Governo abre concurso para troço ferroviário entre Évora e Elvas
A ligação ferroviária entre as duas cidades tem por principal objectivo o transporte de mercadorias por comboio entre os portos de Sines e de Setúbal e a fronteira espanhola
CONSTRUIR
Logicor conclui nova plataforma logística em Santo Tirso
Primeiro ‘Meet Up’ da Zome aborda habitação e propõe soluções
Renovação de escritórios: custos de “fit out” na Europa registaram um aumento de 4%
Savills desenvolve conceito e projecto da nova sede da Sacyr Somague
Diana Pinto assume direcção de Digital Mall Marketing da Sierra
Schneider Electric integra Airzone no seu ecossistema Wiser
Metropolitano “estuda” prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica
Saxun lança novo sistema de protecção solar
ANA anuncia para breve lançamento de concurso para obras na Portela
Otovo cresce +88% nas receitas globais geradas em 2023
O concurso público para a construção do troço ferroviário entre Évora e Elvas será lançado até o final de Março, divulgou o Ministério do Planeamento e Infraestruturas. O investimento total ronda os 422 milhões de euros, dos quais 264 são comparticipados pelo Estado. A parcela restante, de 158 milhões de euros, é assumida por fundos comunitários, no âmbito do Programa Mecanismo Conectar Europa.
A ligação ferroviária entre as duas cidades tem por principal objectivo o transporte de mercadorias por comboio entre os portos de Sines e de Setúbal e a fronteira espanhola, permitindo aumentar a capacidade diária de comboios que saem de Sines, dos actuais 36 com 400 metros para 51 com 750 metros.
A obra implica a construção de três troços: Évora Norte – Freixo, por 70 milhões de euros; Freixo -Alandroal, 105 milhões de euros; e Alandroal-Linha do Leste, com um custo de 220 milhões de euros. A fiscalização da obra envolve uma despesa de 27 milhões de euros.
A ligação ferroviária entre Sines e a fronteira no rio Caia foi acordada na XIX Cimeira Luso-Espanhola, na Figueira da Foz, em 2003, mas o projecto só agora foi posto em marcha. O Governo destaca que, com o anúncio deste concurso, termina um período de “décadas em que não era construído um troço de caminho de ferro desta envergadura”, com uma extensão de 100 quilómetros.
A Infraestruturas de Portugal divulga que a previsão de conclusão do projecto é 2020 e a entrada em exploração em 2021.