Projecto Coopérnico é o vencedor do programa de Inovação Social promovido pela Schneider
Rita Marouço, da Coopérnico, assegura que é missão dos membros da cooperativa investirem, colectivamente, em projectos de energia solar que são propriedade da cooperativa e instalados nos telhados de organizações de apoio social, que muitas vezes lutam para conseguir cobrir os seus próprios custos energéticos
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O Projecto Coopérnico, uma cooperativa de energia verde que combina sustentabilidade, investimento ético e apoio social, foi o vencedor português do programa “Inovação Social para combater a pobreza energética”, iniciativa promovida pela Fundação Schneider Electric que procura identificar as 15 organizações mais inovadoras com projectos e soluções criativas para lidar com a pobreza energética e promover a sustentabilidade na Europa.
Rita Marouço, da Coopérnico, assegura que é missão dos membros da cooperativa investirem, colectivamente, em projectos de energia solar que são propriedade da cooperativa e instalados nos telhados de organizações de apoio social, que muitas vezes lutam para conseguir cobrir os seus próprios custos energéticos.
Em Roma, foram nomeados os 5 projectos com o maior impacto social, de 5 países diferentes, entre os quais se encontra o projecto português que tem como missão envolver os cidadãos e empresas na criação do novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente.
Os vencedores do programa são uma amostra, muito diversa, de inovadores sociais da Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Espanha, todos eles comprometidos numa luta contra a pobreza energética e a promoção da sustentabilidade nos seus países e na Europa. Os 15 vencedores participaram num processo intensivo de consultoria, de 12 semanas, que os ajudou a projectar uma estratégia efectiva para aumentar o seu impacto. Cada empreendedor social contou com o apoio de uma equipa de assessores e consultores qualificados, com um total de aproximadamente 300 horas de sessões de tutoria.
Durante o encontro em Roma, os empreendedores sociais apresentaram os seus projectos e os desenvolvimentos realizados durante as 12 semanas de acompanhamento e, posteriormente, tiveram a oportunidade de participar em quatro reuniões, individuais, com parceiros estratégicos que lhes forneceram feedbacks e sugestões sobre as suas estratégias.
O programa “Inovação Social para combater a pobreza energética” é uma iniciativa da Ashoka e da Fundação Schneider Electric, que conta com o apoio da Foundation de France em parceria com a Enel.