Governo quer estratégia nacional para Portos de Portugal

Por a 22 de Março de 2018

DR

O Governo tem obras previstas para os principais portos de Portugal – Leixões, Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines e Portimão. A informação foi avançada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, por ocasião do II Encontro do Mar, na Ericeira.

Até Junho, vai ser também ser lançado o concurso público para a construção dos acessos rodoviários ao porto de Viana do Castelo.  A obra representa um investimento de 9,5 milhões de euros, que serão suportados entre a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que está responsável pela elaboração do caderno de encargos e o programa do concurso público, e a autarquia de Viana do Castelo. Está ainda previsto um investimento de 15 milhões de euros para o aprofundamento do canal de navegação, que vai permitir aumentar «para mais do dobro o número de navios que podem vir a utilizar esta indústria naval».

A Ministra frisou ainda pretende criar uma estratégia nacional para a náutica de recreio concertada com os municípios e que se está a fazer um esforço para haver «um planeamento plurianual de intervenções» para os portos mais pequenos e com vocação para a náutica de recreio.

Ana Paula Vitorino destacou também o projecto-piloto que está a avançar no Algarve, que contempla que o Porto de Faro passe a ter «uma vocação de lazer, para a náutica de recreio e para outras actividades marítimas», acrescentando que é também o que se pretende fazer na região da Ericeira.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *