Architectural Masterprize distingue Tiago do Vale Arquitectos

Por a 6 de Outubro de 2019


A “informalidade” da sua arquitectura e “a relação entre o que é construído e como é vivido” determinou a escolha do atelier de Braga para o “Small Firm of the Year”, atribuído pelo prémio norte-americano “Architecture Masterprize”

Texto: Cidália Lopes

A “informalidade na abordagem da arquitectura” que advém de “refutar correntes, escolas ou movimentos” foi o motivo que levou à escolha do gabinete Tiago do Vale Arquitectos para o “Small Firm of the Year”, atribuído pelo prémio norte-americano “Architecture Masterprize” em arquitectura multi-disciplinar. A cerimónia de entrega de prémios decorrerá a 14 de Outubro, no Museu Guggenheim de Bilbao.

Para Tiago do Vale, esta distinção “é uma honra inesperada, uma alegria mas também uma enorme responsabilidade”. Receber esta distinção do American Masterprize “é aceitar mais um estímulo para continuarmos a trilhar este caminho de fazer arquitectura, correndo riscos sobre as largas fundações da tradição construída”, considera ainda o responsável pelo gabinete de arquitectura.

E foi exactamente esse correr riscos e rasgar de tradições que caracterizam o a arquitectura do Tiago do Vale, considera o American Masterprize.  Os “dogmas formais ou conceptuais limitam o leque de possibilidades de um projecto”, assumindo que o que “o que importa não é o estilo, mas a relação entre o que é construído e como é vivido”.

“Mas essa recusa não é gratuita: o trabalho de Tiago do Vale baseia-se em respostas profundamente críticas, criteriosas e genuínas a cada circunstância, baseadas na apropriação e continuidade da cultura construída. É daí que vem a forte coesão desse trabalho diverso”, acrescenta ainda o júri.

O “Architectural Firm of the Year” é a distinção mais elevada do “Architectural Masterprize”, considerando mundialmente centenas de gabinetes de arquitectura pela sua excelência no desenho, inovação na prática e competência na execução na totalidade da sua obra construída. A distinção é determinada por um júri eclético que reúne alguns dos mais importantes nomes do meio.

Bio 

Tiago do Vale nasceu em Viana do Castelo, a 4 Agosto de 1978, formou-se em arquitectura pela Universidade de Coimbra, e é na cidade de Braga que tem o seu atelier.

Editou o livro “Urban Complex” da Design Media Publishing, tendo também sido responsável pela sua edição em chinês “城市综合体” da Liaoning Science and Technology Publishing House.

Foi jurado das edições de 2016 e 2017 dos Prémios DAS 2016 (Moldávia), jurado (em representação da Ordem dos Arquitectos) das edições de 2016 e 2017 do Prémio João de Almada (Portugal), comissário dos “Diálogos Urbanos, Jornadas Internacionais de Arquitectura” em 2014 (Portugal) e comissário das edições de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 das “Mesturas, Encontros Internacionais de Arquitectura Galiza-Portugal” (Espanha e Portugal). É ainda cronista na Revista RUA.

Em 2014 recebeu a Primeira Menção Honrosa do IHRU e o Primeiro Prémio do ArchDaily Building of the Year Awards.

Em 2015 conseguiu o Primeiro Prémio no Architizer A+Awards e foi, ainda, finalista no Prémio Nacional de Arquitectura, na Madeira.

Em 2016 recebeu o Terceiro Prémio, do American Architecture Prize, tendo voltado a ser distinguido em 2017, mas desta vez, com o primeiro lugar. Ainda em 2017 foi finalista dos Prémios Construir e dos Prémios COAG de Arquitectura.

2018 foi um ano marcante, dado o número de prémios internacionais alcançados: Architecture MasterPrize (Menção Honrosa), Blueprint Awards (Primeiro Prémio), International Architecture Awards (Terceiro Prémio), Global Architecture & Design Awards (Menção Honrosa), Architizer A+Awards (Duplo Primeiro Prémio) e International Design Awards (Terceiro Prémio).

No decorrer deste ano, e a juntar ao Architecture Masterprize, o atelier recebeu, também, o Primeiro Prémio e Menção Honrosa nos Baku International Architecture Award, e o Prémio de Platina e Duplo Prémio de Ouro, no Muse Design Awards.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *