Portugal atinge recorde de investimento hoteleiro no 1º Semestre com volume de 469M€
Os números agora apresentados contrastam com o máximo a 10 anos, quando foram transaccionados 226 milhões de euros. Tal nível mantém-se, contudo, muito distante da realidade espanhola, onde no mesmo período foram investidos €3,7 mil milhões
CONSTRUIR
BOMO Arquitectos assinam reconversão de casa rural em Silves (c/ galeria de imagens)
O expectável aumento do volume de investimento na hotelaria europeia
Roca apresenta “Sparking Change” na Fuorisalone
Habitação: Câmara de Lagos aprova investimento de 9,4M€ na compra de terrenos
Vila Galé inaugura hotéis na Figueira da Foz e Isla Canela
Prémio Nacional do Imobiliário 2024 distingue empreendimentos do sector
DS Private reforça rede
Salto Studio ganha concurso para antiga Colónia Balnear da Areia Branca
Município de Esposende investe 3,6M€ na construção de residência de estudantes
Weber lança novo acabamento para fachadas
papa
A alienação de três Tivoli ao fundo de investimento norte-americano Invesco, por um valor na ordem dos 313 milhões de euros, deu um forte contributo para que Portugal atingisse, no primeiro semestre do ano, um volume recorde de volume de investimento no sector hoteleiro, atingindo os 469 milhões de euros.
Os dados fazem parte do estudo “Hotel Investment in the Iberian Peninsula: Expansion & Evolution – What’s Next?”, promovido pela consultora Cushman & Wakefield, que analisa a actividade de investimento em hotéis no mercado Ibérico, abordando ainda o desempenho e as principais tendências na área do turismo em Portugal e Espanha.
Os números agora apresentados contrastam com o máximo a 10 anos, quando foram transaccionados 226 milhões de euros. Tal nível mantém-se, contudo, muito distante da realidade espanhola, onde no mesmo período foram investidos €3,7 mil milhões.
Em Portugal, a actividade no 1º semestre deste ano (€469 milhões) aumentou quatro vezes face aos €111 milhões investidos nos primeiros seis meses de 2018, projectando, assim, o mercado nacional para uma dimensão equivalente à do espanhol. Este é um marco especialmente importante, tendo em conta que o peso do mercado português no contexto ibérico nos últimos dez anos não chega a 7%, movimentando
apenas €1,2 mil milhões do investimento em hotéis registado na Península Ibérica entre 2009 e 2018, contra os €16,8 mil milhões gerados em Espanha.
A estrutura da oferta hoteleira encontra-se em fases de maturidade distintas nos dois países. No caso português, o mercado hoteleiro encontra-se numa fase de desenvolvimento marcada por um número ainda limitado de hotéis com marca internacional, que contabilizam apenas 38% da oferta total, localizando-se sobretudo nas principais cidades e integrando o segmento alto e/ou de luxo, de acordo com o estudo.