Setúbal: Plano de Pormenor de Mitrena Nascente aprovado
Os cerca de 100 hectares serão alvos de uma requalificação das redes de infraestruturas, a regulamentação da ocupação dos lotes, assim como revitalização da frente ribeirinha com a criação de espaços públicos qualificados, nomeadamente ciclovias e circuitos de manutenção

CONSTRUIR
4 cenários para a BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou esta quarta-feira, em reunião pública, a elaboração do Plano de Pormenor de Mitrena Nascente, que incide numa área com mais de cem hectares.
“Dotar aquele território de um maior equilíbrio urbanístico” é o objectivo do instrumento de gestão urbanística, agora aprovado, com vista à reestruturação de uma área localizada na zona nascente da Mitrena com 109,26 hectares, nomeadamente através da requalificação das redes de infraestruturas, a regulamentação da ocupação dos lotes e a criação de uma alternativa para a fixação de novos usos e funções.
Amenizar a transição a efectivar entre a zona industrial e a Reserva Natural do Estuário do Sado, minimizar os impactes ambientais decorrentes da implementação de unidades industriais excessivamente próximas da reserva natural e contribuir para a revitalização da frente ribeirinha com a criação de espaços públicos qualificados, nomeadamente ciclovias e circuitos de manutenção, são outras prioridades do documento.
A possibilidade de ampliar o leque de tipologias de utilização, complementares à actividade industrial existente, assim como a valorização ambiental e paisagística daquele território, integrando a fruição do espaço naturalizado que o envolve associado ao Estuário do Sado, são outros objectivos do Plano de Pormenor de Mitrena Nascente.
Os custos financeiros da elaboração do novo instrumento de gestão urbanística são integralmente suportados pela Adubos Deiba, a Air Liquide, Areve, Fundger, The Navigator Company, Oitante, Imoplanus, proprietários individuais de terrenos na zona nascente da Mitrena.