“O Território da Arquitectura” em exposição no CCB

Por a 12 de Novembro de 2018


Ao celebrar os seus 25 anos, o Centro Cultural de Belém (CCB) acolhe uma exposição retrospectiva da obra do arquitecto italiano Vittorio Gregotti, entre os dias 13 de Novembro e 27 de Janeiro de 2019.

Esta exposição apresenta uma narrativa explicativa das actividades abrangentes deste arquitecto e do seu gabinete ao longo de mais de seis décadas de projectos em Itália e no resto do mundo, entre 1953 a 2017.

O título da retrospectiva estabelece uma continuidade ideal com o territorio dell’architetuttura (território da arquitetura) – título programático do seu primeiro livro, publicado em 1966 – e uma forma de o espelhar: um ponto de encontro com contribuições de outras experiências e disciplinas, no qual o termo território assume o significado de material físico e conceptual da própria arquitectura.

Este projecto está documentado na exposição através de plantas e maquetes originais, bem como reproduções e fotografias.


A visita inicia-se com os trabalhos mais recentes e recua no tempo até à ligação ideal com os trabalhos da década de 1950. Mais tarde, nos anos 1970 seguiram-se concursos e projectos para cidades europeias, incluindo projectos de habitação social, na década de 1980. Os anos 90 foram anos de grandes mudanças nos princípios do planeamento urbano, e inúmeros projectos em cidades europeias. Ao longo da última década, Gregotti tem lidado essencialmente com o tópico da refundação urbana, especialmente em África e na China, com a construção da nova cidade de Pujiang, perto de Xangai.

A exposição conta com a curadoria Guido Morpurgo e produção da Padiglione d’Arte Contemporanea Milano (PAC).

No âmbito da exposição haverá ainda lugar ao debate, no dia 19 de Janeiro, na Garagem Sul do CCB e conta com a presença de Manuel Salgado e Paulo Tormenta Pinto.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *