Pedra Portuguesa garante presença “de peso” em feira internacional do sector

Por a 27 de Setembro de 2019

MARMOMAC©JoanaLinda

Considerada a mais importante feira do mundo dedicada à Pedra Natural, tecnologias de extracção e processamento, design e formação, a Marmomac vai contar, este ano, com uma presença de peso da Pedra Portuguesa.

Considerado o 4º país exportador da Europa e o 8º no mundo, as 41 empresas portuguesas presentes na Marmorac, através da Assimagra, a associação sectorial, vão ser o quarto maior expositor da feira, ocupando um total de 1600 metros quadrados (m2).

Numa feira que conta, habitualmente, com mais de 1600 empresas, oriundas de mais de 150 países, “a presença da Pedra Portuguesa com a quarta maior presença em número de empresas expositoras, demonstra a afirmação de um sector que, nos últimos anos, tem apresentado um importante ritmo de crescimento das exportações em valor e em quantidade”.

Para Miguel Goulão, vice-presidente executivo da Assimagra, “o esforço promovido pelas empresas ao longo da última década para se reposicionarem no mercado, criando as capacidades internas para acrescentarem valor à sua própria matéria-prima, permitiu que colocassem produtos e soluções no mercado de alto valor acrescentado e com um reconhecimento crescente e continuado em todo o mundo”.

E acrescenta que “neste contexto, a participação portuguesa na 54ª edição da Marmorac, em Verona, Itália, vai afirmar esta capacidade diferenciadora da indústria nacional da Pedra Natural e dar ainda mais peso à marca Portugal, ao apostar na inovação tecnológica e no design e concepção de produto”.

Paralelamente, refere ainda que “o forte e sistemático investimento em investigação e desenvolvimento de novas tecnologias nacionais tem sido também um factor determinante para o alcance da actual dinâmica. Desde 2004, com o primeiro projecto mobilizador, que as empresas de desenvolvimento de tecnologia, em parceria com o sector, têm vindo a criar soluções inovadoras, as quais tem ajudado as empresas do sector a ser mais competitivas no mercado com base nestas soluções”.

As exportações portuguesas de Pedra Natural valem cerca de 390 milhões de euros, para um total de 1,9 milhões de toneladas, o que representa uma quota de mercado de cerca de 2,6%.

2018 foi o melhor ano de sempre em termos de exportações, desde que há registos, com o crescimento do preço por tonelada em mercados tão importantes como a França, a Espanha, a Alemanha e os Países Baixos. Em termos de quantidade, verificou-se, também, o aumento das exportações para mercados tão exigentes como a França, a China e a Espanha.

Em termos de diversidade do produto exportado, vale a pena destacar que Portugal é o 5º maior exportador de Ardósia, com 4,9% de quota de mercado, o 6º país no ranking das exportações de Mármore e Calcário em bloco, com 4,1% de quota de mercado, e o 7º nas exportações mundiais de Mármores e Calcários processados, com 2,1% quota de mercado.

Em Portugal existem 2260 empresas produtoras de rochas ornamentais, das quais 920 são exportadoras.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *