Conhecidos vencedores dos concursos para a Estrela

Por a 21 de Julho de 2017

Já foram conhecidos os resultados dos dois concursos promovidos pela Junta de Freguesia da Estrela, com a assessoria da OASRS .

Ao concurso para os módulos de restauração no Largo Vitorino Damásio, concorreram 18 propostas. O júri,  composto pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, o  arquitecto Paulo Pinheiro e o arquitecto Marcelo Dantas (indicado pela OASRS) considerou que a proposta apresentada pelos ARCA (Sebastião Couto Garcia Ribeiro, Pedro João Salvador Durão, Frederico Lopes Dias Negrelli de Albuquerque), vencedora do concurso, “destacou-se pelo modo como alia, de forma simples, racional e coerente, referências construídas e paisagísticas da cidade histórica com um desenho modular e flexível, garantindo uma harmoniosa integração no local, ao mesmo tempo que a resposta às necessidades do programa fica facilitada na sua adequação às exigências específicas de cada concessionário.

ARCA

Proposta vencedora para o Largo Vitorino Damásio

Neste concurso, o segundo prémio foi atribuído ao arquitecto Nélson Filipe Pires João, e o terceiro, à proposta da autoria do arquitecto César Augusto Costa Marques.


O júri deliberou ainda atribuir duas menções honrosas aos trabalhos classificados em 11º e 12º lugares, da autoria do arquitecto Eduardo de Carvalho Viana e do arquitecto José Maria Gonçalves Vieira, respECtivamente.

Também ao concurso de ideias para módulos de restauração na Praça S. João Bosco foram apresentadas 18 propostas.

O júri, considerou que a proposta vencedora da autoria do arquitecto José Maria Gonçalves Vieira, “destacou-se pelo modo como se integra no local, assumindo uma presença dissimulada mas profundamente transformadora dos modos de aproximação e vivência do Jardim ».

Proposta vencedora para a Praça S. João Bosco

Proposta vencedora para a Praça S. João Bosco

O júri deliberou também atribuir duas menções honrosas aos trabalhos classificados em 4º e 8º lugares, da autoria do arquitecto João Albano Vinhas Fernandes e ARCA, respectivamente.

A cerimónia de divulgação dos resultados aconteceu na Academia da estrela, em Lisboa e contou com a intervenção da arquitecta Paula Torgal, presidente do Conselho Directivo Regional Sul, do arquitecto Marcelo Dantas, relator do júri, e do Presidente da J.F. Estrela, Luís Newton.

A exposição dos trabalhos de ambos os concursos ficará patente ao público até ao final do mês de Setembro, na galeria de exposições na Academia Estrela.

 

 


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *