IKEA reinventa produtos icónicos para assinalar os 75 anos de existência
Os produtos escolhidos serão desvendados no Catálogo IKEA 2019, que a marca sueca fará chegar a casa dos portugueses a partir do dia 23 de Agosto

Ana Rita Sevilha
SE lança primeiro guia sobre os desafios da Inteligência Artificial nos Data Centers
Grupo Ageas Portugal adquire residência de estudantes Granjo no Porto
Vicaima equipa Centro de Paralisia Cerebral de Ponta Delgada
MAAT recebe inventário gráfico e audiovisual de barragens em Portugal
Cleanwatts e antigos estaleiros navais do Mondego vão criar CER
Corticeira Amorim lança Navicork
Normal expande cadeia de lojas
Grupo fmMagalhães investe em novo hotel em Barcelos
Casa da Arquitectura celebra aniversário com actividades gratuitas
Edifício Lumnia colocado a 100%
papa
A IKEA assinala este ano os 75 anos de existência (28 de Julho de 1943), e em jeito de comemoração vai reinventar e voltar a colocar em loja produtos icónicos da marca que, por sua vez, irão formar uma colecção limitada apelidada de “GRATULERA”.
Os produtos escolhidos serão desvendados no Catálogo IKEA 2019, que a marca sueca fará chegar a casa dos portugueses a partir do dia 23 de Agosto e que, reúne também, casas completas de sete famílias diferentes, convidando os leitores a inspirarem-se nas suas ideias e soluções.
Um apartamento com 16 m2, uma casa sustentável, ou um lar onde as memórias e as recordações são o ponto de partida, são algumas das propostas que servem de base ao Catálogo e que, explica a IKEA, forma criados com base nos estudos realizados por a marca sobre como as pessoas vivem em casa em vários países do mundo.
“Na IKEA aceitamos os desafios da vida real e temos a ambição de melhorar a vida em casa de todas as pessoas. E o Catálogo IKEA 2019 não foge a este objectivo. Sabendo que os estilos de vida podem variar bastante de pessoa para pessoa, na IKEA trabalhamos para tornar esse dia-dia melhor, com soluções de mobiliário inteligentes, que têm sempre em mente as cinco vertentes do design democrático: forma, função, qualidade, sustentabilidade e preços baixos”, explica Cláudia Domingues, directora de comunicação da IKEA Portugal.
O Catálogo compreende cerca de 300 páginas que serão distribuídas em 522 países e traduzidas em 38 idiomas. Ao todo, serão impressas 190 milhões de cópias em papel certificado FSC, das quais, cerca de 2,5 milhões serão distribuídas por as casas dos portugueses. O Catálogo está também disponível na versão digital.
“150 anos de vida em casa”
No âmbito das comemorações dos 75 anos e do lançamento do Catálogo para 2019, a IKEA juntou no Capitólio, em Lisboa, a arquitecta Teresa Nunes da Ponte, a socióloga, investigadora e professora, Sandra Marques Pereira, o designer de produto Gonçalo Prudêncio e a designer de interiores da IKEA Portugal, Marta Cunha, num debate para reflectir sobre a evolução da vida em casa.
A conversa foi moderada por Sónia Morais Santos, jornalista e bloguer e teve como objectivo aprofundar a importância e a evolução da casa nas nossas vidas, à luz dos comportamentos sociais e das necessidades e hábitos ao longo das gerações, bem como da evolução do papel da mulher na Sociedade, dos avanços tecnológicos ou dos novos conceitos familiares.