Projecto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação debatem “Humanidades”

Por a 28 de Outubro de 2019

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Casa da Arquitectura organizam o ciclo de conversas PLURAL, que assinala o segundo momento de reflexão e difusão do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP).

A primeira conversa – “Humanidades” – acontece  esta quarta-feira, 30 de Outubro, às 18h00, na Casa da Arquitectura e tem como convidados Justino Magalhães (professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e historiador da Educação), Maria de Lurdes Rodrigues (reitora do ISCTE-IUL e antiga ministra da Educação), Mendo Castro Henriques (professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa, filósofo e político), Paula Torgal (arquitecta, professora e presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos) e Pedro Teixeira (professor associado com Agregação da Faculdade de Economia da U.Porto e director do CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior). A moderação vai estar a cargo da jornalista da RTP, Sandra Pereira.

A introdução à sessão será feita por Nuno Sampaio, director executivo da Casa da Arquitectura, e André Santos, coordenador do projecto, que apresentará o projecto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objectivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Humanidades.


Neste sentido, a conversa “Humanidades” pretende contribuir para a reflexão em torno da importância da arquitectura no contexto da educação, colocando no centro do debate os utilizadores dos espaços escolares – alunos, docentes e pessoal administrativo e auxiliar. Com este debate, espera-se demonstrar o importante contributo da arquitectura na qualificação escolar, cultural e profissional da população, e na qualificação social e económica do território.

Na perspectiva de revisitar e debater a importância da reabilitação arquitectónica nas escolas secundárias, pretende-se promover um diálogo que, assente nas práticas e no campo disciplinar da arquitectura, potencie o conhecimento, envolvendo as dimensões políticas, pedagógicas, culturais, económicas e sociais.

O ciclo de conversas PLURAL prossegue nos dias 27 de Novembro de 2019 e 29 de Janeiro, sempre às quartas-feiras, na Casa da Arquitectura.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *