Concreta 2017: UMinho apresenta porta que bloqueia fogo, micróbios e ruído
“A porta multicamada está patenteada e a gerar expectativa no mercado nacional e internacional”
CONSTRUIR
‘Rossio Pombalino’ reabre com marca do Grupo Inditex
24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia
Porta da Frente Christie’s comercializa em exclusivo ‘The Park Cascais Residences’
Investimento em Construção e VAB do sector com abrandamento no 2ºT de 2024
AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé
Exposição que representou Espanha na Bienal de Veneza passa por Lisboa
Site da RE/MAX Portugal regista mais 3 milhões de visitas em Agosto
Conversa com arquitecto David Adjaye encerra exposição sobre Paulo Mendes da Rocha
Greenvolt fecha acordo para venda de portfólio em Itália por 18,7 M€
Geberit anuncia novos webinars de formação até ao final do ano
A plataforma Fibrenamics Green da Universidade do Minho e a Carpintaria Irmãos Pinto da Silva apresentam na Concreta 2017, uma porta de última geração que impede em simultâneo o avanço do fogo e de micróbios e a redução do ruído.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, explicam que “a porta multicamada está patenteada e a gerar expectativa no mercado nacional e internacional, pois responde a requisitos essenciais em espaços como hospitais, clínicas, hotéis, restaurantes e pode até vir a revolucionar a segurança e a comodidade das habitações dos cidadãos”.
O projecto, intitulado CIPSET 40, cruzou a experiência da empresa com o conhecimento produzido na UMinho. “Esta solução inovadora permite evoluir na cadeia de valor e aparecer de forma diferenciada nas principais redes e mercados”, refere Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics Green. Por seu turno, a empresa envolvida espera obter um aumento considerável no volume de negócios. O projecto foi cofinanciado pelo QREN e teve ainda parceria da TecMinho e Sciencentris, também ligadas à UMinho.
A UMinho recorda que, este é um dos projectos que a Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) vai apresentar até Domingo no pavilhão 4 da Exponor, no âmbito da Concreta 2017, Feira Bienal de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design. A presidência da EEUM vai estar nas intervenções oficiais, havendo também palestras de professores de Engenharia Civil e da Fibrenamics, stand próprio para a divulgação da oferta formativa e uma exposição com protótipos e equipamentos inovadores em áreas como a resistência e durabilidade dos materiais, a valorização de resíduos de várias indústrias e a sustentabilidade na construção.