OODA + Meandre ETC vencem renovação e expansão do Liceu Francês em Lisboa
“Plasticamente os edifícios terão um tipo de materialidade diferente dos demais, contudo, enquanto fragmento de memória, será usado o sistema ´brise soleil´ nas fachadas porque já existe essa abordagem na restante escola”

Ana Rita Sevilha
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
O colectivo composto pelos portugueses OODA e os franceses Meandre ETC, em colaboração com Panorama, Alto e GEG, foram os vencedores do concurso limitado por prévia qualificação, lançado em Janeiro último, que contemplava a renovação e expansão do Liceu Francês, em Lisboa.
Totalizando uma área de 4150m2, a proposta “assenta numa implantação eficiente, que segue a geometria de organização radial, e cria um conjunto de novos volumes que ao se sincronizar com o existente cria simultaneamente três corpos programáticas importantes, mas distintas que são depois complementadas com três espaços exteriores diferentes como pátios abertos”, explicam os arquitectos em nota de imprensa.
No mesmo documento, a equipa explica também que os edifícios organizam “de forma clara as vertentes essenciais do projecto enquanto procuram consolidar bem a diferença de altura do terreno e enquanto procuram dialogar da forma mais natural com os edifícios existentes nos quais encosta”.
“Plasticamente os edifícios terão um tipo de materialidade diferente dos demais, contudo, enquanto fragmento de memória, será usado o sistema ´brise soleil´ nas fachadas porque já existe essa abordagem na restante escola, mas também porque é uma forma muito eficaz de resolver a enorme exposição solar do local’, concluem.
A proposta vencedora foi escolhida após uma 2ª fase de apresentação de propostas em que também participaram Lacaton & Vassal + Nuno Valentim, Ricardo Bak Gordon + PROAP, Terreneuve + Costa Lopes, Inês Lobo + Miguel Judas.
O ínício da construção está previsto para Janeiro de 2019.