Sonae Sierra: Primeiros 9 meses ano com resultados de 77, 7 M€
Mais vendas, em particular em Espanha e Roménia, uma maior taxa de ocupação e a venda de activos contribuíram para o aumento dos resultados directos e indirectos
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A Sonae Sierra registou um desempenho positivo no seu portefólio de activos e de negócios, tendo o Resultado Directo aumentado 9,7%, face ao mesmo período do ano anterior, e o Resultado Líquido, de 77,7 milhões de euros, permanecido estável, em comparação com o período homólogo.
Os centros comerciais detidos pela Sonae Sierra mantiveram-se numa trajectória de crescimento. As vendas dos lojistas cresceram 1,3% no portefólio europeu, quando comparadas com o mesmo período de 2017.
Espanha e Roménia destacaram-se, tendo as vendas dos lojistas crescido 9,8% e 7,3%, respectivamente. A operação em Espanha beneficiou do efeito da aquisição do Area Sur, em Junho de 2017, e a operação na Roménia foi impulsionada pelo desempenho do ParkLake. No Brasil, as vendas dos lojistas cresceram 2,4% (em Reais).
O total das rendas cresceu 1,7% na Europa numa base comparável, com um contributo significativo de Portugal e Espanha, mercados onde se registaram crescimentos de 3,9% e de 2,6%, respectivamente.
A taxa de ocupação global do portefólio subiu para 96,3%, um aumento de 0,7 pontos percentuais, em comparação com o mesmo período de 2017. Na Europa, a ocupação manteve-se estável, nos 97,1%, enquanto no Brasil subiu, de 90,3% para 93,6%.
O EBIT das propriedades detidas atingiu os 64 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um decréscimo de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este número é reflexo das vendas de activos que a Sonae Sierra levou a cabo na Europa e do efeito negativo da desvalorização do Real. Excluindo este último efeito, o EBIT das Propriedades teria aumentado 4,2%.
Reciclagem de capital
A Sonae Sierra continuou a implementar com êxito a sua estratégia de reciclagem de capital nos primeiros nove meses do ano. Reduziu a sua participação no centro comercial SerraShopping e prosseguiu com sucesso os projectos de desenvolvimento em curso: Jardín Plaza Cúcuta (Colômbia), Emilia District (Parma, Itália), Fashion City Outlet (Grécia), McArthurGlen Designer Outlet Málaga (Espanha) e Shopping Centre Zenata (Marrocos) e, em Portugal, as expansões do NorteShopping e do Centro Colombo. Destes, espera-se que estejam concluídos no curto prazo os seguintes:
O novo Fashion City Outlet (Grécia), uma parceria entre a Sonae Sierra e a Bluehouse Capital, com uma área total de 20.000 m2, terá mais de 70 lojas de operadores de renome e uma oferta, seleccionada de marcas de moda, a preços significativamente reduzidos, durante todo o ano.
A construção do McArthurGlen Designer Outlet Málaga (Espanha) continua a bom ritmo. Esta parceria 50/50 entre a McArthurGlen e a Sonae Sierra representa um investimento de 140 milhões de euros para criar um novo espaço de retalho com 30.000 m2. Irá oferecer aos consumidores um mix comercial de qualidade composto por mais de 170 marcas. Tem inauguração prevista para o início de 2019.
No Jardín Plaza Cúcuta (Colômbia) os trabalhos de construção também estão avançados. Este projecto, que é uma parceria entre a Sonae Sierra e a Central Control, conta com um investimento total de 52 milhões de euros e uma Área Bruta Locável de 43.000 m2, que fará dele o maior centro comercial da cidade. A inauguração está prevista para o início de 2019.