Fundos: Comércio domina investimento imobiliário
Do lado do investimento dos fundos de gestão de património imobiliário, cerca de 41,8% destinou-se ao sector do comércio e 24,9% ao sector industrial
CONSTRUIR
Politécnico de Viana vai investir 14M€ em residência para estudantes
Quinta do Lago adquire Conrad Algarve
Residência Universitária de Braga entregue à Casais
Celeste Campinho reeleita presidente da AIPOR
Cosentino lança o desafio ‘The Bathelier’
Reabilitação urbana interrompe tendência de crescimento em Outubro
Primeiro Vila Galé Collection inaugura no Brasil
Barbot inaugura nova loja em Loulé com conceito inovador
Carolina Herrera chega à baixa do Porto
Nomad Capital lança Nomad Eden
Em Dezembro de 2017, e à semelhança do que tem sido habitual, os activos imobiliários situados na União Europeia absorveram a totalidade do investimento, atingindo os 7.719, 5 milhões de euros ao nível do valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário.
Em termos de investimento sectorial, mais de 45% da carteira dos fundos de investimento imobiliário e dos fundos especiais de investimento imobiliário abertos foi aplicado em imóveis do sector dos serviços, como indica o relatório de Dezembro de 2017 da CMVM. Ainda assim, a mesma entidade indica ainda que o valor sob gestão dos fundos imobiliários sofreu um decréscimo de 2,1% face ao mês de Novembro do mesmo ano.
Destaque, ainda, para o crescimento de 24,9% do investimento em imóveis do sector industrial por parte dos segmentos já referidos.
Já do lado do investimento dos fundos de gestão de património imobiliário, cerca de 41,8% destinou-se ao sector do comércio.
No que diz respeito às quotas de mercado detidas por parte das entidades gestoras, a Interfundos termina o mês de Dezembro novamente em primeiro lugar, com uma quota de mercado de 15%. A segunda e a terceira maior quota de mercado pertencem à Norfin, com 12%, e à Fundger com 9,4%, respectivamente.