Zaha Hadid Architects vence concurso para Porto de Tallinn

Por a 5 de Setembro de 2017

O gabinete Zaha Hadid Architects foi o vencedor do concurso para a revitalização do Porto de Tallinn, na Estónia. O projecto foi escolhido pela sua “abordagem inovadora e integrada”, anunciou o promotor, o Porto Marítimo de Tallinn.

A proposta do gabinete de Zaha Hadid, “criou habilmente uma ligação equilibrada entre o espaço urbano e a área do porto, prevendo vias de acesso e soluções de trânsito cuidadosamente pensadas”, disse Valdo Kalm, presidente do conselho de administração do Porto Marítimo.

Segundo o mesmo responsável, a destacar no projecto vencedor há também  “as diagonais que atravessam os caminhos para pedestres, em torno das quais foi estabelecido um espaço urbano diversificado e memorável” e detalhes como  recursos de água ao longo da Rua Reidi e a sua elevação suave e parcial”. Kalm faz ainda referência à criação de uma praça urbana e à vegetação proposta, bem como à componente logística,  que resultou num masterplan realista.

O projecto que deverá estar concluído em 2030, partiu de um concurso lançado com o objectivo de criar uma ligação entre a cidade e o porto, estimulando um desenvolvimento que se pretende que complemente as funções portuárias existentes.


A equipa projectista do gabinete de Zaha Hadid irá agora trabalhar em conjunto com o escritório de arquitectura RemPro, os consultores de engenharia Tyrens UK, os consultores imobiliários Colliers Estonia e os peritos em design visual RLB UK e VA-Render, no sentido de  desenvolver o projecto, e apresentar um plano final até ao fim do corrente ano.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *