Braga: Entidades civis contra alienação da Fábrica Confiança

Por a 9 de Novembro de 2018

Associações e organizações de Braga lançaram um apelo ao presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, para que suspenda o processo de alienação do edifício da Fábrica Confiança.

De acordo com o Diário Imobiliário, o imóvel da Perfumaria e Saboaria Confiança foi adquirido pelo município em finais de 2011, através de um processo de expropriação por utilidade pública, com o propósito de ser reabilitado para fins culturais e no âmbito de um consenso alargado entre partidos e sociedade civil.

A autarquia chegou a promover um Concurso de Ideias, aberto à população, que recebeu 77 propostas. Em comunicado, a plataforma que defende a Fábrica refere que além da questão patrimonial, a Fábrica Confiança situa-se numa freguesia (S. Victor) com 31 mil habitantes e onde não existe qualquer equipamento cultural municipal.

“Recentemente, em menos de um mês a autarquia de Braga decidiu colocar à venda e votar em reunião do executivo e da assembleia municipal a alienação da Fábrica Confiança, não abrindo qualquer possibilidade de auscultar a população. As associações, colectivos cívicos e entidades pedem que a autarquia suspenda por seis meses o processo de alienação da Fábrica Confiança para que os cidadãos possam apresentar, junto da Câmara Municipal de Braga, propostas que viabilizem a transformação da Fábrica Confiança num edifício aberto à cultura e à cidadania”, lê-se no comunicado.

A Saboaria e Perfumaria Confiança foi fundada na cidade de Braga, em 1894, tendo funcionado até 2005. É o último edifício que testemunha o processo de industrialização da cidade de Braga dos finais do século XIX e inícios do século XX.

A Confiança chegou a ter uma sala de teatro equipada com máquina de projecção de cinema, um núcleo de futebol, um consultório médico, uma oficina tipográfica (onde se produziam rótulos e embalagens para os seus produtos), uma creche, entre outros equipamentos.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *