Sonae Sierra constrói shopping na Colômbia
O projecto conta com um investimento de mais de 52 milhões de euros e terá 43.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), que será construída num terreno com 12 hectares, o que permite uma expansão futura do projecto

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Estão já em marcha os trabalhos de construção do centro comercial Jardín Plaza Cúcuta, na Colômbia, desenvolvido pela Sonae Sierra e pela empresa colombiana Central Control. O projecto conta com um investimento de mais de 52 milhões de euros e terá 43.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), que será construída num terreno com 12 hectares, o que permite uma expansão futura do projecto.
O centro comercial terá, segundo os promotores, uma oferta variada e de qualidade, com 180 lojas que irão alojar diferentes marcas internacionais, nacionais e locais, atendendo às necessidades dos habitantes da região. Além disso, terá ainda um impacto positivo na economia local, com a criação de 4.500 postos de trabalho directos e indirectos: 1.000 durante a etapa de construção e 3.500 quanto estiver aberto ao público.
“Estamos muito satisfeitos com o arranque da construção do Jardín Plaza Cúcuta, o nosso primeiro projeto neste mercado, e com o qual pretendemos oferecer uma experiência única de compra e lazer aos cidadãos de Cúcuta e da região. Este centro comercial colocará à disposição uma oferta comercial diversificada, convertendo-se assim numa das principais atracções da cidade e da região”, destaca Tiago Eiró, director geral da Sonae Sierra na Colômbia.
Por seu lado, Juan Luis Restrepo, presidente da Central Control, afirma: “O Jardín Plaza Cúcuta será o motor de desenvolvimento da cidade, atraindo investimentos para a capital da região do Norte de Santander e que atraiu importantes marcas que pela primeira vez terão presença na cidade, como os cinemas Royal Films, o hipermercado Olímpica, o centro de diversões para crianças Arkadia, o Alkomprar e o ginásio Fitness People. Adicionalmente, o centro irá contar com lojas de marcas locais de grande relevância e tradição para os habitantes da cidade”.
O Jardin Plaza Cúcuta, cuja abertura está prevista para o final de 2018, estará estrategicamente localizado sobre o anel rodoviário oriental de Cúcuta. Entre os serviços que o centro comercial irá oferecer, destacam-se: parque de estacionamento gratuito com capacidade para 1.400 automóveis e 400 motas, e WiFi gratuito entre outros.
O centro comercial terá apenas um piso e será o primeiro a céu aberto na cidade, com um conceito arquitectónico inspirado na natureza e pensado para criar um ambiente tranquilo e agradável para os seus visitantes. Estas características permitirão uma interacção com a atmosfera envolvente, contando ao mesmo tempo com zonas cobertas, nomeadamente na praça de restauração e nos corredores – aspectos pensados para garantir a comodidade dos visitantes, independentemente do clima.