Congresso LiderA´19 debate novas formas de criar valor com a sustentabilidade
A iniciativa vai decorrer no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, no dia 6 de Fevereiro, com a presença de 30 especialistas nacionais da universidade e investigação, da administração central e municipal, do sector de projecto, construção e promoção imobiliária

França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
O LiderA (Sistema voluntário de orientação e certificação da área da Construção Sustentável), vai realizar o congresso “Como criar valor com a sustentabilidade”, a decorrer no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, no dia 6 de Fevereiro.
O painel de oradores é composto por 30 especialistas nacionais da universidade e investigação, da administração central e municipal, do sector de projecto, construção e promoção imobiliária. O objectivo é “reflectir e apresentar as novas abordagens e práticas a aplicar na reabilitação e nova construção urbana”, explicou Manuel Duarte Pinheiro, fundador do LiderA.
Durante o congresso vão ser apresentadas e discutidas “formas de integrar o edificado na paisagem e património, assegurar uma maior eficiência energética, hídrica, materiais ecológicos, maiores níveis de conforto, menores custos no ciclo de vida e formas eficientes de criar valor ambiental, social e económico”, acrescentou.
Além de responsável pelo sistema LiderA, Manuel Duarte Pinheiro, é, também, professor do IST, especialista na área de ambiente e sustentabilidade do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georecursos.