CECE e Comissão Europeia debatem medidas para aumentar competitividade da indústria
Associação destaca que a indústria europeia requer uma “estratégia de políticas industriais holísticas e um plano de acção” a nível da União, no sentido de ajudar a assegurar a competitividade das indústrias europeias, criar empregos e impulsionar um novo crescimento económico sustentável na Europa

Pedro Cristino
Constructel Visabeira com 1,9MM€ de volume de negócios em 2024
Produção renovável abastece 90% do consumo em Abril
Estudo: Transportes europeus estão “desajustados” e “pouco inclusivos”
Investimento em imobiliário comercial cresce 151% nos primeiros três meses ano
Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%
Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato
Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha
Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025
BdP adquire nova sede por 191,99 M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
O Comité para o Equipamento de Construção Europeu (CECE) anunciou que o seu presidente se reuniu com o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, para debaterem uma estratégia para a indústria na União Europeia (UE).
Em comunicado de imprensa, esta associação destaca que a indústria europeia requer uma “estratégia de políticas industriais holísticas e um plano de acção” a nível da União, no sentido de ajudar a assegurar a competitividade das indústrias europeias, criar empregos e impulsionar um novo crescimento económico sustentável na Europa.
De acordo com a nota, Bernd Holz, presidente da CECE, enfatizou, perante o responsável da Comissão Europeia, “quão vital poderia uma política industrial coerente ser para o futuro da indústria de equipamentos de construção” no Velho Continente. Entre os pontos relevantes, o Holz sublinhou a vigilância no mercado, o comércio internacional e o cumprimento dos regulamentos.
Por sua vez, Katainen confirmou a disponibilidade e o compromisso da Comissão para apoiar a competitividade industrial da UE e apresentou a sua abertura para receber mais contribuições relativamente a medidas políticas e a iniciativas. “Agradeço muito o interesse a abordagem prática do Comissário Katainen”, afirmou Bernd Holz, revelando ter confirmado a Katainen que a CECE está pronta a apresentar “exemplos concretos de regulações onerosas, bem como de novas iniciativas que podemos colocar em prática para atingir o objectivo de 20% do PIB da UE pela indústria”.
O Comité destaca que, no seio da Comissão Europeia, a iniciativa para uma estratégia de políticas para o sector industrial tem causado alguma controvérsia. Contudo, os Estados Membros têm apresentado um “apoio unânime” através do Conselho de Competitividade. Neste sentido, o CECE está já a colaborar com a sua experiência para a iminente resolução do Parlamento Europeu, segundo a qual, a Comissão apresentará a estratégia industrial europeia, a adoptar após a sua próxima sessão plenária, que terá lugar a 5 de Julho.
Neste âmbito, o CECE pretende proporcionar à indústria europeia “os meios para aumentar o peso deste sector no PIB para 20% até 2020”. Os principais campos de acção incluem a redução da onerosidade acarretada pelo cumprimento da legislação da UE, assegurar a concorrência leal através de uma melhor vigilância no mercado, procurar um maior alinhamento nas políticas internacionais para evitar barreiras técnicas ao comércio, acesso ao financiamento, digitalização e novos modelos de negócio ou o investimento em talento.