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JLL mandatada para vender imóvel de logística e escritórios em Carnaxide

O edifício é constituído por quatro pisos e totaliza 5.279 m2 de Área Bruta Locável, combinando escritórios com espaços de armazenagem

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A JLL, através da sua equipa de Office / Logistics Agency, foi contratada para vender as antigas instalações de uma empresa da área da saúde em Carnaxide. Agregando mais de 5.200 m2 destinados a uso terciário numa das zonas empresariais mais consolidadas do Corredor Oeste. O activo está à venda por um valor de cinco milhões de euros.

De acordo com a JLL, “o imóvel constitui uma oportunidade aliciante tanto para empresas que optam por uma estratégia de ocupação-própria como para investidores e family offices com tickets de investimento menores”.

Localizado na rua do Proletariado nº1, numa zona consolidada de armazéns, o edifício é constituído por quatro pisos e totaliza 5.279 m2 de Área Bruta Locável, combinando escritórios com espaços de armazenagem. No piso -1 disponibiliza ainda 50 lugares de estacionamento e várias arrecadações. O piso térreo possui um amplo armazém com 2.103 m2, enquanto o piso 1 organiza os seus 2.124 m2 combinando zonas de open-space com diversos gabinetes e refeitório e o piso 2 disponibiliza uma ampla sala multiusos com 1.052 m2.

“Este edifício é uma excelente oportunidade de investimento, tanto numa ótica de aquisição para obtenção de rendimento, como para empresas de média dimensão que querem ser as proprietárias das suas instalações ou que na fase actual do ciclo imobiliário têm maiores dificuldades em encontrar activos disponíveis ajustados às suas necessidades. A versatilidade, a amplitude das áreas, a localização e a generosa oferta de estacionamento privativo são argumentos interessantes também para uma posterior colocação no mercado de arrendamento por parte de um investidor que decida pela aquisição”, reforça Mariana Rosa, directora de Office / Logistics Agency and Transaction Manager da JLL.

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“Hub do Mar” na antiga lota da Docapesca representa investimento de 31 M€

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou em reunião o lançamento do concurso internacional de projecto para o “Hub do Mar”, no edifício da antiga Lota Poente da Docapesca, em Pedrouços. O projecto é financiado via Plano de Recuperação e Resiliência e irá custar 31M€

“Este é o primeiro passo de um caminho que pretende tornar Lisboa num polo Mundial de Inovação na Economia do Mar. Esta opção permite a regeneração de um espaço simbólico, preservando-se a memória do lugar associado à actividade piscatória e marinha da cidade, e salvaguardando o valor zona ribeirinha de Pedrouços-Algés”, afirma o vereador com o pelouro da Economia e Inovação, Diogo Moura.

“O projecto permite-nos repensar esta zona integrada no desenho da cidade do futuro, que se recicla a si própria incorporando novas centralidades”, sustenta por sua vez a vereadora com o pelouro das Obras Municipais, Filipa Roseta.

O edifício será reabilitado para ali nascer um polo de desenvolvimento científico e empresarial ligado ao mar, com condições para nele reunir empresas nacionais e internacionais e garantir capacidade de investigação, desenvolvimento e inovação nas áreas da bioeconomia e da biotecnologia azul.

Este projecto pretende posicionar Lisboa como uma verdadeira “cidade do mar”, potenciando o crescimento da economia azul em Portugal, através da criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de sinergias e infraestruturas partilhadas, a partir de uma base descarbonizante, sustentável e tecnológica.

O projecto do Hub do Mar de Lisboa é financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 31 milhões de euros, e é desenvolvido por um consórcio liderado pela Câmara Municipal de Lisboa e do qual fazem parte a Universidade de Lisboa, a Docapesca, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o Fórum Oceano.

Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

Manuela Sousa Guerreiro

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Projecto de reconversão de antigo convento inclui soluções Vicaima

Os produtos da empresa fundada em Portugal foram os escolhidos para integrar um novo projecto hoteleiro no mercado espanhol, que resulta na reconversão de um antigo convento dos séculos XVII e XVIII

Um antigo convento em San Sebástian que remonta aos séculos XVII e XVIII transformou-se na primeira unidade hoteleira da cadeia Catalonia no País Basco e a Vicaima eleita para fornecer as suas portas de interior.

Posicionado sobre a colina de São Bartolomeu e com vistas panorâmicas sobre a praia de La Concha, o hotel Catalonia Donosti é uma elegante unidade de 4 estrelas que conta com 128 quartos de 7 tipologias distintas.

O empreendimento apresenta um apurado estilo britânico, utilizando materiais nobres como a seda, o veludo e a mármore. Situado num edifício histórico com espaços de elevado pé-direito, a propriedade preserva todas as partes antigas do imóvel original, protegidas como Património Urbano, proporcionando uma atmosfera única e autêntica.
No edifício foram integradas diferentes opções Portaro, conjunto composto por porta, aro e acessórios numa peça única. Na entrada dos quartos foi integrada o Portaro Ei30 AC44db. Esta opção assegura uma protecção corta-fogo até 30 minutos e isolamento acústico até 44 decibéis. Nos seus interiores, foi instalado o Block de Correr, opção que contribui para maximizar a funcionalidade e o aproveitamento dos espaços. Para restantes as áreas comuns foram aplicadas diversas unidades da solução Portaro corta-fogo Ei60.


A entrada desta unidade hoteleira define a essência de todo o projecto espelhando um contraste entre um décor moderno, com o estilo clássico que é evidente na fachada e torres do edifício, restaurado por meio de um processo minucioso de reabilitação. Considerando a procura de um equilíbrio entre tradição e modernidade, a escolha recaiu num Lacado RAL 9017, uma cor plana, recomendada para ambientes elegantes e sofisticados, em harmonia com a arquitectura clássica e o design vanguardista.

Este novo projecto a que a Vicaima se associa honra o património secular com soluções de elevada qualidade e performance, reforçando a sua posição como um dos maiores players europeus no design e produção de soluções para portas de interior, portas técnicas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário.

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Cushman & Wakefield reforça equipa de retalho

Maria José Almeida junta-se ao departamento de retalho da consultora. Um reforço que a Cushman & Wakefield justifica com a actividade registada neste segmento e a perspectiva de crescimento do investimento em 2023

A Cushman & Wakefield anuncia o reforço da equipa de retalho, com a contratação de Maria José Almeida, que conta com quase duas décadas de experiência no sector.

Tendo em conta a actividade registada na área do retalho, e a estimativa de que esta será uma das áreas com maior investimento em 2023, a Cushman & Wakefield reforça o departamento com um novo talento para antecipar e responder às necessidades do mercado.

Desta forma, Maria José Almeida (na imagem) passa a integrar a consultora com a categoria de Associate. Este novo membro da equipa Cushman & Wakefield iniciou a sua carreira no sector do retalho em 2006 e, desde então, esteve envolvida em centenas de projectos e operações em centros comerciais, retail parks e comércio de rua. No seu percurso académico conta com uma licenciatura em Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, e também uma Pós-Graduação em Gestão de Finanças pela Católica Lisbon School of Business and Economics.

“A integração da Maria José na equipa irá permitir-nos continuar a garantir um excelente serviço aos clientes na área de retalho, um sector onde sempre nos destacámos como um “player” de primeira linha”, sublinha Paulo Sarmento, Head of Transactional Services da consultora em Portugal.

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Roca Group Ventures estreia investimento

A participação na ronda de financiamento de 2,5 M€ da proptech espanhola Aquí Tu Reforma é o primeiro investimento do Fundo do Grupo Roca. Com uma dotação de 25 M€ o Fundo espera fechar o ano com 4-5 startups em carteira

O grupo Roca liderou, através do seu fundo Roca Group Ventures dedicado ao investimento em startups e projectos early-stage, a ronda de financiamento de 2,5 milhões de euros da Aquí Tu Reforma (ATR), líder em remodelação de habitações em Espanha. Com uma abordagem tecnológica e sustentável, esta proptech, fundada em 2018, baseia a sua estratégia num modelo de franquias que apoia as empresas a tornarem o seu negócio mais digital, com o objectivo de melhorar a experiência do utilizador final.

“Este acordo com o Roca Group Ventures permitirá que a ‘Aquí tu Reforma’ se transforme na primeira marca de remodelação a nível mundial a liderar a transformação do sector através da inovação tecnológica e com um foco claro no bem-estar das pessoas em cidades sustentáveis”, sustenta Francisco Morán, CEO e cofundador da ‘Aquí tu Reforma’

A injecção de capital vai permitir à ATR reforçar a sua equipa comercial e ampliar a sua rede de franquias em Espanha. Outra parte do investimento será canalizado para o desenvolvimento tecnológico e para a expansão do negócio a outros mercados e reforça da actividade naqueles onde já está presente, designadamente Itália, México e Colômbia.

A ‘Aquí tu Reforma’ tem mais de 130 empresas de remodelação a operar através da sua marca em Espanha e conta com acordos celebrados com grandes multinacionais da área do lar, de materiais para remodelação e instituições bancárias. A sua actividade centra-se na remodelação e renovação de habitações e edifícios, com um modelo consolidado de licenças de marca que tem uma potente plataforma digital, o que permite a gestão abrangente do processo de remodelação para os seus licenciados: desde o fornecimento e a compra de materiais até ao financiamento do cliente final, passando pela gestão das obras ou do próprio negócio da empresa de remodelação. Além disso, a plataforma permite que o cliente esteja envolvido em todo o processo.

Na ronda de financiamento, participou também a Iberdrola, através do seu programa de startups Perseo, a Seaya Ventures, entre outros investidores.

“Este investimento permite que o grupo Roca reforce o seu posicionamento no mercado das remodelações, onde os produtos da Roca têm sido sempre um elemento essencial. Graças à tecnologia, aumentaremos o nosso conhecimento dos consumidores e das necessidades destes, no momento em que estão a renovar o respetivo lar ou espaço de banho, partindo sempre de um ponto de vista sustentável”, justificou o responsável do Roca Group Ventures, Daniel Valverde.

Trata-se do primeiro investimento do fundo dotado de 25 milhões de euros, anunciado pelo Roca no ano passado. Como salienta o seu CEO, Albert Magrans: “O Roca Group Ventures procura gerar um modelo empresarial híbrido que combina as vantagens de uma grande empresa (recursos, escala, conhecimento, experiência, comercialização) com a inovação, tecnologia, motivação, agilidade e talento de uma startup”.

Nos próximos meses, prevêem-se novos investimento do fundo, que espera fechar o ano com 4-5 startups em carteira.

O grupo Roca conta, desde Março de 2022, com a Alantra como consultora do seu fundo Roca Group Ventures. A Alantra, através da sua unidade de venture capital, apoia empresas no lançamento e na gestão dos respectivos fundos corporativos de investimento em startups.

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Quinta do Lago vai gerir residências do One Green Way

O One Green Way Residences está disponível através da Quinta do Lago Real Estate a um preço inicial de 3,5 milhões de euros. Com três tipologias: The Garden Residences, Panorama Residences ou Horizon Residences, as propriedades variam de três a seis quartos e incluem configurações de um ou dois andares

A Quinta do Lago, resort residencial exclusivo situado no Algarve, anunciou a gestão exclusiva do One Green Way Residences ao abrigo de um novo modelo de residência com serviços, em parceria com o fundo SPX Capital, empresa brasileira de gestão de activos.

A Quinta do Lago Real Estate acrescentou o One Green Way Residences à sua carteira de propriedades de luxo e empreendimentos, e este modelo significa que a Quinta do Lago irá agora prestar um serviço completo a residências. Especialista de confiança no Algarve, a Quinta do Lago irá oferecer aos residentes do One Green Way um conhecimento inigualável da região e apoio técnico, incluindo a gestão das propriedades de cinco estrelas de casas de estilo lock-up-and-leave, e serviços de segurança.

O aval da Quinta do Lago ao desenvolvimento da SPX Capital, One Green Way, significa que sob este novo modelo de residência com serviços, os compradores podem abraçar o estilo de vida da Quinta do Lago com acesso ao resort de luxo de cinco estrelas. Isto inclui benefícios que só são oferecidos aos residentes, incluindo a adesão ao Campus – o centro de alto desempenho e polidesportivo do resort -, bem como aos três campos de golfe líderes mundiais do resort: Norte, Sul e Laranjal.

O One Green Way Residences é o mais recente empreendimento a integrar o portfólio da Quinta do Lago, oferecendo uma qualidade inigualável ao mesmo tempo que proporciona um estilo de vida de luxo na zona mais exclusiva da região. Implementado ao longo do Campo Norte da Quinta do Lago e vistas deslumbrantes sobre o Parque Natural da Ria Formosa, o condomínio fechado apresenta 89
residências de luxo com serviços de última geração – compostas por 62 apartamentos e 27 villas.

O One Green Way Residences está disponível através da Quinta do Lago Real Estate a um preço inicial de 3,5 milhões de euros. Com três tipologias: The Garden Residences, Panorama Residences ou Horizon Residences, as propriedades variam de três a seis quartos e incluem configurações de um ou dois andares. Combinando os limites entre habitação interior e exterior, cada residência está equipada com cozinha de chef, escritório, adega, estacionamento privado com carregadores para carros elétricos, elevador, sala de cinema e ginásio, sendo o local ideal para albergar, trabalhar ou relaxar. Acabamentos de alta qualidade em design de interiores completam o visual.

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Palbit promove webinar online “Interactive Tooling Days”

A Palbit reúne mais 100 distribuidores de várias geografias a nível mundial para a séria de webinares “Interactive Tooling Days”, que irá decorrer entre os dias 3 a 5 de abril.

A empresa portuguesa especialista no sector pulverometalúrgico, preparou o “Interactive Tooling Days”, uma série de webinares exclusivamente pensada para os distribuidores associados à marca, que irá decorrer entre os dias 3 e 5 de Abril.

Os especialistas em ferramentas de corte da Palbit conduzirão cada webinar, compartilhando os seus conhecimentos e experiência nos novos desafios de maquinação impostos pela alteração de requisitos e materiais provocadas pelas constantes alterações e evoluções do sector industrial. Durante os webinares, os distribuidores receberão dicas, práticas recomendadas e informações valiosas que podem ajudá-los a atender melhor os seus clientes e a fazer crescer os seus negócios na área das ferramentas de corte.

Os “Interactive Tooling Days” estarão divididos em várias sessões que serão apresentadas todos os dias entre as 12h00 e as 12h30 e, posteriormente, entre as 12h30 às 13h00. No dia 3 de Abril irão incidir-se nos temas “High feed Solutions” e “Railway Industry” e no dia 4 irão abordar os “Solid Carbide Endmills” e “Mold & Die Industry”. No último dia, os participantes ficarão a saber mais sobre as temáticas de “Turning HRSA” e “Aeronautic Industry”.

Para os “Interactive Tooling Days esperam-se cerca de 100 participantes, todos eles distribuidores dos vários continentes.

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Revive: Vencedor do concurso para 7ª Bateria do Outão anunciado em Abril

Ao CONSTRUIR, Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, confirmou que a adjudicação daquele imóvel, ao abrigo do Revive, estará para breve e que está a ser finalizada terceira fase do programa

A antiga estrutura militar 7ª Bateria do Outão, ou o Forte Velho do Outão, como também é conhecida, localizada em plena Serra da Arrábida, integrou a segunda fase do Programa Revive. Tendo recebido sete candidatos, através de concurso público lançado pelo Governo, Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo confirmou ao CONSTRUIR, que já foi escolhida a melhor proposta. “Actualmente em fase final do processo de adjudicação, o vencedor será anunciado durante o mês de Abril”, afirmou Nuno Fazenda, no âmbito da iniciativa Governo + Próximo, em visita pelo distrito de Setúbal.

Sem avançar nomes, Leonor Picão, responsável pelo programa Revive, promovido pelo Turismo de Portugal, confirmou que a concessão pressupõe um investimento na ordem dos cinco milhões de euros, para uma unidade hoteleira superior (entre 4 a 5 estrelas) e que o investidor tem um prazo máximo para dar início à exploração do imóvel. Com uma área bruta total de construção de cerca de sete mil metros quadrados, o número estimado de quartos é de 35.

A Bateria do Outão era o sétimo reduto de defesa da costa marítima portuguesa, dando protecção à foz do rio Sado e reforçando o poder de fogo das 6ª e 8ª baterias. Ficou operacional em 1954, constituída por 3 baterias 152mm da marca Vickers, de fabrico inglês, com um alcance de cerca de 35 km, pelo antigo Forte Velho de Outão e pelo aquartelamento, construído no Forte. Cessou actividade em 1998.

Actualmente ainda subsiste o Forte Velho do Outão, construído no século XVII sobre plataforma de baluarte e articulado em volumes escalonados, com coberturas em terraço, um circuito de muros altos que rematam em balcão corrido. Subsiste também o aquartelamento da bateria com anexo, edificados no espaço do Forte. Existem, ainda, pequenas edificações de apoio, e a bateria propriamente dita, com as suas estruturas bélicas impressionantes

Já a continuidade do Hospital Ortopédico Sant’iago do Outão, também localizado no Parque Natural da Arrábida, no Programa Revive está a ser analisada.

Actualmente, decorrem os concursos para o Mosteiro de Santa Clara a Nova, em Coimbra e para o Colégio São Fiel, em Viseu. As próximas aberturas, em fase já avançada de obra, serão o Mosteiro de Arouca e o Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde.

Entre Abril e Maio deste ano, o Governo prevê, ainda, o lançamento da terceira fase do Revive, onde irão constar mais 20 novos imóveis.

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Viriato Hotel Concept nas mãos do fundo Arrow

“António Rocha, acionista da Viriato SGPS, afirma que “este é um novo ciclo para a Viriato, o que nos deixa muito satisfeitos pela continuidade da empresa que conta já com 71 anos de experiência”. Para além das cadeias hoteleiras, a carteira de clientes da Viriato Hotel Concept inclui investidores e operadores de cruzeiros, residências seniores, apartamentos turísticos e restaurantes

O fundo de investimento gerido pela Arrow Global estabeleceu um programa de financiamento para a aquisição da à Viriato SGPS, empresa detida pela família Ferreira da Rocha que detinha, até agora, a Viriato Hotel Concept.

A Restart Capital, empresa do Grupo Arrow Global especializada na reestruturação e revitalização empresarial, foi a responsável, em representação do fundo gerido pela Arrow Global, pela gestão e execução do processo e terá a seu cargo, também, o acompanhamento do desenvolvimento futuro do negócio.

“Estamos muito satisfeitos com este acordo. Desde logo, porque a Viriato Hotel Concept é uma empresa com muita história e tradição no país e uma referência para muitas das maiores cadeias hoteleiras mundiais. Depois, porque Portugal continua a ser estratégico para nós, tanto no aumento das capacidades da Viriato como nos investimentos significativos feitos em Hospitality e, ainda, no acompanhamento de várias oportunidades de negócio através do apoio a negócios familiares que precisam de capital”, explica Paulo Barradas, CEO da Restart Capital.

António Rocha, acionista da Viriato SGPS, afirma que “este é um novo ciclo para a Viriato, o que nos deixa muito satisfeitos pela continuidade da empresa que conta já com 71 anos de experiência. Ter um parceiro forte e dinâmico como a Arrow Global, com forte presença internacional e visão integrada do negócio, é algo que nos vai impulsionar ainda mais e reforçar a posição que temos enquanto referência no setor”.

Além do novo investimento, a empresa passa a ter um novo CEO, Jorge Neto Morgado, um executivo com experiência de gestão em vários setores (consultoria financeira e estratégica, gestão hospitalar, retalho alimentar e energia) e em diferentes empresas com presença internacional. Para além das cadeias hoteleiras, a carteira de clientes da Viriato Hotel Concept inclui investidores e operadores de cruzeiros, residências seniores, apartamentos turísticos e restaurantes.

A Viriato Hotel Concept destaca-se pela qualidade de execução e produção nos seus projetos feitos à medida, dispondo de equipas altamente qualificadas na gestão de projetos, de desenho técnico e de engenharia de produção e de logística de instalação, os quais garantem o controlo integrado de todas as fases de cada projeto. Todo o interior dos hotéis, incluindo mobiliário e decoração, é assegurado desde as fases de conceção de acordo com as necessidades do cliente, da orçamentação, ao desenho técnico e à produção, passando pelo transporte e culminando com a montagem/instalação e controlo de qualidade.

Este investimento do fundo vem reforçar a exposição do Grupo Arrow Global em Portugal – a Arrow Global detém atualmente a Restart Capital, Details Hotels & Resorts, Whitestar, Norfin e Hefesto, sendo que os fundos que gere têm participações em Vilamoura World e assinou, recentemente, um acordo de parceria estratégica com o grupo Dom Pedro Hotels. “Este investimento pelo Fundo da Arrow é mais um passo relevante no processo de consolidação das nossas atividades em Portugal”, refere João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal.

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Criterion Portugal lança empreendimento Alma Hills em Miraflores

Assinado pelo João Tiago Aguiar e pela Quadrante, o Alma Hills fica localizado entre o parque do Jamor e Monsanto, encontrando-se numa zona elevada e desafogada de Miraflores, com vistas para o rio Tejo e Mar

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Concluída que está a comercialização do Alma Gardens, a Criterion Portugal prepara-se para o lançamento do Alma Hills, o novo projecto residencial que a promotora vai implementar em Miraflores.

O Alma Hills é constituído por apartamentos de tipologias T1 a T4 distribuídos por três edifícios de apenas 2 e 3 pisos e uma torre de 8 pisos que proporciona deslumbrantes vistas sobre o rio, Monsanto e a cidade. Em apenas uma semana de lançamento, já estão mais de 30 frações reservadas, numa operação de comercialização a cargo da Castelhana Real Estate.

Assinado pelo João Tiago Aguiar e pela Quadrante, o Alma Hills fica localizado entre o parque do Jamor e Monsanto, encontrando-se numa zona elevada e desafogada de Miraflores, com vistas para o rio Tejo e Mar. Os apartamentos do Alma Hills foram projetados para dar resposta às necessidades de toda a família, com piscina, áreas de lazer e ginásio. Os seus residentes poderão ainda desfrutar dos espaços verdes circundantes que proporcionam um ambiente único, tranquilo e agradável.

Patrícia Climaco, CEO da Castelhana, expressou grande entusiasmo em anunciar o Alma Hills em Miraflores, que proporcionará uma excelente oportunidade para as famílias que desejam viver perto do centro de Lisboa rodeadas de natureza. “Com acabamentos de alta qualidade e uma ampla gama de amenidades, o Alma Hills é um projeto pensado para os clientes mais exigentes, graças à sua localização privilegiada”. A sustentabilidade é um fator chave deste projeto. Cada apartamento foi projetado para ser energeticamente eficiente com bombas de calor de fonte de ar para aquecimento de águas,
painéis solares térmicos comuns no telhado e com infraestruturas de carregamento para viaturas elétricas.

“Um empreendimento perfeito para famílias, com excelentes zonas verdes e proximidade de escolas. Com um forte ênfase na construção sustentável, o Alma Hills oferece elegância discreta a um preço acessível, reforçando o compromisso da empresa em construir casas acessíveis e seguras, além de contribuir para as comunidades locais”, garante Darija Zivni Aziz, da Criterion Portugal.

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Linha Amarela do Metro de Luanda vai custar 1 300M€

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, autorizou o contrato de empreitada da Linha Amarela do Metro de Luanda que vai ligar o Porto de Luanda ao Kilamba, numa extensão de 39 KM. Com um valor de investimento de 1300 M€, a empreitada será executada pela Siemens Mobility

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A autorização de Abertura do Procedimento de Contratação Simplificada, veio pela forma de Despacho Presidencial (53/23), para a celebração do contrato de Empreitada para a “Concepção, Construção, Implementação, Fornecimento de Equipamentos e Tecnologia relativos à Linha Amarela do Sistema de Metro de Superfície de Luanda, com a empresa Siemens Mobility. A primeira linha do metro de superfície irá custar 1 300 milhões de euros. Um custo justificado pelos “grandes desafios nos domínios da mobilidade e das infra-estruturas rodoviárias” que Luanda enfrenta e que é o “resultado do aumento exponencial da sua população que em 2030 pode ultrapassar os 12 milhões de habitantes”, refere o mesmo decreto. Os estudos realizados no âmbito do Plano Director Nacional do Sector dos Transportes e Infra-estruturas Rodoviárias sobre a mobilidade na capital angolana apontam para um impacto negativo de aproximadamente 4% do PIB sobre a economia Local.

O contrato de empreitada agora assinado prevê a construção da via férrea dupla, ligando o Porto de Luanda à Centralidade do Kilamba, numa extensão aproximada de 39 km, incluindo a construção de um Parque de Manutenção e Operação (PMO) em cada um dos extremos da Linha. Ao longo da Linha serão construídas 24 paragens. O contrato abrange ainda o fornecimento e colocação em serviço de uma frota de 68 veículos articulados de quatro unidades cada e o fornecimento e implementação dos serviços tecnológicos de operação do sistema de metro, sinalização e telecomunicações ferroviárias, sistema de alimentação de energia de tracção para os comboios e para as instalações fixas do metro, bem como o sistema de controlo do tráfego ferroviário.

Segundo fonte oficial da Siemens Mobility o Decreto Presidencial agora publicado é parte do procedimento que levará à construção do metro de superfície da cidade de Luanda liderado pelo Ministério dos Transportes de Angola. Segundo a mesma fonte “este projecto tem vindo a ser discutido pelo Ministério com a Siemens Mobility, tendo resultado anteriormente em dois MoU (Dezembro de 2019 e Fevereiro de 2020), encontrando-se agora numa etapa de desenvolvimento, razão pela qual os detalhes [do projecto] não podem ainda ser divulgados”.

A Siemens Mobility é uma empresa que oferece soluções de mobilidade na área da ferrovia, fazendo parte do seu portfólio a disponibilização de soluções chave-na-mão que vão desde o planeamento da solução integrada ao fornecimento de tecnologia de ponta e de que são exemplo os projectos Egypt, Pune/India, Thailand. A empresa tem estado presente em Angola, tendo fornecido tecnologia que impactou a sociedade quer com implementação de soluções aeroportuárias quer com a construção de subestações.

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