MAN diz-se preparada para o futuro da indústria dos veículos comerciais
“Vamos analisar minuciosamente o nosso portfólio de produtos e a nossa presença em mercados internacionais, para conhecer ainda melhor as necessidades dos clientes, reduzir custos e priorizar os nossos investimentos”, revela o CEO da MAN Truck & Bus
CONSTRUIR
Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila
Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’
Reabilitação Urbana abranda ritmo de crescimento
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
Electromobilidade, condução autónoma, digitalização – a indústria dos veículos comerciais está a mudar a uma enorme velocidade e os responsáveis da MAN dizem-se preparados para responder a estes desafios.
A garantia é deixada pelo presidente da MAN Truck & Bus, que assegura que a companhia vai continuar a desenvolver
sistematicamente esforços para o aumento da eficiência. Em comunicado, a que o CONSTRUIR teve acesso, Joachim Drees revela que os destaques nestes sectores serão apresentados pela MAN Truck & Bus na feira de veículos comerciais IAA 2018, que decorre em Setembro, recordando que a “estratégia corporativa Future Lion tem como objectivo definir um foco claro da MAN para os mercados e produtos. Isto significa que vamos analisar minuciosamente o nosso portfólio de produtos e a nossa presença em mercados internacionais, para conhecer ainda melhor as necessidades dos
clientes, reduzir custos e priorizar os nossos investimentos”. Para o presidente executivo da divisão Truck & Bus da companhia, “o caminho é claro e a empresa tem de se tornar mais lucrativa para conseguir continuar a investir em desenvolvimentos futuros”. “Colocando as coisas de forma simples, vamos concentrar-nos em coisas que são essenciais para o futuro da empresa, e vamos ter a coragem de deixar para trás outras coisas”, revela Drees.
A pensar nisso, o conselho executivo da MAN Truck & Bus decidiu simplificar o portfólio de produtos com a interrupção da produção e vendas do MAN CLA. Este era um veículo direccionado especificamente para
as necessidades de mercado de economias emergentes, estando significativamente abaixo dos veículos da série TG, com muito pouca expressão ao nível de vendas de camiões da empresa. A MAN vai descontinuar a produção em Pithampur, na Índia, assim que estiverem prontas todas as encomendas colocadas até à data. Não existirá um modelo sucessor, dado que a MAN consegue dar resposta aos requisitos dos clientes nos actuais mercados onde o MAN CLA está presente com a sua vasta gama de modernos veículos TG.
Foram também lançadas outras iniciativas para aumentar a eficiência da MAN Truck & Bus, e que visam sobretudo a priorização de investimentos e o foco na redução de custos assinalados; exceptuando a rede de produção, isto também se aplica em casos de operações de vendas e desenvolvimento, bem como a custos indirectos e compromissos com
fundos. Em relação a esta estratégia, Joachim Drees afirma: “Estamos a preparar a MAN para o futuro. As bases forma lançadas com o programa PACE 2017, durante o qual muitos processos foram reestruturados de forma a se tornarem mais eficientes. Agora estamos a desenvolver essas bases, a estabilizar aquilo que já alcançámos e com a atenção especialmente direccionada para aplicar firmemente este conceito de eficiência a toda a empresa e a longo-prazo.”