A+A Livraria apresenta livro ‘Matter of Space’

Por a 2 de Julho de 2019


O livro ‘Matter of Space. Città e architettura in Paulo Mendes da Rocha’, da autoria do arquitecto de Carlo Gandolfi vai ser apresentado esta quinta-feira, dia 4 de Julho, pelas 18H30, na Livraria A+A, no edificio sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa.

A apresentação do livro será feita pelo arquitecto Ricardo Bak Gordon e contará com a presença do autor, o arquitecto Carlo Gandolfi.

A palavra inglesa matter assume aqui um significado bivalente: assim como matéria, significa questão. A hipótese básica deste trabalho é tratar o tema do espaço nos seus diversos significados à escala da arquitectura e da cidade.

No percurso entre teoria e prática, aborda-se a temática do espaço arquitectónico e urbano na cidade contemporânea a partir da experiência de formação do autor no estudo do Prémio Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha, um dos mais interessantes e enigmáticos expoentes do actual panorama arquitectónica internacional.


Carlo Gandolfi, nasceu em Londres, 1980 e  estudou no Politecnico di Milano e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Desde 2011 é Doutor em “Composição Arquitectónica” (Universidade IUAV de Veneza) com uma tese sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha. Leccionou no Politécnico de Turim e Milão, deu aulas e conferências em várias universidades, participando em seminários internacionais. Tem desenvolvido estudos sobre questões teóricas relacionadas com o projecto de arquitectura e, recentemente, traduziu e editou a edição italiana do livro “Motion, émotions” de Jacques Gubler. Em 2005, fundou Bunker (www.bunkerarc.it), um estúdio de pesquisa. Bunker está actualmente envolvido no projecto “Mare Culturale Urbano” em Milão. Vive e trabalha em Milão e desde 2013 lecciona Projecto na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Parma, onde é também investigador.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *