Requalificação do Pavilhão de Portugal avaliada em 9,3M€
A reabilitação e requalificação do Pavilhão de Portugal irá manter a traça do edifício, além de aumentar a ligação complementar entre o Edifício Principal e a Pala Cerimonial. O edifício desenhado por Siza Vieira vai ser transformado em centro de congressos

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
O Pavilhão de Portugal, que acolheu a representação portuguesa na Expo’98 e agora pertence à Universidade de Lisboa, vai ser reabilitado para receber um centro de congressos, um de exposições e outro de recepção de visitantes internacionais. A empreitada de reabilitação e requalificação do Pavilhão de Portugal vai decorrer entre 2019 e 2021, num investimento máximo global de 9,3 milhões de euros, acrescidos de IVA.
As obras foram outorgadas através de uma resolução de Conselho de Ministros publicada em Diário da República esta terça-feira, que autoriza a Universidade de Lisboa a realizar a despesa necessária à celebração da obra.
Numa nota a que o CONSTRUIR teve acesso, o Pavilhão de Portugal irá acolher um Centro de Congressos, com um auditório polivalente e capacidade de 650 lugares, permitindo a sua subdivisão em dois auditórios autónomos, um conjunto mínimo de nove salas, uma recepção e salas de apoio.
Será ainda disponibilizado um Centro de Exposições, de carácter modular, onde possam ser organizadas simultaneamente diferentes exposições, destinado, nomeadamente, à divulgação e promoção do conhecimento e ao usufruto público do vasto espólio científico, cultural e artístico da Universidade de Lisboa.
O Pavilhão acolherá ainda um centro de recepção de visitantes internacionais, adequado à internacionalização da Universidade de Lisboa, que irá permitir o funcionamento dos serviços de acolhimento a estudantes, docentes e investigadores associados à actividade académica da Universidade. Serão ainda requalificados os espaços comuns, desenvolvida uma nova concepção de circulação, actualizados os sistemas de segurança e reabilitados os sistemas de ar condicionado e de iluminação.
A reabilitação e requalificação do Pavilhão de Portugal irá manter a traça do edifício, além de aumentar a ligação complementar entre o Edifício Principal e a Pala Cerimonial.
Ex-líbris da exposição que completa 20 anos, o Pavilhão de Portugal, desenhado pelo arquitecto Siza Vieira, foi utilizado para diversas finalidades nas últimas duas décadas, acolhendo eventos dispersos, sem traço de continuidade ou organização programática.
O Pavilhão, classificado como Monumento de Interesse Público, constitui um marco da arquitectura e da cultura portuguesas, fazendo parte, desde 1 de Agosto de 2015, do património da Universidade de Lisboa.
Segundo a resolução do Conselho de Ministros, os encargos financeiros decorrentes da presente resolução são suportados por verbas do orçamento da Universidade de Lisboa, estando assegurada a respectiva cobertura orçamental por receitas gerais e por receitas próprias, na proporção de 43,4 % e 56,4 % respectivamente.
Foram ainda delegados no Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a competência para a prática de todos os actos a realizar no âmbito do procedimento de formação do contrato público para a realização da reabilitação e requalificação do edifício.