ACS ganha construção da maior ponte atirantada da América do Norte
O projecto, que será desenvolvido em regime de parceria Público-Privada, inclui o desenho, construção, financiamento, operação e manutenção de uma nova ponte internacional atirantada que terá uma extensão de 2,5 quilómetros
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O Governo do Canadá adjudicou ao Grupo ACS, através das suas filiais ACS Infraestructure (Iridium) e Dragados, o contrato de concessão para a construção da nova ponte Gordie Howe, que ligará as cidades de Detroit, nos Estados Unidos, e Windsor, no Canadá, assim como as passagens fronteiriças associadas à infra-estrutura. Segundo várias fontes internacionais, o contrato está avaliado em 2,6 mil milhões de euros e o consórcio vencedor, além da ACS, conta igualmente com a Fluor, ambas detentoras de 50% da concessionária e responsáveis pelos trabalhos de operação e manutenção, ao passo que a Dragados lidera o consórcio responsável pela construção.
O projecto, que será desenvolvido em regime de parceria Público-Privada, inclui o desenho, construção, financiamento, operação e manutenção de uma nova ponte internacional atirantada que terá uma extensão de 2,5 quilómetros. Quando concluída, a ponte atravessará o rio Detroit, que separa ambos os países, contará com seis faixas em cada um dos sentidos de trânsito, e constituir-se-á como o maior vão já construído numa ponte do género no norte da América (são mais de 850 metros sem pilares na água). De acordo com as mesmas fontes, o contrato inclui ainda a construção e manutenção das instalações fronteiriças tanto do lado canadiano (53 hectares) como norte-americano (68 hectares), incluindo todos os edifícios para o controlo de passageiros e veículos, assim como trabalhos de reabilitação da auto-estrada I-75, que ligará a ponte à cidade de Detroit.
A passagem fronteiriça entre Windsor e Detroit é considerado como um dos mais movimentados da região e é encarado como vital para a economia e industria de ambos os países, especialmente no que respeita à industria automóvel. O novo projecto proporcionará ainda uma via alternativa para o transporte de bens e pessoas entre os Estados Unidos e o Canadá, descongestionando as rotas existentes e favorecendo o crescimento das relações comerciais entre ambos os países. A assinatura do contrato de concessão e o fecho financeiro estão estimados para o terceiro trimestre deste ano.