Morreu o arquitecto Robert Venturi

Por a 20 de Setembro de 2018

DR

O arquitecto norte-americano Robert Venturi, Prémio Pritzker em 1991, faleceu aos 93 anos. Venturi nasceu a 25 de Junho de 1925 em Filadélfia, Estados Unidos, a mesma cidade onde acabou por falecer devido a complicações relacionadas com a doença de Alzheimer. O arquitecto estudou arquitectura na Universidade de Princeton e fundou o seu escritório em 1964, juntamente com a sua parceira e esposa, Denise Scott Brown.

Considerado o pai do pós-modernismo, Robert Venturi é uma das principais figuras da arquitectura do século XX e entre as inúmeras distinções, foi galardoado com o Prémio Pritzker em 1991. As suas obras teóricas são amplamente conhecidas, entre elas o livro “Complexidade e Contradição em Arquitectura”, que foi considerado um marco na Teoria e História da Arquitectura, tendo sido por muitos referido como um dos textos mais importantes produzidos no século XX.

Robert Venturi ficou também conhecido pela máxima “Less is a bore”, um antídoto pós-moderno do famoso ditado modernista de Mies van der Rohe “Less is more”. Entre as suas obras mais conhecidas estão a Casa Vanna Venturi, que desenhou para a sua mãe em 1964 e que venceu o prémio AIA Twenty-Five Year e foi considerada uma “obra-prima da arquitectura americana moderna”, a Guild House (1964), o Museu de Arte Contemporânea de San Diego (1996) e o Gordon Wu Hall, na Universidade de Princeton (1983), entre outros.



Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *