Quercus lança site Ecocasa

Por a 21 de Outubro de 2019

No mês em que se comemora mundialmente a arquitectura, a Quercus apresenta o Ecocasa – um projecto inovador no nosso país que ajudará os portugueses a adoptar hábitos de consumo sustentáveis nas suas casas. O site www.ecocasa.pt estará disponível, de forma totalmente gratuita, a partir desta terça-feira, dia 22 de Outubro.

“É dentro de casa que passamos a maioria do tempo. O consumo de energia dos edifícios, incluindo todo o seu ciclo de vida, representa 36 % do consumo de energia em todo o mundo – na União Europeia o valor é superior à média mundial (40 %) – e cerca de 40 % das emissões directas e indirectas de dióxido de carbono. É o momento de fazermos a diferença e diminuirmos a pegada ecológica no planeta”, alerta Aline Guerreiro, da direcção da Quercus e coordenadora do ECOCASA.

O sector energético, com principal destaque para as opções relacionadas com a climatização, apresenta o mais elevado potencial de poupança, com base em melhorias simples, mas fundamentais: a utilização de caixilharias eficientes, a colocação de estores nos locais necessários, entre outras medidas, promovem de forma decisiva um correto isolamento das casas.


A adopção de medidas de eficiência hídrica é também essencial. A redução de caudal nas torneiras pode gerar poupanças na ordem dos 30 a 45 % no consumo de água, originando também poupança de energia.

De acordo com a Directiva (UE) 2018/844, que altera a Directiva 2010/31/UE relativa ao desempenho energético dos edifícios, estes têm até 2021 para assegurar o uso de quantidades quase nulas de energia para climatização, assim como para o aquecimento de água. Neste contexto, o projecto pretende, além da componente de sensibilização e aconselhamento, apresentar soluções concretas e modificar comportamentos e hábitos na gestão, renovação ou aquisição de uma casa.

O Ecocasa apresentará em breve quatro simuladores de poupança: eficiência hídrica, eficiência energética, certificação energética de edifícios e gestão de resíduos. Além disso vai também estar preparado, a partir de 22 de Outubro, para responder a questões sobre eficiência energética, eficiência hídrica, construção sustentável e gestão de resíduos, através do correio electrónico [email protected] ou em formulários no site.

Este projecto conta com o apoio de empresas do sector dos materiais de construção, com uma forte aposta na responsabilidade ambiental: Amorim Isolamentos, Gyptec Iberica, Onduline, Technal e Climalit Plus e com o apoio institucional do Portal da Construção Sustentável.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *