrica de produção de louça sanitária neutra em emissões de carbono a nível mundial. O Grupo acumula já uma redução de 39% nas respectivas emissões directas de CO2 equivalente e de 47% na respectiva intensidade energética entre 2018 e 2022, aproximando-se do objectivo de reduzir para zero as emissões líquidas em 2045.

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