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IKEA reinventa produtos icónicos para assinalar os 75 anos de existência

Os produtos escolhidos serão desvendados no Catálogo IKEA 2019, que a marca sueca fará chegar a casa dos portugueses a partir do dia 23 de Agosto

Ana Rita Sevilha
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IKEA reinventa produtos icónicos para assinalar os 75 anos de existência

Os produtos escolhidos serão desvendados no Catálogo IKEA 2019, que a marca sueca fará chegar a casa dos portugueses a partir do dia 23 de Agosto

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A IKEA assinala este ano os 75 anos de existência (28 de Julho de 1943), e em jeito de comemoração vai reinventar e voltar a colocar em loja produtos icónicos da marca que, por sua vez, irão formar uma colecção limitada apelidada de “GRATULERA”.

Os produtos escolhidos serão desvendados no Catálogo IKEA 2019, que a marca sueca fará chegar a casa dos portugueses a partir do dia 23 de Agosto e que, reúne também, casas completas de sete famílias diferentes, convidando os leitores a inspirarem-se nas suas ideias e soluções.

Um apartamento com 16 m2, uma casa sustentável, ou um lar onde as memórias e as recordações são o ponto de partida, são algumas das propostas que servem de base ao Catálogo e que, explica a IKEA, forma criados com base nos estudos realizados por a marca sobre como as pessoas vivem em casa em vários países do mundo.

“Na IKEA aceitamos os desafios da vida real e temos a ambição de melhorar a vida em casa de todas as pessoas. E o Catálogo IKEA 2019 não foge a este objectivo. Sabendo que os estilos de vida podem variar bastante de pessoa para pessoa, na IKEA trabalhamos para tornar esse dia-dia melhor, com soluções de mobiliário inteligentes, que têm sempre em mente as cinco vertentes do design democrático: forma, função, qualidade, sustentabilidade e preços baixos”, explica Cláudia Domingues, directora de comunicação da IKEA Portugal.

O Catálogo compreende cerca de 300 páginas que serão distribuídas em 522 países e traduzidas em 38 idiomas. Ao todo, serão impressas 190 milhões de cópias em papel certificado FSC, das quais, cerca de 2,5 milhões serão distribuídas por as casas dos portugueses. O Catálogo está também disponível na versão digital.

“150 anos de vida em casa”


No âmbito das comemorações dos 75 anos e do lançamento do Catálogo para 2019, a IKEA juntou no Capitólio, em Lisboa, a arquitecta Teresa Nunes da Ponte, a socióloga, investigadora e professora, Sandra Marques Pereira, o designer de produto Gonçalo Prudêncio e a designer de interiores da IKEA Portugal, Marta Cunha, num debate para reflectir sobre a evolução da vida em casa.

A conversa foi moderada por Sónia Morais Santos, jornalista e bloguer e teve como objectivo aprofundar a importância e a evolução da casa nas nossas vidas, à luz dos comportamentos sociais e das necessidades e hábitos ao longo das gerações, bem como da evolução do papel da mulher na Sociedade, dos avanços tecnológicos ou dos novos conceitos familiares.

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“TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de Março, no Europarque, em Santa Maria da Feira

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Cerca de 500 participantes e 60 expositores encontram-se no próximo dia 29 de Março, no Europarque, Santa Maria da Feira, para debater e mostrar o presente e futuro da inovação em Portugal. O evento, organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), terá como convidada especial Cécile Huet, directora da Unidade de Robótica e Inteligência Artificial da Comissão Europeia. José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC; Nuno Afonso, CEO da SoundParticles, start-up de software áudio 3D que singra em Holywood; Ana Casaca, directora de Inovação da GALP, serão apenas alguns dos oradores que marcarão presença neste evento, que abordará temas como Inteligência Artificial e a era do ChatGPT, Hidrogénio Verde e Health Tech , onde será abordado o case-study do contributo nacional para vacina da Moderna.

“TECH4INNOV: o Presente e o Futuro da Inovação” irá ser uma mostra tecnológica de resultados de I&D e Inovação das entidades Sistema Nacional de Inovação (SNI), envolvendo painéis de debate com convidados nacionais e internacionais e espaços de desmonstração de casos de sucesso desenvolvidos por Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), Laboratórios Colaborativos (CoLAB), Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO), Test Beds e Digital Innovation Hubs.

“Queremos não só fomentar o debate em torno das tendências que estão a mudar o paradigma da inovação, mas acima de tudo mostrar à comunidade os bons projectos que resultam da estreita colaboração entre a Academia e as Empresas e como este trabalho colaborativo se apresenta cada vez mais como um dos maiores activos da nossa economia, ao potenciar a criação de valor económico e social resultante da investigação”, refere António Grilo, Presidente da ANI.

O presidente da ANI destaca ainda as oportunidades de financiamento, as Innov Talks e as Masterclasses: os nossos laboratórios, centros tecnológicos, as nossas universidades,

e as nossas empresas necessitam de aproveitar as oportunidades que há para financiarem as suas actividades de I&D. Neste evento ficarão a par não só dos vários instrumentos disponíveis, como também terão contacto directo com diferentes entidades, que os poderão ajudar a potenciar o seu negócio e potencial de mercado.”

Mostra tecnológica com mais de 60 projectos

Mais de 60 projectos ganharão neste evento uma montra para mostrarem as suas inovações. São todos casos de sucesso, alguns no mercado, outros em desenvolvimento. Envolvem entidades como Grupo Visabeira, IKEA, Agência Espacial Europeia, Portugal Space, ANACOM, Siemens Healthcare, Grupo The Navigator, a test bed “Textile of the Future”, promovida pela Lameirinho, entre muitas outras.

Oportunidades de financiamento, Innov Talks e Masterclasses

Reverse Pitch: Funding and Opportunities: neste espaço serão apresentadas várias oportunidades de financiamento para projectos inovadores. Desde programas como Horizonte Europa, SIFIDE, Missões Europeias, PRR, PT 2030, Fundo Azul, Big Science, European Innovation Council, EEA Grants Portugal ou Portugal Ventures, a fundos de investimento em I&D, como Lince Capital, Iberis, Explorer Investments, Shilling Capital, Active Cap, Indico Capital Partners, Big Start Ventures, Alea Capital Partners, Bright Ventures, Cedrus Atlantica ou Growth Partners Capital apresentar-se-ão aos participantes.

No speaker’s corner Innov Talks abordar-se-ão temas que vão desde a importância da transferência de conhecimento, das necessidades de recrutamento e retenção de talento, às cripto-moedas, à inovação social e ao projeto “Bauhaus Seas Sails”; e nas Masterclasses os participantes ficarão a saber algumas dicas como apresentar-se e promover-se no mercado.

Esta iniciativa é promovida no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Colectivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, que tem como principal objetivo promover as atividades de transferência de tecnologia e do conhecimento, potenciando a sua valorização e comercialização, através de um conjunto de iniciativas que permitam uma maior e melhor articulação entre as empresas e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e promovam internacionalmente o Sistema Nacional de Inovação.

O TECH4INNOV é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

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Deceuninck inaugura showroom imersivo

Localizado no escritório principal da empresa em Espanha, o novo showroom permite viver uma experiência imersiva em torno dos produtos e soluções da marca, todos eles de alta eficiência energética e comprometidos com a economia circular

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Com o objectivo de continuar a crescer e inovar no mercado das janelas, a Deceuninck, empresa de soluções sustentáveis para portas e janelas na Europa, entra em 2023 com a apresentação de um novo espaço de trabalho aberto, inovador e interactivo: um showroom que representa a aposta convicta da marca em proporcionar aos seus clientes e colaboradores uma forma diferente de conhecer os seus produtos e soluções.

O espaço foi desenhado para gerar e transmitir as sensações que se produzem na hora de conhecer de perto os perfis da Deceuninck. Criar uma experiência comercial única e aproximar a marca de arquitectos, distribuidores, instaladores, parceiros e clientes em geral, eis a pedra angular deste projecto, cujos design e distribuição se baseiam em vários eixos fundamentais para a empresa belga. O primeiro dos quais a formação. “O showroom é concebido, além do mais, como um espaço de formação para o profissional das janelas e, portanto, como uma extensão do projecto formativo da Deceuninck Academy, até agora desenvolvido online. A formação de clientes, construtores, arquitectos, fabricantes e todos aqueles que estejam envolvidos ou interessados na cadeia de valor da construção levou a empresa a dar a conhecer e explorar as necessidades reais da carpintaria, sobretudo na hora de fazer frente a um projecto arquitectónico. Assim, neste novo cenário, qualquer dos colaboradores da Deceuninck tem à sua disposição a possibilidade de organizar actividades formativas, team building e networking. Em suma, a Deceuninck procura com este espaço continuar a profissionalizar o sector como ponto-chave para desenvolver o seu negócio e o dos seus parceiros”, descreve a empresa.

O segundo factor estratégico prende-se com a tecnologia. “Hoje em dia, a domótica faz parte da nossa vida e proporciona-nos, de muitas maneiras, comodidade e conforto em casa. Por isso, a Deceuninck delineou o showroom como um espaço onde a tecnologia adquire um papel importante. Aqui, o visitante terá oportunidade de accionar os diferentes elementos que formam as janelas, configurá-las através de aplicações ou descobrir um corredor sensorial (um dos valores diferenciadores do showroom) onde se sentem na primeira pessoa as vantagens de ter janelas que isolam do ruído exterior, que protegem do frio ou do calor e que proporcionam um verdadeiro conforto”.

Como espaço de exposição, o showroom permite conhecer de perto os principais produtos e soluções da marca, todos eles de alta eficiência energética e comprometidos com a sustentabilidade, a economia circular e a reciclabilidade. Por exemplo, a Elegant ThermoFibra, a nova série de perfis de alta eficiência energética com selo Passive House, os sistemas de correr iSlide, com estilo minimalista e com a possibilidade de oferecer 2 e 3 carris de até 6 folhas, e ainda o novo sistema Protex 2.0, uma caixa de estores que revolucionou o mercado ao ser a primeira a obter certificação para construtores Passive House.

Em suma, o showroom pode ser definido, segundo Giorgio Grillo, general manager da Deceuninck Iberia, como “um conceito baseado em dois linhas, que serve de ponto de encontro para profissionais do sector e ainda transcende o próprio perfil para mostrar soluções com tecnologia que hoje já existe e que aumenta o conforto e a experiência do utilizador final”.

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Forster by Reynaers Group apresenta-se ao mercado português

A aquisição à escala global foi comunicada em 2017 como reforço das posições de liderança da Reynaers Aluminium e da Forster no mercado da construção, nos segmentos do alumínio e aço. A integração tem vindo a decorrer, faseadamente, nos mercados onde o grupo opera

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Em Portugal, a Forster está agora fundida na cultura e organização do Grupo Reynaers. Tanto a Forster Profile Systems Portugal como a Reynaers Aluminium Portugal permanecem empresas independentes – com a sua própria oferta de produtos e serviços nos mercados onde se inserem – ambas sob a chancela do grupo.

A Forster Profile Systems desenvolve e produz soluções seguras e energeticamente eficientes em aço e aço inoxidável para janelas, portas e divisórias de interior. Os produtos e soluções Forster para a envolvente do edifício, para aplicações interiores com e sem isolamento térmico e aplicações de segurança, tais como protecção passiva ao fogo, intrusão e bala, satisfazem elevados requisitos. Acessórios e serviços integrados para parceiros de arquitectura, planeamento e construção completam o portfólio.

Como empresa suíça globalmente activa, a Forster é líder nos campos da segurança e protecção passiva ao fogo. Tem as suas próprias filiais e parceiros de vendas em cerca de 30 países da Europa, Médio Oriente e América do Norte. Os sistemas são habilmente transformados localmente por serralheiros, parceiros da marca, aos quais é prestada a formação, o suporte técnico e as ferramentas necessárias para a transformação e instalação à luz das melhores práticas. A Forster é um parceiro no sector da construção e do imobiliário e oferece aconselhamento individual e apoio dedicado, projecto a projecto.

Nível de ouro para a sustentabilidade

A Forster também tem padrões elevados quando se trata de sustentabilidade, seja ao nível de produto, seja ao nível das operações comerciais e industriais. O novo Forster Campus, em construção na Suíça, junto à cidade que viu a Forster nascer, será o primeiro edifício comercial/industrial no país a receber a certificação LEED Gold, mundialmente reconhecida e particularmente exigente no que se refere ao impacto ambiental. Para tal, contribuem vários aspectos como a produção de energia verde e a utilização de materiais de construção sustentáveis, a utilização da água do Lago Constança para arrefecimento e do excesso de calor da produção para aquecimento, sistemas inteligentes de ventilação e, rumo à mobilidade amiga do ambiente, nova paragem de autocarro, parque de bicicletas e frotas eléctricas e híbridas. Adicionalmente, cobertura verde e bacias de retenção visam proteger a fauna e a flora locais.

Ao nível de produto, o aço já é um dos materiais de construção mais sustentáveis por ser 100% reciclável sem perda de qualidade. Contudo, a Forster ambiciona mais e encontra-se já em processo para utilização de aço verde certificado. Também no desenvolvimento de produto, a sustentabilidade está na génese e o design acontece para mitigar a pegada ecológica. Por exemplo, forster unico e forster unico XS são 100% recicláveis, já que a estrutura alveolar do perfil, que permite obter excelentes valores de U (baixa transmissão térmica), não utiliza componentes plásticos, prejudicais ao ambiente.

Portugal é mercado de aposta
Para a Forster a reabilitação urbana, pulsante em Portugal, é uma oportunidade única e claramente identificada.
À tendência crescente para a luminosidade nos espaços interiores a Forster responde com sistemas de aço para divisórias de interior, particularmente minimalistas. Por último, e talvez o mais importante, está identificado um potencial por explorar no mercado nacional quanto às portas técnicas, de uso intensivo, e quanto à segurança passiva ao fogo. Os sistemas em aço também asseguram uma estabilidade incomparável, pelo que se identificou neste segmento um potencial de crescimento promissor.

Em Portugal, a fusão na estrutura da Reynaers Aluminium, embora permaneçam empresas diferentes, aconteceu com o propósito de proporcionar ao mercado uma resposta mais eficiente e integrada. Marketing, Financeiro, Recursos Humanos, Logística e Qualidade são agora departamentos transversais. Por questões operacionais e de especificidade do portfolio de produtos, mantêm-se autónomas a equipa Técnica, Orçamentação e Comercial.

Diferenciação é determinante para o sucesso

Já à luz da cultura do Grupo Reynaers, a Forster apresenta-se no mercado português sob a crença “Think globally, Act locally” que marca a estratégia de internacionalização do grupo e é à luz da mesma que ambiciona alcançar a liderança do mercado, em 2028. Para tal, a estratégia é crescer sustentavelmente. Próximos e flexíveis. A proximidade e a flexibilidade, que muitas vezes não são favoráveis às empresas multinacionais, são tidas na Forster como condição determinante para alcançar este objectivo. Sobretudo, na fase de fornecimento capacitando o instalador para servir com excelência e responder agilmente aos desafios em obra. Com “report” direto à casa-mãe na Suíça, e a estrutura transversal de suporte consolidada em Portugal, a agilidade e a capacidade de resposta, são assim um grande factor diferenciador.
Competitividade no segmento das soluções de aço de qualidade. A competitividade das soluções assente numa proposta de valor diferenciadora vai naturalmente contribuir para a entrada no mercado português.

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Discovery Hotel Management lança Crowne Plaza Caparica Lisbon

A DHM junta ao seu portfólio mais um activo para a sua categoria MICE. Este novo projecto do grupo representa cerca de 1/3 do investimento total do fundo da DHM em 2022, e marca o início de 2023

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A DHM – Discovery Hotel Management anuncia a abertura do novo hotel do grupo, o Crowne Plaza Caparica Lisbon. Actualmente, o grupo detém sob a sua chancela, 8 design hotels, os Octant Hotels, e 10 unidades hoteleiras, os Hotels & Resorts. O Crowne Plaza Caparica Lisbon é o mais recente activo do grupo, localizado na Costa da Caparica.

O Crowne Plaza Caparica Lisbon, totalmente renovado e localizado na Aldeia dos Capuchos, tem um total de 227 quartos, com quatro tipologias diferentes, standard, premium, one-bedroom suite e ainda two-bedroom suite. Com uma oferta diferenciadora, onde o propósito é o conforto de cada hóspede, a maioria dos quartos tem vista para o mar e para as praias mais emblemáticas da Costa da Caparica.

Com um conceito distinto dos Octant Hotels e dos Hotels & Resorts, o Crowne Plaza Caparica Lisbon integra a categoria MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, do portfólio DHM, com 7 salas de reuniões, com capacidade para 500 pessoas, e ainda uma sala de eventos para 350 pessoas. Este centro de conferências funciona numa zona independente do hotel e tem ainda 280 lugares de estacionamento, uma oferta única para empresas locais e lisboetas.

Apesar de integrar esta categoria, esta unidade hoteleira está bastante focada no público nacional, casais e famílias portuguesas, que apreciem um local próximo da praia, assim como de uma zona urbana. O Crowne Plaza Caparica Lisbon oferece um ginásio de topo com zonas de cardiofitness, musculação, treino funcional e alongamentos, uma equipa preparada para acompanhar os clientes em áreas como gestão de peso, reabilitação física, pré e pós-parto, ou preparação de atletas. Aulas de grupo como Yoga ou AnimalFlow. Existem também duas piscinas, uma no exterior, e uma no interior, ambas aquecidas, de 19 e 22 metros, respectivamente. O Spa do hotel está equipado com sete salas de massagem, sauna e banho turco, complementadas por uma vasta oferta de tratamentos, a uns confortáveis 15 minutos de Lisboa.

“Acreditamos que a regeneração e o ‘turn around’ é algo que está no nosso ADN, que nos diferencia enquanto grupo hoteleiro, e é aqui que investimos verdadeiramente: elevando os padrões de serviço e optimizando a gestão e a operação dos nossos hotéis. A abertura do Crowne Plaza Caparica Lisbon vem reforçar não só a nossa oferta na categoria MICE, mas também oferecer um verdadeiro refúgio da cidade de Lisboa” declara o CEO da Discovery Hotel Management, Luís Mexia Alves.

Este novo projecto do grupo representa cerca de 1/3 do investimento total do fundo da DHM em 2022, e é o projecto que marca o início do ano de 2023. Permite ao grupo ter uma oferta “full-service” ” orientada para as famílias, com tipologias de apartamentos que permitem a estadia de até seis pessoas, atividades para as crianças, bem como para os novos “businesses travelers”, dois segmentos relevantes para a DHM.

Daniel Solsona, Diretor Geral do Crowne Plaza Caparica Lisbon considera que a abertura do hotel vem dar uma nova vida à Costa de Caparica, com “infraestruturas e actividades que irão atrair diversas tipologias de hóspedes, desde famílias a business travellers, não descurando os amantes de desporto, que têm no nosso ginásio todas as comodidades de um ginásio de topo”.

Com preços a partir de 130€ por noite, para duas pessoas, sempre com pequeno-almoço incluído em época baixa, e a partir de 200€ em época alta, o novo Crowne Plaza Caparica Lisbon O hotel, estava a ser reabilitado desde Abril de 2022, com algumas intervenções nas zonas comuns, no restaurante, que foi ampliado e renovado, e tem agora uma vista convidativa para a piscina exterior. Todas estas melhorias ficaram recentemente concluídas, e o Crowne Plaza Caparica Lisbon está agora a funcionar em pleno, com uma novidade, o Kids Club – espaço que não constava na antiga estrutura e terá a sua abertura ao público a partir de23 de Março.

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“Mais Habitação” compromete investimentos da Mercan Properties em Portugal

A proposta de lei, nos termos actuais, poderá pôr em causa projectos já anunciados pela Mercan ou em fase de desenvolvimento em zonas de relevante interesse económico e social, como o interior do país e o Algarve, e que ascendem a 481M€, com potencial de criação de 565 novos postos de trabalho directos e 690 indirectos

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Com 27 projectos no mercado nacional, a Mercan Properties, empresa do Grupo Mercan que há oito anos desenvolve projectos comerciais não residenciais em Portugal, na área do turismo, submeteu um conjunto de propostas no processo de consulta pública do Programa “Mais Habitação”, com o intuito de contribuir “com o que a sua experiência no país já demonstrou sobre o potencial de captação de investimento e desenvolvimento do turismo via Programa ARI”.
O trabalho desenvolvido pela Mercan Properties em Portugal,” exclusivamente no sector do turismo e via programa Autorizações de Residência por Investimento, totaliza 1,1 mil milhões de euros, podendo atingir os 1,4 mil milhões até ao final de 2023”, sublinha a empresa em comunicado. “Os projectos da Mercan Properties captaram o interesse de 2.500 investidores estrangeiros, dos quais mais de 1.200 realizaram investimento no ano de 2022. Números estes que posicionam o Grupo Mercan Properties como responsável pela angariação de 50% do investimento via Programa ARI no mercado comercial não residencial”, garante.
No que diz respeito à criação de emprego, os activos já existentes permitiram criar 550 empregos directos, quer nos hotéis em funcionamento quer nos serviços corporativos da Mercan em Portugal, para além da criação de cerca de 2.300 empregos indirectos, criados durante as fases de construção dos mesmos. Se se mantiver o programa ARI em Portugal, perspectivam-se ainda, no que concerne todos os projectos hoteleiros da Mercan Properties, a criação de cerca de 2.000 empregos directos, mais 3.000 empregos indirectos na fase de construção dos activos.
“A nossa actividade, tal como a de outras empresas no mercado, espelha um lado dos Vistos Gold que acreditamos que muitos dos que estão envolvidos nas críticas ao regime actual possam não conhecer, refiro-me aqui a investidores que reconhecem o potencial de Portugal ao nível da reabilitação urbana e que têm desempenhado um papel muito importante ao nível da evolução do país neste segmento e que, na verdade, de entre vários programas de Autorização de Residência por Investimento, escolhem Portugal devido à segurança, potencial e hospitalidade do país. Desde a criação de emprego à dinamização da economia e comércio local, os benefícios do investimento no mercado não residencial são inegáveis. Estamos convictos de que é possível mantê-los e potenciá-los, ao mesmo tempo que propomos melhorar as regras de forma que possamos, todos, contribuir para a melhoria de Portugal e em particular da habitação no país”, afirma Jordi Vilanova, presidente da Mercan Properties.
Acreditando no potencial positivo deste regime de captação de investimento estrangeiro, a Mercan Properties sugere que o actual programa ARI possa ser repensado e reformulado com o objectivo de o tornar uma ferramenta activa para a promoção e bem-estar do sector da habitação em Portugal.
Nesse sentido, a promotora propõem “a manutenção do programa ARI para investimento em reabilitação urbana na área do turismo, sob a presente forma ou outra a definir, revisitando os valores mínimos de investimento”; “inclusão da obrigatoriedade de contribuições extraordinárias adicionais para, por exemplo, 10% para a habitação social, arrendamento acessível ou outras; e “em caso de clara impossibilidade de manutenção do regime para todo o território nacional, propomos a manutenção do mesmo para as Zonas de Baixa Densidade, que tanto beneficiam deste tipo de programas”.
No mesmo comunicado a Mercan Properties avança que “a proposta de lei, nos termos actuais em que prevê a retroactividade dos seus efeitos a 16 de Fevereiro, poderá pôr em causa projectos já anunciados pela Mercan ou em fase de desenvolvimento em zonas de relevante interesse económico e social, como o interior do país e o Algarve, cujo impacto estimamos em 481 milhões de euros, bem como os seus efeitos laborais e sociais, tais como a criação de emprego, cujo impacto igualmente estimamos na perda de 565 novos postos de trabalho directos e 690 indirectos. Sem esquecer o contributo global de cada novo investidor estrangeiro na economia portuguesa, que ao fim de 5 anos, é de cerca de 6 vezes o valor do seu investimento inicial, tal como a APR veio a público referir”.
O grupo considera de suma importância que o devido tempo seja dedicado a esta reflexão, bem como à implementação das medidas que ficarem decididas, cumprindo o princípio da segurança jurídica que é próprio de um Estado de Direito.

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ProWein 2023 juntou Madeira e Vinho

Empresas portuguesas do sector da madeira e do mobiliário representaram Portugal na maior feira de vinhos e bebidas espirituosas do mundo

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“Na ProWein juntam-se duas áreas onde Portugal é um player de referência: a produção de vinho e a indústria de madeira e mobiliário, juntam-se o saber-fazer com a qualidade e inovação do produto, como tal a presença portuguesa foi um enorme sucesso”, afirma Vítor Poças, presidente da AIMMP.

A qualidade e inovação da oferta nacional em soluções de Embalagens e Caixas em Madeira para vinhos e bebidas espirituosas esteve bem patente na ProWein 2023, que decorreu em Dusseldorf, na Alemanha, entre 19 e 21 de Março. Camarc, EPAL- The Pallet System, Madeca, Madeipoças, Omdesign e PlacaNobre – Derivados de Madeira, foram as marcas nacionais que estiveram presentes naquela que é a maior feira de vinhos e bebidas espirituosas do mundo. A participação destas empresas portuguesas foi organizada pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, no contexto do projecto de internacionalização do sector da Madeira e Mobiliário: Inter Wood & Furniture.

Para Vítor Poças, Presidente da AIMMP, “a junção de duas áreas onde Portugal é reconhecidamente um player de referência – o vinho e a indústria da madeira e mobiliário – só pode ser um jogo de soma positiva e como tal a participação na ProWein’23 foi muitíssimo bem-sucedida para as nossas empresas”.

Este encontro da indústria da madeira com os profissionais de viticultura, produção, comércio e gastronomia mostrou que Portugal responde às tendências mais emergentes para o sector do vinho e das bebidas espirituosas e que é um mercado emissor de uma oferta ao mais alto nível, desde a concepção até à produção. Realizada na Messe Dusseldorf, o stand das empresas nacionais permitiu demonstrar a sua grande experiência numa oferta premium em embalagens e caixas de madeira para o sector dos vinhos.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito do Inter Wood & Furniture, um projecto de internacionalização gerido pela AIMMP para o sector das Madeiras e Mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector que, no ano de 2022, atingiram o máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros.

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Tektónica antecipa aumento de presenças na 25ª edição

Do número de participações já confirmadas, 29% são empresas que participam pela primeira vez e cerca de 30% retomam a sua participação. De destacar, também, a participação de empresas estrangeiras, que totalizam até ao momento 10% das inscrições

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É já de 04 a 07 de Maio que se realiza a Tektónica – Feira Internacional da Construção. Promovida pela Fundação AIP, esta será a 25ª edição deste evento que conta já com 180 empresas inscritas “o que prova que o sector continua em plena actividade e a apostar neste marketplace como plataforma de contactos e realização de negócios a nível nacional e internacional”.

De acordo com a organização, do número de participações já confirmadas, 29% são empresas que participam pela primeira vez. “Também significativo é o número de empresas que retomam a sua participação, cerca de 30%, sendo muitos destes regressos de empresas líderes no mercado nacional dos vários sectores que compõem a oferta da feira”, reforça.

De destacar, também, a participação de empresas estrangeiras, que totalizam até ao momento 10% das inscrições nesta edição, com proveniência dos mercados como a Bélgica, Espanha, França, India, Itália, Polónia, Suíça.

Na vertente internacional, a AIP destaca, ainda, o Programa de Hosted Buyers que assegurará as reuniões entre as empresas participantes e compradores internacionais, prevendo-se a participação de cerca de 50 buyers de mercados como Espanha, França e Itália.

Incluído no âmbito da Tektónica, está uma vez mais, o Prémio Tektónica Inovação, que distingue e premeia os produtos e serviços mais inovadores e sustentáveis do mercado da construção, desenvolvidos pelas empresas nas diferentes áreas em exposição que apostam no desenvolvimento de novos produtos.

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Pollen Street chega a acordo para entrada no capital da Finsolutia

A conclusão do negócio está condicionada à autorização das entidades competentes, prevendo-se que o mesmo fique concluído nos próximos meses. A operação contou com o contributo da Alantra e da Cuatrecasas na assessoria financeira e jurídica da Finsolutia e dos seus accionistas, respectivamente

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A Finsolutia, plataforma de gestão de créditos e activos imobiliários, anunciou esta quarta-feira, dia 22 de Março, que chegou a acordo com a Pollen Street Capital (Pollen Street) para a entrada no seu capital com uma participação maioritária, mantendo a equipa de gestão da Finsolutia uma posição accionista relevante.

O investimento da Pollen Street na Finsolutia enquadra-se no plano ambicioso de crescimento da empresa ibérica, fortalecendo a sua trajectória de crescimento, além de permitir a expansão para novas geografias e a diversificação da base de clientes.

A conclusão do negócio entre a Finsolutia e a  Pollen Street está condicionada à autorização das entidades competentes, prevendo-se que o mesmo fique concluído nos próximos meses. A operação contou com o contributo da Alantra e da Cuatrecasas na assessoria financeira e jurídica da Finsolutia e dos seus accionistas, respectivamente.

Com mais de 15 anos de experiência, a Finsolutia tem actualmente escritórios em Lisboa, Porto e Madrid, onde trabalham mais de 350 profissionais altamente qualificados que têm sob a sua gestão cerca de 6 mil milhões de euros em activos e que, diariamente, trabalham com alguns dos maiores investidores institucionais na área do crédito e do imobiliário, bem como com diversas instituições financeiras de renome nos dois países.

A empresa lançou a sua actividade em Portugal em 2007 inicialmente centrada na prestação de serviços nas indústrias de crédito e imobiliário. Ao longo do tempo acumulou competências e conhecimento que permitiram a evolução para um negócio que recorre à tecnologia como meio para melhor servir os seus clientes. Ancorada na sua infraestrutura tecnológica única, diversificou a sua actividade principal para novas áreas de negócio, tornando-se uma plataforma que disponibiliza serviços de gestão de créditos e activos imobiliários que opera sob múltiplas marcas (Finsolutia, FS Capital, Izilend, Twinkloo, Sell&Go e Nolon).

“O capital e os recursos agora disponibilizados pela Pollen Street permitir-nos-ão desenvolver ainda mais a nossa oferta comercial para instituições financeiras, proprietários de carteiras de ativos e fundos de investimento. Aguardamos com expectativa esta nova jornada de crescimento, que não seria possível sem o apoio constante dos nossos acionistas e clientes”, afirma Nuno ES Silva, fundador e managing partner da Finsolutia.

A Pollen Street é um fundo gestor de activos de capital privado. Criada em 2013, a empresa construiu uma forte presença em todo o sector imobiliário, financeiro e de serviços empresariais em linha com as mega-tendências que moldam o futuro da indústria. A Pollen Street gere mais de 3,7 mil milhões de euros em activos através de estratégias de capital privado e crédito em nome dos investidores, incluindo fundos de pensões públicos e empresariais, companhias de seguros, fundos soberanos, doações e fundações, gestores de ativos, bancos e escritórios familiares de todo o mundo. A Pollen Street tem uma equipa de mais de 70 profissionais com escritórios em Londres e Nova Iorque.

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Hisense são os primeiros a receber a certificação ETSI da TÜV Rheinland

A TÜV Rheinland Greater China concedeu a certificação ETSI EN 303 645, para regulamentação de cibersegurança e protecção da privacidade de dispositivos IoT de consumo, à gama de frigoríficos e máquinas de lavar inteligentes Hisense, tornando-a a primeira a receber esta certificação nestas categorias

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A empresa especialista em electrónica de consumo e eletrodomésticos, Hisense, anunciou que a TÜV Rheinland Greater China concedeu a certificação ETSI EN 303 645, para regulamentação de cibersegurança e protecção da privacidade de dispositivos IoT de consumo, à sua gama de frigoríficos e máquinas de lavar inteligentes Hisense. A marca de electrodomésticos torna-se, assim, a primeira a receber esta certificação nestas categorias.

Entre os equipamentos distinguidos encontramos o frigorífico americano de 4 portas RQ758N4SWSE e o side-by-side RS818N4TIE assim como a máquina de lavar e secar roupa WDQA1014EVJMW e as máquinas de lavar roupa WF5S1045BW e WFQA1014EVJMW. Todos estes modelos estarão à venda no mercado português no decorrer de 2023.

“A TÜV Rheinland e a Hisense cooperam no campo da cibersegurança e protecção da privacidade desde 2017. A emissão deste certificado é outro marco que assinala a nossa cooperação e que destaca a ênfase da Hisense na protecção da privacidade do consumidor e nos esforços incansáveis em cibersegurança”, assinala Chen Weikang, vice-presidente de Serviços Industriais de Fluxo de Negócios e Cibersegurança da TÜV Rheinland Greater China e engenheiro sénior.

Fundada em 1969 na China, a Hisense é um dos principais fabricantes mundiais de televisores, electrodomésticos e ar condicionado. Comercializa os seus produtos em mais de 130 países e integra o Top 10 das melhores empresas de inovação tecnológica a nível internacional. O seu portfolio de produtos inclui também smartphones e outras soluções tecnológicas para utilizadores finais e B2B.

A Hisense Iberia, com sede em Valência, leva já uma década de constante crescimento no mercado espanhol e português. Os seus produtos podem ser encontrados em mais cinco mil pontos de venda.

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Idealtom apresenta primeira gama de tintas térmicas com assinatura portuguesa

A Idealtherm, desenvolvida e produzida em Portugal, revela-se uma solução “inovadora, eficiente e sustentável” para o isolamento térmico e acústico dos edifícios

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A Idealtom, empresa portuguesa e fabricante de tintas e impermeabilizantes, apresenta a primeira gama completa de tintas térmicas, a Idealtherm. Desenvolvida e produzida em Portugal, esta solução revela-se como “inovadora, eficiente e sustentável” para o isolamento térmico e acústico dos edifícios.

A nova gama permite alcançar uma maior sustentabilidade, ecológica e económica, para os edifícios uma vez que torna possível que estes se tornem frescos mais lentamente no Inverno e aqueçam mais devagar no Verão, aumentando o conforto e bem-estar de quem neles habita. Estas soluções permitem reduzir o consumo de energia com sistemas de aquecimento/arrefecimento e contribuem para a redução da emissão de CO2 para a atmosfera, tornando a sua utilização “amiga do ambiente”.

A incorporação de microesferas ocas de vidro combinadas com pigmentos reflexivos no desenvolvimento de tintas e impermeabilizantes é uma solução tecnológica que confere maior eficácia e eficiência aos produtos, uma vez que as microesferas formam uma camada de ar que reduz a condutividade térmica da superfície, evitando a absorção ou perda de calor. Devido a esta característica, os revestimentos Idealtherm actuam como anti condensadores e evitam o aparecimento de fungos/bolor e outras consequências da humidade.

A Idealtherm é composta por três tintas plásticas à base de água e microesferas ocas de vidro que formam uma película isolante térmica e acústica. As microesferas possuem uma tecnologia específica desenvolvida pela NASA que as torna de alta resistência e baixa densidade, oferecendo um elevado desempenho aos revestimentos.

Os produtos podem ser utilizados tanto em áreas residenciais como em edifícios comerciais ou industriais nas mais diversas superfícies como: paredes, fachadas, telhados, tectos, entre outros.

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