Aprovado plano de investimento hospitalar na ordem dos 91M€

Por a 3 de Maio de 2019


O Governo aprovou o Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS), que de acordo com resolução do Conselho de Ministros publicada no Diário da República de 2 de Maio, irá beneficiar 10 hospitais num investimento total de 91 milhões de euros até 2021.

Os Centros Hospitalares de Tondela/Viseu, Barreiro/Montijo, Póvoa do Varzim/Vila do Conde, Trás-os-Montes e Alto Douro, Médio Ave, Baixo Vouga, Lisboa Norte, Setúbal, além do IPO de Coimbra e o Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, são os hospitais que vão ser alvo de intervenção.

A requalificação e ampliação de instalações e equipamentos, assim como a implementação de projectos com vista à eficiência energética dos espaços são as principais áreas para onde será canalizado o investimento previsto.

Como refere em comunicado a Ministra da Saúde, Marta Temido, o Programa visa “alavancar o investimento, a recuperação e a melhoria de infraestruturas e equipamentos do sector da saúde”.


Ao mesmo tempo, “é assegurada a melhoria da rede e a expansão da actual capacidade instalada do Serviço Nacional de Saúde, traduzindo um compromisso do Governo”, acrescenta o comunicado.

Este Programa é financiado por verbas do Orçamento de Estado, no valor de 69,3 milhões de euros e por fundos europeus, na ordem dos 21,3 milhões de euros, repartidos por três anos – 2019, 2020 e 2021.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *