Porto Mass Lab premiado em concurso de habitação em Helsínquia
O projecto Urban Nature, com 11 mil m2, foi distinguido pela forma como a “natureza, pessoas e cidade” ficam em simbiose

CONSTRUIR
Arrow Global quer investir mais 500 M€ na Vilamoura World
Câmara de Braga defende estatuto de ‘utilidade pública’ para o Living Lab
NIPA Capital vende escritórios Latino Coelho 142 à Venture Real Estate Fund
Lançado concurso para novo porto das Lages das Flores
Nova colecção Innovus, da Sonae Arauco, viaja pela Europa
Consórcio liderado pela dstelecom lança 2º cabo submarino sensorizado em Portugal
Porto da Figueira da Foz lança concurso para o desenvolvimento de marina atlântica
Multinacional alemã com luminárias Indelague
CTI apresenta versão final do relatório de factores críticos para decisão sobre o novo aeroporto
CCB lança concurso em Outubro para hotel, escritórios e comércio
Diogo Rocha, Duarte Fontes e Lourenço Rodrigues são os rostos desta vitória nacional, atribuídos por um dos mais prestigiados prémios de arquitectura da Finlândia, o “Finnish Housing Reform de Helsinki – Housing 2020” (Reforma Habitacional de Helsínquia – Habitação 2020).
O concurso, promovido pela Câmara Municipal de Helsínquia, visa encontrar propostas para renovar o parque habitacional da cidade, tendo como ponto de partida três locais alternativos de construção: Jätkäsaari, Meri-Rastila e Pohjois-Pasila.
A proposta do Porto Mass Lab incidiu sobre a zona de Meri-Rastilla e foi distinguida na categoria de Redenção. Com cerca de 11 mil m2 de área construída, o projecto Urban Nature foi concebido de modo a que “natureza, pessoas e cidade” ficassem em simbiose, refere os arquitectos do Porto Mass Lab.
Esta não é a primeira vez que o grupo de jovens arquitectos, formados na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, são reconhecidos internacionalmente, tendo já arrecado outras distinções especialmente nos países nórdicos, onde desenvolvem diversos projectos, sempre assentes no princípio da sustentabilidade.