APPC promove rede de arquitectos e engenheiros nos Países de Língua Portuguesa
Jorge Meneses, presidente da APPC, sublinha que “este era um sonho antigo que agora se cumpre com a criação da rede e de uma plataforma electrónica própria que servirá para a partilha de conhecimento e de informações relevantes”
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Está formalmente apresentada a organização que vai promover a partilha de conhecimento e de sinergias entre equipas de projecto e consultoria no contexto dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Promovida, em Portugal, pela Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores (APPC), a Rede de Associações de Consultores no Espaço de Língua Portuguesa, de que fazem parte também Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, procura juntar o “mundo lusófono da consultoria de engenharia, arquitectura e ambiente”. De acordo com o presidente da APPC, a rede “servirá para que as empresas destes sete mercados possam aprender umas com as outras, ajudando-as a evoluir e sobretudo para que, em conjunto, possam detectar oportunidades de crescimento”.
Em comunicado, Jorge Meneses sublinha que “este era um sonho antigo que agora se cumpre com a criação da rede e de uma plataforma electrónica própria que servirá para a partilha de conhecimento e de informações relevantes”.
Além da aproximação entre empresas e técnicos, a Rede de Associações de Consultores no Espaço de Língua Portuguesa permite igualmente a realização de estudos de perfis de mercados emergentes de alto potencial como Argentina, Colômbia, Marrocos, México e Perú); a promoção do sector junto das multilaterais financeiras; a criação de uma plataforma informática de fornecimento de conteúdos e ainda suportes de comunicação, como um filme sobre as realizações do sector.
Cofinanciado no âmbito do Compete 2020, implementado pela Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores (APPC) este projecto visa apoiar a internacionalização do sector empresarial da consultoria de engenharia, arquitectura e ambiente, através da capacitação das pequenas e médias empresas (PME), para aumentar as exportações de serviços e, simultaneamente, aumentar a notoriedade do sector no exterior.