dstgroup arranca com Pós-Graduação em Gestão na Universidade do Minho

Por a 25 de Setembro de 2019

O dstgroup e a Universidade do Minho (UMinho), em Braga, assinaram hoje um protocolo de cooperação, com vista a reforçar a já estreita ligação existente entre ambas as entidades.  Na sessão foi firmado o protocolo para o desenvolvimento de um programa de Pós-Graduação em Gestão, a ser leccionado pela UMinho aos quadros superiores do dstgroup, que consiste em dotar os participantes de competências para desempenharem melhor a função na organização onde estão inseridos e potenciar a sua progressão na carreira.

O objectivo deste programa de formação personalizada, que arranca já no próximo dia 27 de Setembro, é o de dotar os participantes, fundamentalmente com formação de base em engenharia, de ferramentas de gestão que lhes permitam assumir responsabilidades na gestão de projectos complexos e de equipas de trabalho alargadas.

 A pós-graduação foi desenhada pela Escola de Economia da UMinho, em parceria com o dstgroup, correspondendo assim às necessidades de formação dos seus trabalhadores mais qualificados. Para além da oferta convencional, a Escola de Economia e Gestão através da UMinhoExec desenvolve programas customizados, que vão ao encontro das necessidades das entidades do tecido empresarial e institucional português.

A aposta neste tipo de formação superior qualificada e especializada é, para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup, “um marco fundamental de valorização pessoal e profissional individual, mas sobretudo é uma forma de aumentarmos a competitividade relativa e construirmos negócios com maior valor económico”. “Independentemente da posição que ocupam dentro do grupo, cada trabalhador deve olhar para a sua área de actuação como um negócio e tirar dela o maior proveito possível e, para isso, é preciso dominar os racionais, é preciso técnica e modelos de negócios claros, alinhando o pensamento estratégico ao negócio”, sublinha. Acrescenta ainda que “o dever de dotar os quadros de mais conhecimento e ciência é das empresas e é ao mesmo tempo uma responsabilidade que devem assumir como oportunidade: as empresas têm interesse económico na formação proporcionada aos seus trabalhadores e devem ter orçamento para a promover. O domínio das literacias da economia e da gestão complementadas com áreas da psicologia social e economia comportamental fornecerão vantagem económica e competitiva ao grupo para ver o que olhando não conseguia ver”.


O objectivo final é trabalhar a mente. “Ambicionamos que no fim da pós-graduação a plasticidade mental dos nossos quadros esteja maior e mais flexível, estejam mais preparados para todas as mudanças tenham adquirido um comportamento darwiniano para o sucesso de novos desafios”, conclui José Teixeira.

A pós-graduação terá um regime de avaliação contínua e será ledcionada às sextas-feiras e aos sábados, nas instalações da UMinho.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *